Canal do BC no YouTube transmite live toda segunda-feira
A primeira live ocorrerá no dia 5 de junho, às 14h. Maurício Moura, diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, falará sobre "inflação, Copom e taxa Selic". Durante as transmissões, será possível enviar perguntas e fazer comentários por meio do chat do YouTube. O objetivo do novo instrumento de comunicação é aproximar ainda mais o Banco Central do dia a dia dos cidadãos.
Política monetária, regime de metas e expectativas, real digital, Pix, Open Finance, mercados de crédito e de câmbio, estabilidade financeira, moedas comuns entre países, educação financeira e outros temas que afetam o dia a dia dos cidadãos estão entre os assuntos que serão discutidos nas lives do Banco Central, transmitidas toda segunda-feira, às 14 horas, pelo YouTube.
Nas transmissões ao vivo, com duração de 30 minutos, membros da diretoria da instituição e técnicos especialistas abordarão temas relacionados à atuação do Banco Central, de maneira simples e direta, com o objetivo de traduzir os conteúdos técnicos, muitas vezes complexos.
"Com as lives, estamos buscando aprimorar nosso relacionamento com a sociedade. A ideia é aproximar ainda mais o Banco Central do dia a dia dos cidadãos. Por exemplo, é fundamental que as pessoas entendam como funciona o combate à inflação e quais são os instrumentos que o Banco Central utiliza para manter a estabilidade de preços", disse Maurício Moura, diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta.
Gustavo Igreja, jornalista e servidor do BC, conduzirá o programa a LiveBC. Ele aposta no formato da live para promover a interação com o público: "nós vamos abordar abertamente temas sobre os quais o Banco Central não costuma falar. Inclusive, vamos sempre responder perguntas enviadas durante a live. Queremos que as pessoas interajam com o Banco Central", comenta.
A primeira live será realizada na próxima segunda-feira, dia 5 de junho, às 14 horas. Nela, o diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, Maurício Moura, falará sobre "inflação, Copom e Taxa Selic".
LIFT Lab é eleito um dos melhores laboratórios de inovação do mundo
O prêmio “World’s Best Financial Innovation Lab” foi dado pela Global Finance, na categoria Lab de Desenvolvimento Econômico. A revista apresenta, há seis anos, relatório anual sobre principais players e tendências em inovação no mercado de fintechs
O LIFT Lab foi eleito, em 2023, um dos melhores laboratórios de inovação do mundo, ao conquistar a edição 2023 do prêmio “World’s Best Financial Innovation Lab”, na categoria Lab de Desenvolvimento Econômico. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia 1º de junho, pela Global Finance Magazine, que há seis anos apresenta um relatório anual sobre principais players e tendências em inovação no mercado de fintechs. O Laboratório (LIFT) é uma iniciativa conjunta do Banco Central (BC) e da Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), criado há cinco anos para fomentar a inovação no Sistema Financeiro.
“Os laboratórios de inovação financeira ajudam a alimentar a revolução digital em andamento, transformando a teoria em soluções de ponta”, diz Joseph Giarraputo, editor e diretor editorial da Global Finance, ao parabenizar os vencedores. A lista completa pode ser conferida, em inglês, aqui.
Para Aristides Cavalcante, chefe-adjunto do Departamento de Tecnologia da Informação (Deinf) do Banco Central, “o prêmio é o reconhecimento do LIFT Lab como um bem público em prol do bem-estar da sociedade brasileira”. Segundo ele, a categoria escolhida, de desenvolvimento econômico, reforça que os resultados do LIFT Lab beneficiam não somente a organização BC, mas principalmente o desenvolvimento econômico do país na busca de soluções inovadoras para um setor financeiro cada vez mais inclusivo.
"O prêmio tem um significado não somente para o BC, a Fenasbac e a equipe à frente do LIFT Lab, mas para todos aqueles que verdadeiramente fazem o LIFT Lab, que são os proponentes de projeto, os parceiros de tecnologia, os membros do comitê executivo, e, principalmente, todos os servidores do BC que participaram dos grupos de acompanhamento de projetos ao longo dos últimos 5 anos", diz Aristides.
É preciso destacar que esta não é a primeira premiação do LIFT Lab. Em 2019, a Central Banking Publications premiou o LIFT como a melhor iniciativa de sandbox e, em 2021, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em um relatório sobre educação financeira, referenciou o LIFT como uma ferramenta inovadora de diálogo com o setor privado para fomentar a educação financeira.
LIFT em números
Neste ano, o LIFT Lab completa 5 anos de inovações tecnológicas, que geraram impactos expressivos. Ao longo desse tempo, foram, ao todo, 256 propostas de projetos submetidas ao LIFT Lab, sendo selecionados 91 projetos. Entre os 76 finalistas, 37% receberam investimentos do setor privado, durante ou logo depois da aceleração, totalizando um montante superior a R$ 400 milhões.
Após o encerramento das inscrições para a edição 2023 do LIFT Lab, que ocorreu no dia 30 de maio, o ecossistema LIFT entra em seu sexto ano de funcionamento, ampliando seus horizontes. Dentro da iniciativa do LIFT Learning, através da parceria com a Fenasbac, foram assinados acordos de cooperação com a Universidade de Brasília, com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com a Universidade Federal do Ceará e com o Centro de Estudos e Sistemas avançados de Recife. “Esperamos engajar mais ainda as universidades e os centros de pesquisa em prol da promoção da inovação e da inclusão financeira em nossa sociedade”, afirma Aristides.
Saiba mais em Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT) (bcb.gov.br).
Global Finance
Publicação sediada nos Estados Unidos e fundada em 1987, a Global Finance é uma revista distribuída em 158 países, que tem como enfoque análises, relatórios e artigos relevantes para executivos do setor financeiro. O periódico sempre teve tradição na sua premiação sobre os melhores bancos privados do mundo e, observando a relevância da inovação na agenda de executivos financeiros, lançou uma premiação sobre os principais laboratórios de inovação no setor.
Todas as seleções foram feitas pelo conselho editorial da Global Finance com a contribuição de repórteres setoriais. Saiba mais clicando aqui.
Rainha Máxima dos Países Baixos visitará o Banco Central do Brasil na qualidade de Assessora Especial do Secretário-Geral da ONU
A rainha Máxima dos Países Baixos visitará o Banco Central do Brasil no dia 7 de junho, quarta-feira da próxima semana, na qualidade de Assessora Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Financiamento Inclusivo para o Desenvolvimento (UNSGSA). O objetivo é conhecer mais sobre iniciativas que promovem a inclusão financeira, como o Aprender Valor, o Pix e o Open Finance.
A agenda de trabalho terá início às 8 horas em encontro com alunos e professores da Escola Classe da 312 Norte de Brasília. Acompanhada do presidente Roberto Campos Neto e do diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, Maurício Moura, a rainha Máxima ouvirá depoimentos sobre o Aprender Valor, programa de educação financeira desenvolvido pelo Banco Central do Brasil que vem sendo aplicado nesta unidade educacional do Distrito Federal.
A partir das 9 horas, a rainha Máxima terá reuniões no Edifício-Sede do Banco Central do Brasil, em Brasília. Ela será recebida em reunião privada pelo presidente do Banco Central do Brasil e participará de uma mesa redonda com os diretores do banco.
Nos dias 5 e 6 de junho, técnicos do Banco Central do Brasil participarão de uma série de reuniões que a rainha Máxima realizará com representantes do setor privado e do setor público em São Paulo.
IMPRENSA
Para o acompanhamento da visita, a imprensa terá de se inscrever previamente até as 18 horas de terça-feira da próxima semana, dia 6 de junho. Os jornalistas interessados devem enviar mensagem para imprensa@bcb.gov.br com seus nomes e os dos veículos para os quais trabalham.
O evento na Escola Classe da 312 será aberto à imprensa. As reuniões no Banco Central serão fechadas. Haverá, porém, a possibilidade de registro de imagens durante os primeiros cinco minutos de uma reunião no Salão Nobre do prédio do Banco Central.
Solicita-se aos profissionais de imprensa credenciados que cheguem à Escola Classe da 312 Norte às 7h30 da manhã. No edifício do Banco Central, a sessão de imagens terá início às 9 horas.
Apresentação do Presidente Roberto Campos Neto no evento Valor Capital's Crypto Workshop
Clique para ver a apresentação do Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no evento Valor Capital's Crypto Workshop, organizado pelo Valor Capital Group, LLC, em São Paulo.
Apresentação do Presidente Roberto Campos Neto na reunião com conselheiros do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI)
Clique para ver a apresentação do Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, na reunião com conselheiros do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), em São Paulo.
Fonte: BCB, em 02.06.2023.