Buscar:

Notícias BC, em 04.04.2025

Imprimir PDF
Voltar

LIFT Day 2025: evento do Banco Central apresentará inovações financeiras em abril

O LIFT Day 2025, evento de inovação financeira promovido pelo Banco Central e pela Fenasbac, acontecerá no dia 30 de abril, na sede do BC, em Brasília. Com a participação de reguladores, líderes de instituições financeiras e empreendedores de tecnologia, o evento apresentará os resultados das últimas edições do LIFT e lançará o novo ciclo da iniciativa.

O LIFT Day é o evento de apresentação dos resultados do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT), uma iniciativa conjunta entre o Banco Central do Brasil e a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac). A programação conta com apresentações dos participantes, lançamento da revista LIFT Paper, que traz artigos detalhados sobre os projetos desenvolvidos, e a abertura das inscrições para a próxima edição.

Em 2025, o evento apresentará os resultados do LIFT Lab 2023, que retomou suas atividades em 2024. Entre os destaques desta edição, estão sete projetos relevantes para o setor financeiro:

  • Compliance e Prevenção à Lavagem de Dinheiro
  • Gateway de Interoperabilidade
  • GreenFi: Finanças Descentralizadas para a Sustentabilidade
  • Know Your Customer para Rating de Crédito em Blockchain
  • Score Chave Pix
  • SmartSafe
  • Token do Agronegócio Garantido

Além disso, o evento trará os estudos da mais recente edição do LIFT Learning que explorou soluções para transações entre redes blockchain, promovendo interoperabilidade. O desafio contou com a colaboração da Polkadot, Ripple e da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, que também compartilharão seus resultados no evento.

Criado em 2018, o LIFT está alinhado à Agenda BC# e tem expandido suas frentes de atuação para impulsionar a inovação no Sistema Financeiro Nacional. Atualmente, a iniciativa é composta por quatro programas:

LIFT Lab – Aceleração de projetos de inovação financeira;

LIFT Learning – Pesquisa de soluções em parceria com o mercado e o meio acadêmico;

LIFT Challenge – Edição temática com foco em desafios específicos do setor;

LIFT Data – Desenvolvimento de soluções baseadas em dados.

O LIFT Data, lançado recentemente, tem a sustentabilidade como tema central em sua primeira edição e está alinhado aos objetivos da COP 30, que será sediada no Brasil. As inscrições para o programa estão abertas até o dia 13 de abril e os projetos selecionados serão anunciados durante o LIFT Day.

Anualmente, o LIFT Day reúne autoridades do Banco Central, líderes de instituições financeiras e empreendedores de tecnologia. Com os avanços recentes, o evento se torna ainda mais relevante para quem deseja acompanhar as principais tendências do setor e se conectar com quem está liderando a inovação no mercado financeiro.

O LIFT Day 2025 acontece no dia 30 de abril, das 9h às 18h, no auditório do Banco Central, em Brasília. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Interessados em participar, podem solicitar sua participação pelo link: lu.ma/liftday​​.


Nota de pesar pelo falecimento do ex-diretor Claudio Mauch

A Diretoria do Banco Central recebeu com pesar a notícia do falecimento de Claudio Ness Mauch, ex-diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro e ex-diretor de Fiscalização. No exercício do cargo de diretor, Mauch não mediu esforços para promover a estabilidade financeira e a supervisão bancária num período cercado de incertezas sobre os rumos da economia brasileira. Incansável, deixa o exemplo de um trabalho abnegado em prol da sociedade.

Neste momento de dor, a Diretoria do Banco Central estende seus sentimentos aos familiares, amigos e aos muitos colegas de trabalho de Mauch, que prestou o melhor de seus esforços como servidor de carreira da instituição. 


Banco Central faz tomada de subsídios sobre Tokenização de Cartões

O Banco Central publicou tomada de subsídios para obter contribuições para o aprimoramento da regulação de arranjos de pagamentos integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). 

A tomada de subsídios busca abordar a necessidade de disciplinar a prestação de serviços de solicitação e armazenamento de tokens de dados de instrumentos de pagamento, como os oferecidos por carteiras digitais tais como Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay. Esses tokens atuam como uma representação segura das credenciais dos usuários, facilitando transações de pagamento com cartões. 

Com o crescimento significativo dos pagamentos digitais no Brasil, impulsionado pelo uso de smartphones e carteiras digitais, os solicitantes de token ganharam um poder de mercado significativo, o que pode levar a custos elevados para emissores de cartões, podendo trazer custos maiores para os usuários desses arranjos de pagamentos – consumidores e estabelecimentos comerciais. 

A realização da tomada de subsídios busca, por meio de diálogo transparente entre os agentes envolvidos e a sociedade, obter informações e evidências que vão subsidiar estudos sobre o tema, inclusive no que se refere a eventual necessidade de sua regulação. 

A tomada de subsídios nº 118/2025 poderá ser acessada aqui e/ou pelo site Participa + Brasil​ durante 60 dias, até 2 de junho de 2025.

Fonte: BC, em 04.04.2025.