Buscar:

Notícias Anvisa, em 21.08.2024

Imprimir PDF
Voltar

Anvisa recebe prêmio do Selo Ouro de Qualidade Regulatória

Norma da Agência teve classificação máxima pela excelência nas boas práticas regulatórias durante sua elaboração.

Nesta quarta-feira (21/8), a Anvisa participou do Encontro de Reguladores, ocasião em que recebeu o prêmio representativo do Selo Ouro de Boas Práticas Regulatórias. A premiação foi concedida para a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 839, de 14/12/2023, que dispõe sobre a comprovação de segurança e a autorização de uso de novos alimentos e novos ingredientes.

O Selo Ouro é a classificação máxima de atos normativos feita pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que criou, em abril de 2023, o Selo de Boas Práticas Regulatórias. Para a concessão da premiação, o MDIC analisou as fichas de requisitos definidos na Portaria GM/MDIC 69, de 3 de abril de 2023, que institui o programa, a partir dos subsídios apresentados pela Anvisa ao chamamento da Portaria SCPR/MDIC 31, de 29 de fevereiro de 2024. Os critérios avaliados incluíram previsibilidade, qualidade regulatória, participação social e convergência regulatória.

Outras duas normas da Agência também foram premiadas, recebendo o Selo Prata de Boas Práticas Regulatórias, demonstrando alta qualidade regulatória:

  • RDC 657, de 24/3/2022, que dispõe sobre a regularização de software como dispositivo médico (Software as a Medical Device – SaMD). 
  • RDC 429, de 8/10/2020, que dispõe sobre a rotulagem nutricional dos alimentos embalados.

Os prêmios foram recebidos pela titular da Assessoria de Melhoria da Qualidade Regulatória da Anvisa, Thalita Lima. A Agência já havia sido premiada em 2023 com dois Selos Ouro, mantendo o comprometimento institucional com a melhoria contínua da qualidade regulatória, importante para que a atuação da Anvisa seja eficiente, transparente e baseada em evidências.

Leia também>>


Anvisa lança roteiros para inspeção em serviços de análise clínica e comunidades terapêuticas acolhedoras

Instrumentos avaliam o risco dos serviços e sua elaboração teve a participação de Vigilâncias Sanitárias de todo o país.

A Anvisa realizou, na última segunda-feira (19/8) a cerimônia de lançamento de três roteiros objetivos de inspeção (ROIs). Os instrumentos são voltados para inspeção em:

  • comunidades terapêuticas acolhedoras;
  • serviços que realizam exames de análises clínicas (EACs) Tipo I, sem contrato de supervisão; e
  • serviços que realizam EACs Tipo I, com contrato de supervisão.

Todos os roteiros seguem o Modelo de Avaliação de Risco Potencial (Marp), desenvolvido pelo Dr. Marcus Navarro, do Instituto Federal da Bahia.

O evento de lançamento, realizado de forma on-line, contou com a participação de representantes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), dentre órgãos estaduais e municipais de vigilância sanitária de todo o Brasil. Eles também participaram ativamente da elaboração dos novos instrumentos, testando a sua aplicação em serviços reais e enviando contribuições. Os roteiros finais refletem o processo de harmonização junto ao SNVS, tendo incorporado as sugestões de melhoria recebidas.

Com a publicação dos três roteiros harmonizados, encerrou-se a Quinta Etapa de Harmonização de ROI. Desde 2019, iniciativas desse tipo revelaram uma nova era na vigilância sanitária em serviços de saúde e de interesse para a saúde. Além de 19 roteiros já harmonizados, a Anvisa disponibiliza um conjunto de ferramentas que facilitam as atividades de inspeção, emissão de relatório, monitoramento e intervenção nos riscos potenciais, identificados por meio da aplicação dos ROIs nos serviços de saúde e de interesse para a saúde.

Benefícios

O uso interligado de ferramentas de compartilhamento e de monitoramento permite à Agência, aos estados e aos municípios o acesso a dados reais e atualizados sobre a situação dos serviços avaliados no país. Já são quase 9 mil os serviços avaliados com o Marp/ROI em todo o Brasil, dentre instituições de longa permanência para idosos, serviços de endoscopia, radiografia médica, mamografia, centros cirúrgicos etc. Com isso, todo o SNVS está instrumentalizado para avaliar e monitorar o risco potencial dos serviços, traçar prioridades nas ações de vigilância sanitária e até mesmo captar necessidades de atualização da norma sanitária vigente.

Os ganhos da implementação dos ROIs também são percebidos pelos serviços inspecionados, pois o uso desses roteiros agrega transparência, clareza, objetividade e previsibilidade às ações de vigilância sanitária.

Saiba mais em: Harmonização de Roteiros Objetivos de Inspeção (ROI) — Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa (www.gov.br)


Publicada convocação para curso de formação do concurso da Anvisa

O curso terá 160 horas/aula de duração e será realizado em Brasília/DF.

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21/8) o Edital n. 10 - Anvisa, que torna pública a convocação para o curso de formação referente ao concurso público da Agência. O concurso prevê o provimento de vagas e a formação de cadastro de reserva para o cargo de especialista em regulação e vigilância sanitária da Anvisa.

A lista divulgada traz informações do cargo/área, número de inscrição e nome do candidato em ordem alfabética.

O curso de formação é uma etapa obrigatória do concurso e tem caráter eliminatório e classificatório. Com 160 horas/aula de duração, será realizado em Brasília/DF, no período de 16 de setembro a 11 de outubro deste ano.

O local de realização do curso será informado oportunamente.

Matrícula

A matrícula será efetuada exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/anvisa_24, entre as 10h desta quinta-feira (22/8) e as 16h de sexta-feira (23/8), no horário oficial de Brasília/DF.

Confira mais informações sobre o concurso.


Acompanhe a reunião pública da Diretoria Colegiada desta quinta-feira (22/8)

Encontro acontece a partir das 9h30 e será transmitido ao vivo.

Os diretores da Anvisa se reúnem, nesta quinta-feira (22/8), para a 15ª Reunião Pública da Diretoria Colegiada (Dicol) de 2024. O encontro acontece a partir das 9h30 e será transmitido ao vivo pelo canal da Agência no YouTube.

Veja abaixo um resumo da pauta e acesse aqui a pauta completa. As minutas das propostas em fase de deliberação podem ser consultadas nesta página.

  • Atualização das listas das espécies vegetais autorizadas, as designações, a composição de ácidos graxos e os valores máximos de acidez e de índice de peróxidos para óleos e gorduras vegetais.
  • Revisão da regulamentação sobre materiais, embalagens e equipamentos celulósicos destinados a entrar em contato com alimentos.
  • Revisão da regulamentação de embalagens de PET-PCR grau alimentício destinadas a entrar em contato com alimentos.
  • Revisão da regulamentação de aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia em alimentos.
  • Proposta de norma sobre as Boas Práticas de Cosmetovigilância.
  • Atualização da Lista das Denominações Comuns Brasileiras (DCBs).
  • Advertências sanitárias e mensagens a serem utilizadas nas embalagens, expositores e mostruários de produtos de tabaco.
  • Procedimento simplificado para mudanças pós-registro de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.
  • Revisão da RDC 694/2022 (GMC 47/07 Mercosul), que estabelece os critérios e requisitos técnicos para a regularização dos produtos saneantes destinados para limpeza e afins e sobre a biodegradabilidade de tensoativos aniônicos.
  • Revisão e consolidação de normas inferiores a decreto no âmbito da Anvisa.
Data: 22/8/2024.
Horário: 9h30.
Local: sala de reuniões da Dicol.

Fonte: Anvisa, em 21.08.2024.