Buscar:

Notícias BCB, em 10.06.2024

Imprimir PDF
Voltar

BC divulga estudo sobre evolução da eficiência do Sistema Financeiro Nacional

BC avaliou atuação de mais de duzentas instituições nos últimos vinte anos. Trabalho é um dos boxes do Relatório de Economia Bancária (REB), que foi publicado na quinta-feira 6/6.

Em boxe do Relatório de Economia Bancária (REB) 2023, o Banco Central apresentou um estudo sobre a evolução da eficiência do Sistema Financeiro Nacional (SFN) do ponto de vista da otimização de recursos (custo e lucratividade) ao longo dos últimos vinte anos. O REB foi publicado na última quinta-feira (6/6).

De acordo com o trabalho, as instituições financeiras (IFs) mais eficientes inovam, sem ameaçar a solidez do SFN, para atender às demandas da economia real. Dessa forma, elas aprimoram a oferta de produtos e serviços financeiros.

Uma IF que não é eficiente poderia, por exemplo, impor um custo excessivo a seus clientes, ao ser leniente no gerenciamento de seus negócios e não gerar lucro suficiente para sua sustentabilidade econômica.

Metodologia

O estudo analisou 232 instituições financeiras dos segmentos bancário e não bancário. Foram levados em conta itens como custo total (despesas administrativas, de intermediação financeira, de provisões e tributárias e outras despesas operacionais) e lucro recorrente (lucro líquido excluído de ganhos ou perdas extraordinárias que não devem acontecer nos períodos seguintes).

Foi utilizada a técnica Análise de Fronteira Estocástica (Stochastic Frontier Analysis – SFA). Esse método defende que existe uma fronteira entre as IFs com melhores práticas (totalmente eficientes) e as demais IFs, que ficariam abaixo dessa fronteira. De acordo com essa técnica, a eficiência varia de 0 a 1 (quanto maior o índice, mais eficiente a IF).

A partir daí, a análise dos resultados considerou estes dois conceitos de eficiência:

  • conceito de eficiência custo: uma IF mais custo-eficiente é aquela que transforma a mesma quantidade de insumos em produtos com o menor custo total;
  • conceito de eficiência lucro: uma IF mais lucro-eficiente é aquela que transforma a mesma quantidade de insumos em produtos com geração de maior lucro recorrente.

Crise de 2009 e Covid-19

O estudo ainda destaca "os aumentos pontuais da eficiência custo após a crise global de 2008 e a pandemia da Covid-19, especialmente para as IFs com baixo nível de eficiência", concluindo, portanto, que "crises podem forçar IFs a aumentarem a eficiência".

Leia aqui a íntegra do boxe “Evolução da eficiência do Sistema Financeiro Nacional sob o ponto de vista da otimização de recursos”. O lançamento do REB aconteceu em 6 de junho.


Apresentação do Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no evento “Webinar sobre Cenário Econômico com Roberto Campos Neto”

Clique para ver a apresentação do Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no evento “Webinar sobre Cenário Econômico com Roberto Campos Neto”, promovido pela Constellation, em São Paulo.

Fonte: BCB, em 10.06.2024.