Buscar:

Notícias Anvisa, em 10.09.2025

Imprimir PDF
Voltar

Disponíveis gravação e materiais do diálogo setorial sobre revisão da rotulagem geral de alimentos

Encontro reuniu mais de 1.100 participantes de diferentes setores da sociedade.

A Anvisa realizou, no dia 4 de setembro, o diálogo setorial virtual sobre a revisão do regulamento de rotulagem geral de alimentos embalados. O encontro, que reuniu mais de 1.100 participantes de diferentes setores da sociedade, teve como objetivos:

  • apresentar a proposta de revisão acordada no âmbito do Mercosul;
  • esclarecer dúvidas sobre os principais pontos da norma; e
  • auxiliar na preparação e na qualificação da participação social na consulta pública.

Durante a reunião, foram discutidas as principais alterações propostas na regulamentação de rotulagem geral, incluindo a adoção de novos requisitos para aprimoramento da legibilidade das informações obrigatórias.

Como encaminhamento, a Anvisa disponibiliza os seguintes materiais:

Próximos encontros

O ciclo de diálogos setoriais sobre rotulagem de alimentos segue com outras duas reuniões virtuais abertas ao público:

  • 11/9 – Rotulagem de alimentos alergênicos.
  • 18/9 – Rotulagem nutricional.

Os encontros têm como objetivo apresentar as propostas de revisão das normas e esclarecer dúvidas, de forma a estimular e qualificar a participação social na consulta pública.


Posse dos novos diretores: ministro da Saúde anuncia parcerias para produção nacional de vacina e medicamento

Discursos de fortalecimento da Anvisa e do Sistema Único de Saúde predominaram na cerimônia de posse.

O auditório da Anvisa, em Brasília (DF), ficou lotado nesta quarta-feira (10/9) para a cerimônia de posse dos novos diretores Leandro Safatle, Daniela Marreco e Thiago Campos.

Autoridades, representantes do setor regulado e profissionais da área da saúde acompanharam os discursos em defesa da Agência e do Sistema Único de Saúde (SUS). A cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Na ocasião, o ministro Alexandre Padilha anunciou duas parcerias que irão possibilitar a oferta de uma nova vacina para o SUS e ampliar o acesso a um medicamento já oferecido atualmente, o natalizumabe.

A primeira parceria permitirá a transferência, da farmacêutica Pfizer para o Instituto Butantan, da tecnologia para produção no Brasil da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). A medida permitirá que, até dezembro deste ano, mais de um milhão de doses da vacina sejam distribuídas para imunizar gestantes de todo o país.

O vírus é responsável por 80% dos casos de bronquiolite e por 60% das pneumonias em crianças menores de 2 anos. A vacina será indicada para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. Com apenas uma dose, a imunização materna transfere anticorpos e protege o bebê nos primeiros meses de vida.

Já a segunda parceria, entre a farmacêutica Sandoz e o Butantan, permitirá a produção no país do natalizumabe, medicamento utilizado para tratamento da esclerose múltipla. O SUS oferta o natalizumabe desde 2020, mas atualmente há apenas uma empresa com registro na Anvisa. Com a parceria, o Ministério da Saúde irá ampliar a concorrência, reduzir vulnerabilidades e fortalecer a política de acesso universal ao tratamento.

Novos diretores

Leandro Safatle, Daniela Marreco e Thiago Campos assumiram oficialmente seus cargos na diretoria da Anvisa. Com a posse, a Diretoria Colegiada está completa.

Veja trechos dos discursos dos novos diretores:

Leandro Safatle – diretor-presidente:

“A Anvisa é respeitada porque enfrentou desafios e avançou. Ao lado dos colegas diretores e dos trabalhadores da Anvisa, reafirmo o meu empenho em lidar com os desafios atuais e futuros. O mundo vive uma aceleração tecnológica sem precedentes, acompanhada de um aumento da complexidade de inovações tecnológicas. Ao mesmo tempo, a indústria nacional de mostra preparada para dar o salto para a inovação e produção local. Esse cenário exige uma visão regulatória integrada, que garanta excelência técnica com estímulo ao desenvolvimento produtivo e tecnológico. É aqui que reforço um dos principais princípios dessa gestão, o de promover soberania e acesso à saúde.”

Daniela Marreco, diretora:

“Se na minha gestão na diretoria da Anvisa eu puder representar e honrar os nossos servidores e servidoras, terei feito um ótimo trabalho, com certeza. Aqui, aproveito para agradecer ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, por todos os esforços que ele tem feito para a recomposição da nossa força de trabalho e para o fortalecimento da nossa Agência, juntamente com a ministra Esther Dweck. Contem com meu compromisso para que todo esse esforço seja revertido na melhoria do acesso da população a produtos e serviços com qualidade e segurança. Chego à diretoria com uma obsessão por reduzirmos os tempos de espera para registro dos produtos que regulamos. A Anvisa precisa ser uma agência do acesso, promotora do desenvolvimento e da inovação. Não podemos ser barreira, mas sim ponte para o acesso.”

Thiago Campos, diretor:

“A presença negra nos espaços de poder segue muito aquém da sua representatividade no nosso país. Uma sub-representação que fere a equidade, fere e machuca. Hoje, ao tomar posse como diretor da Anvisa, trago comigo a responsabilidade de escrever uma nova página dessa história. Para alguns, esse fato pode não ter grande significado. Para mim, para a minha ancestralidade, para aqueles que vieram antes, para os que virão depois e para todos que se reconhecem nesse momento, isso significa muito. E é justamente esse significado que move meus desafios, meus compromissos, meus desejos nessa nova função. O desafio de compreender que cada decisão negligenciada, cada atraso, afeta principalmente os nossos, os meus, a população negra desse país. Assumo, portanto, esse cargo com o compromisso de trabalhar para que a Anvisa continue sendo uma instituição capaz de proteger vidas, reduzir desigualdades e garantir o direito à saúde para todos os brasileiros e brasileiras.”

Veja a gravação completa do evento em Cerimônia de posse dos novos diretores da Anvisa - 2025

*Com informações do Ministério da Saúde.


Últimos dias para participar da construção da próxima Agenda Regulatória da Anvisa

Termina na próxima segunda-feira (15/9) o prazo da consulta à sociedade sobre os temas da Agenda 2026-2027.

Os interessados em contribuir para a construção da Agenda Regulatória (AR) 2026-2027 da Anvisa têm até o dia 15 de setembro para apresentar suas manifestações.

Nesta fase de participação social, são recebidas opiniões sobre a lista preliminar de temas propostos pela Anvisa, sendo também possível sugerir a inclusão de outros temas, caso alguma demanda regulatória de interesse não esteja presente na lista, conforme orientado em vídeo de divulgação.

As contribuições poderão ser enviadas por meio de formulário eletrônico aberto à participação da sociedade, conforme divulgado no Edital de Chamamento 10, de 14/8/2025. O formulário permite escolher um macrotema por vez, ou seja, as contribuições devem ser realizadas para cada área/assunto de atuação da Anvisa, como por exemplo um formulário para os temas de alimentos e um novo formulário para os temas de medicamentos.

Para que essa participação seja efetiva, as contribuições devem ser claras e bem-motivadas pelos interessados, seguindo as orientações que constam no manual com instruções para participação. Quanto mais bem embasadas, mais as manifestações podem contribuir para a análise das unidades técnicas da Agência, que serão responsáveis pela priorização e seleção dos temas, conforme estabelecido no Manual da AR.

Lista preliminar

Um conjunto de 115 temas regulatórios estão presentes na lista preliminar da AR 2026-2027: 97 migraram da Agenda 2024-2025 e 18 novos temas foram sugeridos pelas áreas técnicas da Anvisa. A lista preliminar pode ser conferida em sua versão resumida, no formato pdf, ou em versão detalhada, disponível em lista para baixar em planilha excel.

Ressalta-se que a consulta sobre a lista preliminar da Agenda representa um momento de coleta de contribuições para apoiar a construção da lista final de temas, que deverá ser aprovada pela Diretoria Colegiada da Agência no fim deste ano. Portanto, não se trata ainda da lista final de temas da Agenda Regulatória 2026-2027.


Anvisa e Unesco selecionam consultor técnico para atuar na Farmacopeia

Período para recebimento dos currículos começa nesta quarta-feira (10/9) e termina na próxima terça-feira (16/9). Participe!

O Projeto de Cooperação Técnica Internacional entre a Anvisa e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) seleciona um consultor técnico, por tempo limitado.

O selecionado irá apoiar a Coordenação da Farmacopeia (Cofar) no desenvolvimento de ações e estudos para subsidiar a revisão do capítulo 8.7 - Substâncias corantes - do Volume I da 7ª edição da Farmacopeia Brasileira.

Saiba mais no Edital 23/2025.

Se o seu perfil profissional for adequado ao edital, favor anexar seu currículo e a documentação comprobatória na Plataforma Roster da Unesco.

O período para recebimento dos currículos será de 10 a 16/9/2025.


Anvisa e Unesco selecionam consultor técnico para atuar na área de Medicamentos

Período para recebimento dos currículos começa nesta quarta-feira (10/9) e termina na segunda-feira (15/9). Participe!

O Projeto de Cooperação Técnica Internacional entre a Anvisa e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) seleciona um consultor técnico, por tempo limitado.

O selecionado irá apoiar a área de Medicamentos na elaboração de relatório técnico sobre o cenário de genéricos, similares e concorrência desleal.

Saiba mais no Edital 22/2025.

Se o seu perfil profissional for adequado ao edital, favor anexar seu currículo e a documentação comprobatória na Plataforma Roster da Unesco.

O período para recebimento dos currículos será de 10 a 15/9/2025.

Fonte: Anvisa, em 10.09.2025.