BC divulga estudo sobre evolução da eficiência do Sistema Financeiro Nacional
BC avaliou atuação de mais de duzentas instituições nos últimos vinte anos. Trabalho é um dos boxes do Relatório de Economia Bancária (REB), que foi publicado na quinta-feira 6/6.
Em boxe do Relatório de Economia Bancária (REB) 2023, o Banco Central apresentou um estudo sobre a evolução da eficiência do Sistema Financeiro Nacional (SFN) do ponto de vista da otimização de recursos (custo e lucratividade) ao longo dos últimos vinte anos. O REB foi publicado na última quinta-feira (6/6).
De acordo com o trabalho, as instituições financeiras (IFs) mais eficientes inovam, sem ameaçar a solidez do SFN, para atender às demandas da economia real. Dessa forma, elas aprimoram a oferta de produtos e serviços financeiros.
Uma IF que não é eficiente poderia, por exemplo, impor um custo excessivo a seus clientes, ao ser leniente no gerenciamento de seus negócios e não gerar lucro suficiente para sua sustentabilidade econômica.
Metodologia
O estudo analisou 232 instituições financeiras dos segmentos bancário e não bancário. Foram levados em conta itens como custo total (despesas administrativas, de intermediação financeira, de provisões e tributárias e outras despesas operacionais) e lucro recorrente (lucro líquido excluído de ganhos ou perdas extraordinárias que não devem acontecer nos períodos seguintes).
Foi utilizada a técnica Análise de Fronteira Estocástica (Stochastic Frontier Analysis – SFA). Esse método defende que existe uma fronteira entre as IFs com melhores práticas (totalmente eficientes) e as demais IFs, que ficariam abaixo dessa fronteira. De acordo com essa técnica, a eficiência varia de 0 a 1 (quanto maior o índice, mais eficiente a IF).
A partir daí, a análise dos resultados considerou estes dois conceitos de eficiência:
- conceito de eficiência custo: uma IF mais custo-eficiente é aquela que transforma a mesma quantidade de insumos em produtos com o menor custo total;
- conceito de eficiência lucro: uma IF mais lucro-eficiente é aquela que transforma a mesma quantidade de insumos em produtos com geração de maior lucro recorrente.
Crise de 2009 e Covid-19
O estudo ainda destaca "os aumentos pontuais da eficiência custo após a crise global de 2008 e a pandemia da Covid-19, especialmente para as IFs com baixo nível de eficiência", concluindo, portanto, que "crises podem forçar IFs a aumentarem a eficiência".
Leia aqui a íntegra do boxe “Evolução da eficiência do Sistema Financeiro Nacional sob o ponto de vista da otimização de recursos”. O lançamento do REB aconteceu em 6 de junho.
Apresentação do Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no evento “Webinar sobre Cenário Econômico com Roberto Campos Neto”
Clique para ver a apresentação do Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no evento “Webinar sobre Cenário Econômico com Roberto Campos Neto”, promovido pela Constellation, em São Paulo.
Fonte: BCB, em 10.06.2024.