Buscar:

Notícias BC, em 29.04.2025

Imprimir PDF
Voltar

BC divulga o Relatório de Estabilidade Financeira do segundo semestre de 2024

O Banco Central do Brasil (BC) divulgou nesta terça-feira (29/04) o Relatório de Estabilidade Financeira (REF) referente ao segundo semestre de 2024. O REF é uma publicação semestral destinada a apresentar o panorama da evolução recente e as perspectivas para a estabilidade financeira no Brasil.

O BC considera que não há risco relevante para a estabilidade financeira. O Sistema Financeiro Nacional (SFN) permanece com capitalização e liquidez confortáveis e provisões adequadas ao nível de perdas esperadas. Além disso, os testes de estresse de capital e de liquidez demonstram a robustez do sistema bancário.

O financiamento à economia real continuou a acelerar no segundo semestre de 2024. No crédito bancário às pessoas físicas, a aceleração foi mais acentuada para financiamento de veículos e crédito não consignado. O crédito a pessoas jurídicas, por sua vez, acelerou para empresas de todos os portes, com aumento das contratações. As grandes empresas continuam beneficiando-se também do mercado de capitais, que permanece ganhando representatividade como fonte de financiamento.

As IFs indicam mais cautela no apetite ao risco em 2025. Não obstante o início do aperto monetário em setembro de 2024, o crédito às famílias persistiu acelerando em modalidades de maior risco e para tomadores com menor renda. Houve leve piora na qualidade das contratações do crédito não consignado e aumento do financiamento de veículos mais antigos e com entrada menor. No que tange às empresas, os critérios de contratação não se alteraram de forma significativa. A Pesquisa Trimestral de Condições de crédito, contudo, indica IFs com menor tolerância ao risco em 2025. Com efeito, os riscos relacionados à situação financeira de famílias e empresas continuam demandando a preservação da qualidade das concessões.

A rentabilidade do SFN segue melhorando, mas condições financeiras restritivas podem limitar avanços em 2025. A melhora é explicada principalmente pelo aumento do resultado de juros com operações de crédito – safras mais recentes com taxas mais altas e captações com menor custo – e pelo recuo da materialização de risco, que contribui para reduzir o custo com provisões. Esse avanço gradual deve continuar, porém com efeito mais moderado. Isso porque há expectativa de cautela na expansão do crédito, o endividamento de famílias e empresas está elevado, e o aperto monetário elevará o custo de captação.

O REF também traz avaliações sobre o sistema financeiro internacional e sobre as infraestruturas do mercado financeiro, e apresenta o resultado da pesquisa de estabilidade financeira. Além disso, os seguintes temas foram selecionados para esta edição: (i) Pesquisa de Estabilidade Financeira: riscos climáticos, (ii) Exposições de crédito em risco decorrentes de riscos climáticos físicos, (iii) Decomposição do custo do crédito e do spread, (iv) Indicadores de concentração, (v) Open Finance: impulsionando a competição, a inovação e a eficiência no sistema financeiro brasileiro, (vi) Efeitos do aumento de juros nos indicadores das empresas não financeiras, (vii) Avaliação da redução do buffer de conservação durante a covid-19 e (viii) Impacto do fim do overhedge na volatilidade cambial.

A partir de 2025, o REF passa a divulgar, na primeira edição de cada ano, a decomposição do custo do crédito e do spread, bem como os indicadores de concentração do SFN, anteriormente publicados no Relatório de Economia Bancária, que foi descontinuado conforme Resolução BCB nº 460, de 25 de março de 2025.

Clique​ aqui para ler o REF do 2º semestre de 2024.

Clique aqui para acessar a página do REF.

Clique​ aqui para assistir à coletiva com o presidente Gabriel Galípolo e os diretores de Fiscalização, Ailton Aquino, e de Política Econômica, Diogo Guillen, a partir das 11h.

Clique​ para ver a apresentação do Relatório de Estabilidade Financeira na entrevista coletiva.​


Banco Central e Fenasbac promovem amanhã o LIFT Day 2025

O evento, que acontece no Edifício-Sede do BC, das 9h às 18h, apresentará os resultados do LIFT Lab edição 23/24. Entre os destaques, estão cinco projetos relevantes para o setor financeiro.

O LIFT Day 2025open_in_new, evento de inovação financeira promovido pelo Banco Central (BC) e pela Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), acontecerá no dia 30 de abril, das 9h às 18h, no auditório do BC em Brasília. Com a participação de reguladores, líderes de instituições financeiras, empreendedores de tecnologia e academia, o encontro apresentará os resultados das últimas edições do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT) e lançará o novo ciclo da iniciativa.

As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Interessados podem solicitar sua participação pelo link: lu.ma/liftdayopen_in_new.

“Na edição de 2025, os destaques incluem soluções inovadoras como a integração entre compliance e prevenção à lavagem de dinheiro, avaliação de crédito por meio de blockchain, score de crédito com base em chaves Pix inteligentes, plataformas de tokenização para o financiamento do agronegócio, e o desenvolvimento de um ecossistema financeiro descentralizado para ativos verdes, ampliando as oportunidades de investimento sustentável”, destaca Veruska Rocha de Aragão, Chefe-adjunta do Departamento de Tecnologia da Informação (Deinf) do BC.

A abertura do evento fica a cargo do Presidente do BC, Gabriel Galípolo, e do Presidente da Fenasbac, Paulo Stein. A programação (leia mais abaixo) inicia com uma fala do Diretor de Administração, Rodrigo Teixeira, seguida de apresentações dos participantes, do anúncio dos selecionados no LIFT Data, do lançamento da revista LIFT Paper – que traz artigos detalhados sobre os projetos desenvolvidos – e da abertura das inscrições para a próxima edição.

O evento apresentará os resultados do LIFT Lab edição 23/24, que retomou suas atividades em 2024. Entre os destaques desta edição, estão os seguintes projetos relevantes para o setor financeiro:

  • Compliance e Prevenção à Lavagem de Dinheiro;
  • GreenFi: finanças descentralizadas para a sustentabilidade;
  • Know Your Customer para Rating de Crédito em Blockchain;
  • Score Chave Pix;
  • Token do Agronegócio Garantido.

Além disso, o evento trará os estudos da mais recente edição do LIFT Learning, que explorou soluções para transações entre redes blockchain, promovendo interoperabilidade. O desafio contou com a colaboração da Polkadot, Ripple e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que também compartilharão seus resultados no evento.

LIFT

Criado em 2018, o LIFT está alinhado à AgendaBC#open_in_new e tem expandido suas frentes de atuação para impulsionar a inovação no Sistema Financeiro Nacional (SFN). Atualmente, a iniciativa é composta por quatro programas:

  • LIFT Lab – aceleração de projetos de inovação financeira;
  • LIFT Learning – pesquisa de soluções em parceria com o mercado e o meio acadêmico;
  • LIFT Challenge – edição temática com foco em desafios específicos do setor;
  • LIFT Data – desenvolvimento de soluções baseadas em dados.

“O LIFT Day é uma vitrine de inovação financeira e tecnológica, onde são apresentados ao mercado e à sociedade projetos pioneiros que aplicam tecnologia no setor financeiro. Este evento representa uma oportunidade única de reunir inovadores, reguladores, o setor financeiro, a academia e a sociedade em torno dos avanços da inovação”, destaca Veruska.

Para Rodrigoh Henriques, Diretor de Inovação e Estratégia da Fenasbac, em um mundo cada vez mais digital, pode parecer contrassenso valorizar tanto as oportunidades de encontros pessoais, "mas o LIFT Day prova que um ecossistema de inovação também é definido pela presença, pela oportunidade das conversas olho no olho e pela capacidade que nós, seres humanos, temos de pensar melhor quando compartilhamos as nossas ideias", destacou.

"O LIFT Day é ao mesmo tempo a melhor oportunidade para entender as inovações financeiras desenvolvidas no último ano e a melhor oportunidade de sugerir o próximo ciclo de inovação", completou.

O LIFT Data, programa virtual de inovação lançado recentemente, tem a sustentabilidade como tema central em sua primeira edição e está alinhado aos objetivos da COP 30, que será sediada no Brasil.

Os projetos selecionados serão anunciados durante o LIFT Day. Anualmente, o LIFT Day reúne autoridades do BC, líderes de instituições financeiras e empreendedores de tecnologia. Com os avanços recentes, o evento se torna ainda mais relevante para quem deseja acompanhar as principais tendências do setor e se conectar com quem está liderando a inovação no mercado financeiro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

8h30 | Credenciamento e café de boas-vindas

9h15 | Abertura

Gabriel Galípolo (Presidente do BC)

Paulo Stein (Presidente da Fenasbac)

9h30 | Ecossistema LIFT e Inovação Financeira

Rodrigo Alves Teixeira (Diretor do BC)

9h50 | Mesa 1 – Projetos do LIFT Lab

Max Schrappe (Codice/Sistemas)

Luiggi Senna (Convem)

Beatriz Lima (Datarudder)

Rodrigoh Henriques (Fenasbac)

10h45 | Painel 1 – Parceiros de Tecnologia

Bernardo Bichucher (Idwall)

Mariana Matos (Cielo)

Danillo Branco (Finansystech)

Danielle Teixeira (Fenasbac)

11h20 | Mesa 2 – Projetos do LIFT Lab

Alessandra Umbelino (BMV Global)

Ana Lucia (Banco do Brasil)

Viviane Torinelli (BC)

12h05 | Painel 2 – Parceiros de Tecnologia

Ulysses Pacheco (AWS)

Wagner Martin (Veritran)

André Siqueira (BC)

12h40 às 14h40 | Intervalo

14h40 | LIFT Learning e Interoperabilidade

Prof. Heraldo Almeida (UFRJ)

Gabriel Gazola Milan (UFRJ)

Fábio Araújo (BC)

Henrique Videira (BC)

Danielle Teixeira (Fenasbac)

15h20 | LIFT Learning e Sustentabilidade

Claudio Filgueiras (BC)

Gabriel Braga (Vert)

Natalia Braulio (Fenasbac)

Isabela Damaso (BC)

16h05 | Anúncio dos selecionados para o LIFT Data

16h15 | Abertura das inscrições 2025

16h25 | Encerramento

Caio Moreira Fernandes (BC)

16h35 às 18h | Coquetel para networking

Todos os convidados

Fonte: BC, em 29.04.2025.