Buscar:

Notícias Anvisa, em 13.12.2024

Imprimir PDF
Voltar

Ouvidoria da Anvisa participa de lançamento do IntegriSaúde

Programa é voltado para prevenção e enfrentamento de práticas como corrupção, fraudes, irregularidades, desvios éticos, assédio e discriminação.

A ouvidora da Anvisa, Samara Furtado, participou, nesta quinta-feira (12/12), da cerimônia de lançamento do Programa de Integridade do Ministério da Saúde (IntegriSaúde), na sede da Organização Panamericana de Saúde (Opas/OMS). O encontro contou com a presença do chefe de gabinete do Ministério da Saúde José Guerra, representando a ministra Nísia Trindade, e do representante do ministro da Controladoria Geral da União, Vinicius Marques Carvalho.

Também participaram a ouvidora geral da União Ariana Frances, a secretária nacional de acesso à informação, Ana Túlia de Macedo, além de outras autoridades. O convidado de honra do evento foi o professor Jorge Hage de Carvalho, ex-ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU).

O IntegriSaúde foi instituído pela Portaria GM/MS Nº 5.763, de 25 de novembro de 2024, com o objetivo de promover a prevenção, a detecção, a remediação e a punição de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos no âmbito do MS; atuar em favor da construção de ambientes de trabalho saudáveis a todas as pessoas; e promover o respeito ao trabalho digno, à diversidade e a prevenção e enfrentamento do assédio e da discriminação.

A ouvidora Samara Furtado considera importante a instituição do programa para o fortalecimento do SUS, na medida em que promove a boa governança e o combate à corrupção. “O governo do presidente Lula, por meio do Ministério da Saúde, tem atuado de forma permanente e eficiente para melhorar a gestão, a transparência e o controle social para garantir sustentabilidade ao SUS”, acrescentou a ouvidora.


Anvisa aprova Plano de Gestão Anual para 2025

Documento mostra objetivos a serem conquistados ao longo do ano.

A Diretoria Colegiada da Anvisa (Dicol) aprovou, no último dia 4 de dezembro de 2024, o Plano de Gestão Anual da Anvisa (PGA) 2025.

O PGA, além de estar previsto na Lei nº 13.848/2019, consolida o planejamento da Agência para o ano de 2025, mostrando quais são os objetivos mais importantes a serem conquistados ao longo do ano. A visão de curto prazo facilita a execução das metas propostas e o alcance dos resultados de médio e longo prazo.

O plano está dividido em sete grandes objetivos que tratam de temas como: acesso seguro a produtos e serviços de saúde para a população; melhoria do acesso às informações sobre saúde; desenvolver os profissionais da Agência para o futuro; usar as novas tecnologias e dados na tomada de decisão; obter o reconhecimento como instituição de referência mundial; dar respostas efetivas às emergências em saúde.

Ao todo foram priorizados 33 resultados-chave, alinhados aos objetivos estratégicos ou temáticas emergentes para 2025. O PGA é um dos passos para que a Anvisa atenda cada vez mais às necessidades da população e se torne reconhecida como instituição inovadora e confiável para toda sociedade.

Acesse nossa página e consulte os Planos de Gestão Anual da Anvisa de 2025 e de anos anteriores.


Anvisa e Unesco selecionam consultor para atuar na Ouvidoria

O período de recebimento dos currículos vai de 13 a 17 de dezembro. Participe!

O projeto de cooperação técnica internacional entre a Anvisa e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) seleciona um consultor técnico especializado, por tempo limitado.

O selecionado irá apoiar a Ouvidoria em pesquisas e levantamentos sobre a Carta de Serviços da Agência.

Saiba mais no Edital 16/2024.

Se o seu perfil profissional for adequado às qualificações acadêmicas e profissionais exigidas, favor anexar o currículo e a documentação comprobatória na Plataforma Roster da Unesco, conforme orientação do edital.

O período para recebimento dos currículos será de 13 a 17/12/2024.

Fonte: Anvisa, em 13.12.2024.