Buscar:

Notícias Anvisa, em 22.09.2025

Imprimir PDF
Voltar

Acompanhe a 15ª Reunião Ordinária Pública da Dicol da Anvisa

Encontro, na próxima quarta-feira (24/9), às 10h.

A Anvisa irá realizar, na próxima quarta-feira (24/9), a 15ª Reunião Ordinária Pública da sua Diretoria Colegiada (Dicol). O encontro marca a primeira reunião com a nova composição da diretoria. 

A reunião será transmitida ao vivo pelo canal da Anvisa no YouTube, a partir das 10h. 

Entre os itens da pauta, está a apresentação do Relatório de Avaliação do Resultado Regulatório (ARR) da Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 750/2022, que estabelece procedimento otimizado temporário de análise, em que se utiliza das análises conduzidas por Autoridade Regulatória Estrangeira Equivalente para análise verificada das petições de registro e pós-registro de medicamentos, de produtos biológicos 

A Anvisa convida a sociedade, profissionais da saúde e todos os interessados a acompanharem a reunião e participarem, por meio da observação, de decisões importantes para o avanço das políticas de saúde pública no Brasil. 

Veja aqui a pauta completa. As minutas das propostas em fase de deliberação podem ser consultadas nesta página.  

15ª Reunião Pública da Diretoria Colegiada (Dicol) de 2025

Data: 24/9/2025.  

Horário: 10h.  

Local: a reunião será realizada na sala de reuniões da Diretoria Colegiada, no Edifício Sede da Anvisa.  

Acompanhe aqui


Anvisa proíbe lote falso de NCTF 135 HA utilizado em procedimentos estéticos

Agência também ordenou a apreensão de lote falsificado de medicamento para tratar câncer de mama. Confira os lotes.

Uma ação de fiscalização da Anvisa determinou, nesta segunda-feira (22/9), a apreensão de um lote falsificado de NCTF 135 HA, produto utilizado em procedimentos estéticos. A medida atinge apenas o lote 2705071464, que é de origem desconhecida. Com isso, a sua comercialização, a sua distribuição, a sua fabricação, a sua importação, a sua propaganda e o seu uso estão proibidos.

O motivo da ação se deu depois que a verdadeira empresa que possui o registro do produto, a Mandala Brasil Importação e Distribuição de Produto Médico Hospitalar Ltda., identificou unidades do produto falso no mercado. As características são diferentes das encontradas na embalagem original e o número do lote falsificado não corresponde aos números dos lotes comercializados no Brasil.

Enhertu

Um lote falso do medicamento Enhertu, indicado para tratar câncer de mama, também sofreu ação fiscal nesta segunda-feira (22/9) e deve ser apreendido. A medida afeta somente o lote 412208 e proíbe a sua comercialização, a sua distribuição e o seu uso.

A determinação da Anvisa se deve ao fato de que a empresa que possui o registro do medicamento identificou no mercado unidades do lote citado, com características diferentes das do seu produto. O tamanho do frasco, bem como a cor amarela na tampa e as cores das fontes dos rótulos, não são iguais aos do medicamento original.

Orientações

Por se tratar de produtos falsificados, não há nenhuma garantia sobre o seu conteúdo, origem ou qualidade. Por isso, não devem ser utilizados em hipótese nenhuma.

Os profissionais de saúde ou pacientes que identificarem os lotes falsos podem comunicar o fato à Agência, pelos Canais de Atendimento, ou à Vigilância Sanitária (Visa) local, por meio dos canais disponíveis para consulta no portal da Anvisa.

Leia as Resoluções no Diário Oficial:


Medicamentos irregulares de Cannabis são proibidos

Lote de anestésico contaminado e suplementos alimentares sem registro também foram alvos de ação fiscal. Saiba quais são.

A Anvisa determinou, nesta segunda-feira (22/9), a proibição de todos os lotes dos produtos de Cannabis da marca Forest Medical, fabricados pela empresa Korasana. A medida, publicada no Diário Oficial da União, proíbe a comercialização e a propaganda desses produtos.

O motivo da ação foi a comprovação da divulgação e da venda dos produtos, que não têm registro na Anvisa. A empresa não possui autorização de funcionamento da Agência para a fabricação desses produtos ou para sua comercialização no Brasil.

Lidocaína

O lote 24051093 de Cloridato de Lidocaína – 20 mg/ml Sol. Inj. IV/IM Cx 25 Fa Vd Trans x 20ml também sofreu a ação fiscal da Anvisa. Com isso, o lote do anestésico, fabricado pela Hypofarma – Instituto de Hypodermia e Farmácia Ltda., teve a sua comercialização, a sua distribuição e o seu uso suspensos pela medida.

A medida foi tomada após ter sido comprovada a presença de um corpo estranho no referido lote do produto.

Suplementos e efervescente irregulares

A medida se estende também aos suplementos Lipoless, aos da marca Amazon e ao Sal de Uvas Picot.

O suplemento Lipoless, de empresa não identificada, e todos os suplementos da marca Amazon, também de empresa não identificada, serão apreendidos. Os produtos tiveram a sua comercialização, a sua distribuição, a sua fabricação, a sua importação, a sua propaganda e o seu uso proibidos.

Confira os suplementos da Amazon que sofreram a medida: Seca Barriga Amazon, Amazon Intense, Amazon Slim Green, Amazon Slim Plus, Amazon Slim Detox e Amazon Redufine.

O Sal de Uvas Picot, produzido pela Rb Salute México S.A. de C.V., está proibido de ser comercializado, distribuído, divulgado e usado. Foi determinada também a apreensão do produto.

Os suplementos estão sendo divulgados e vendidos sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa, por empresas de origem desconhecida. O efervescente também está sendo divulgado e vendido sem registro, notificação ou cadastro na Agência. Além disso, é fabricado por empresa que não possui autorização de funcionamento da Anvisa para fabricação de medicamentos.

Leia a Resolução no Diário Oficial da União


Webinar apresenta consulta pública sobre revisão de métodos gerais da Farmacopeia

Encontro será no dia 2 de outubro, às 15h. Participe!

A Anvisa irá realizar, no dia 2 de outubro, um webinar para apresentar os destaques da Consulta Pública 1.346, de 18 de agosto de 2025.

A consulta traz uma proposta de revisão dos métodos gerais da Farmacopeia Brasileira, nos seguintes itens: 5.1.2 Determinação de volume; 5.2.10 Resíduo por incineração (cinzas sulfatadas); 5.2.11 Determinação da granulometria dos pós; 5.2.22.1 Eletroforese capilar; 5.3.3.1 Titulações; e 5.5.2.7.3 Teste de endotoxinas bacterianas.

Para participar do evento, não é preciso fazer cadastro prévio.  Basta clicar no link abaixo, no dia e horário agendados.

Dia 2/10, às 15hWebinar – Consulta Pública de Métodos Gerais da Farmacopeia Brasileira

Webinar       

É um seminário virtual que tem como objetivo fortalecer as iniciativas de transparência da Anvisa, levando conteúdo e conhecimento atualizados ao público. A transmissão é via web e a interação com os usuários é feita em tempo real, por um chat realizado durante o evento. 

Confira a página específica de webinares realizados pela Agência.

Fonte: Anvisa, em 22.09.2025.