BC divulga Fluxo cambial mensal
Clique para ver o Movimento de câmbio contratado e a Posição de câmbio dos bancos no mercado à vista.
Prêmio Top 5 Focus: conheça as 21 instituições premiadas
Objetivo é premiar as participantes cujas expectativas mais se aproximam dos resultados efetivos observados para indicadores alguns econômicos. Entre esses indicadores estão IPCA e seus componentes, IGP-M, Taxa de Câmbio, Taxa Selic, PIB Total e Taxa de Desocupação. Entrega da premiaçao foi feita na abertura da Conferência Anual do Banco Central do Brasil, realizada em Brasília.
O Banco Central premiou hoje (17/5) as instituições que obtiveram o primeiro lugar nos rankings anuais para diversos indicadores contidos na Pesquisa de Expectativas de Mercado (Focus). A entrega foi feita na abertura da Conferência Anual do Banco Central do Brasil, realizada em Brasília, que é o resultado da junção do Seminário de Metas e do Seminário de Estabilidade Financeira.
Neste ano, a novidade nos rankings anuais foi a inclusão de IPCA Administrados, IPCA Cesta (com componentes do IPCA), PIB Total e Taxa de Desocupação, e um novo prazo (Longo Prazo Anual - Ano Seguinte).
"O sistema foi remodelado recentemente, para uma plataforma de TI mais moderna, com mais flexibilidade e ferramentas de acompanhamento mais eficientes tanto para o gestor como para as instituições participantes. Há muito anos, os rankings Top 5 constituem incentivo para que a Pesquisa Focus possa contar com projeções com o maior nível possível de acurácia e a premiação reflete o esforço dos participantes em analisar a economia brasileira e buscar os cenários que melhor predigam o seu futuro", afirmou André Marques, consultor no Departamento de Estatísticas do Banco Central.
São premiadas as participantes cujas projeções mais se aproximaram dos resultados ocorridos para IPCA e seus componentes, IGP-M, Taxa de Câmbio, Taxa Selic, PIB Total e Taxa de Desocupação.
Os destaques desta edição do Top 5, com duas premiações cada, foram C6 Bank e BTG Pactual Asset. Houve empate entre oito participantes na categoria Selic – curto prazo anual.
Essas projeções são informadas por bancos, gestoras de recursos (assets), consultorias e associações. Conhecer e acompanhar a evolução do sentimento do mercado quanto à evolução da economia brasileira é importante para a formulação da política monetária, subsidiando as decisões do Copom, alimentando os modelos do Departamento de Estudos e Pesquisas do BC, além de servir de referência para estudos na área.
Saiba mais
Os rankings Top 5 de curto prazo são divulgados mensalmente. Já os de médio prazo são divulgados trimestralmente. No ranking de curto prazo, a precisão das projeções é avaliada com defasagem de cerca de um mês em relação à publicação do indicador analisado nos últimos três meses. No de médio prazo, considera-se a precisão média das projeções para um trimestre nos três meses do trimestre anterior. Os rankings anuais de curto e médio prazos consideram a média da performance das instituições nos respectivos rankings mensais/trimestrais.
Os rankings de longo prazo (ano corrente e ano seguinte) são divulgados no primeiro trimestre de cada ano e consideram a precisão das projeções informadas em cada um dos 12 meses do ano para o indicador anual do mesmo ano, publicado no ano subsequente, ou do ano subsequente, publicado no segundo ano à frente.
Fonte: BCB, em 17.05.2023.