Anvisa informa sobre mudanças no novo formulário do Fale Conosco
Alterações agilizam e simplificam o uso dos serviços da Agência pelos usuários.
A Anvisa divulgou orientações sobre o uso do novo formulário do Fale Conosco. As melhorias visam facilitar o envio de solicitações por parte dos usuários.
Agora, o campo do e-mail é editável. Assim, mesmo acessando o formulário com seu login do gov.br, o usuário pode alterar o campo e usar seu e-mail institucional para fazer o pedido.
Outra mudança importante envolve o pedido de cópia ou vista de processos, documentos ou petições. A partir de agora, usuários que tenham o perfil de “Cópia ou Vista” no novo Cadastro Anvisa — atribuído pelo Responsável Legal ou Gestor de Cadastro — não precisam mais apresentar documentos de identificação. Isso inclui documentos como procuração, estatuto social, ata de eleição, entre outros.
As mudanças tornam o processo mais rápido e simples para os usuários que utilizam os serviços da Agência.
Conheça em detalhes como atribuir a um usuário o perfil de “Cópia ou Vista” no Manual do Cadastro Anvisa.
Leia também: Disponível novo formulário eletrônico do Fale Conosco
Anvisa contrata nova empresa para Central de Atendimento
Período de adaptação pode ocasionar alterações nos prazos médios de resposta.
A Anvisa informa que, desde o último dia 4 de agosto, uma nova empresa passou a operar a Central de Atendimento da Agência.
A mudança foi necessária porque o contrato anterior, com duração superior a 10 anos, não podia ser renovado por lei. Por isso, foi realizado um novo processo de licitação (pregão) e a empresa vencedora assumiu o atendimento ao público.
Antes da troca, a equipe da Anvisa realizou a transferência completa do Sistema de Atendimento (SAT) e ofereceu treinamento aos novos teleoperadores, garantindo que eles conhecessem as ferramentas e os procedimentos utilizados.
Atenção à fase de adaptação
Nos seis primeiros meses de 2025, o tempo médio de resposta da Anvisa foi de 2,65 dias, um número considerado excelente, especialmente quando comparado ao prazo máximo de 20 dias previsto na Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011).
A Anvisa destaca que o tema da vigilância sanitária é amplo e complexo, e que nesta fase inicial os novos atendentes ainda estão se familiarizando com os conteúdos técnicos.
Por isso, pode haver atendimentos com tempo acima da média histórica da Agência. No entanto, todas as medidas estão sendo tomadas para que o atendimento volte à normalidade o mais rápido possível.
Dia Mundial da Segurança do Paciente: webinar aborda cuidados pediátricos e neonatais
Encontro será no dia 18 de setembro, às 10h. Participe!
A Anvisa irá realizar, no dia 18 de setembro, às 10h, um webinar em comemoração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro. O encontro terá como tema "Cuidados seguros para cada recém-nascido e cada criança”.
O objetivo do webinar é aumentar a conscientização sobre os riscos de segurança nos cuidados pediátricos e neonatais em todos os ambientes de assistência, enfatizando as necessidades específicas de crianças, famílias e cuidadores.
Para participar do evento, basta clicar no link abaixo, no dia e horário agendados. Não é preciso fazer cadastro prévio.
Dia 18/9, às 10h – Webinar Anvisa – Dia Mundial da Segurança do Paciente 2025: Cuidados seguros para cada recém-nascido e cada criança.
Webinar
É um seminário virtual que tem como objetivo fortalecer as iniciativas de transparência da Anvisa, levando conteúdo e conhecimento atualizados ao público. A transmissão é via web e a interação com os usuários é feita em tempo real, por um chat realizado durante o evento.
Confira a página específica de webinares realizados pela Agência.
Anvisa publica guia sobre modelagem farmacocinética baseada em fisiologia
Documento está em período de consulta pública. Participe!
A Anvisa publicou, na última quinta-feira (4/9), o Guia 80/2025, versão 1, que trata da Utilização de Modelagem Farmacocinética Baseada em Fisiologia para Fins Biofarmacêuticos (PBBM). O documento reúne orientações técnicas para o desenvolvimento, a validação e a aplicação de análises PBBM, além de instruções para a submissão desses estudos em processos de registro e pós-registro de medicamentos sintéticos.
O guia está atualmente em fase de consulta pública. A Agência convida a sociedade a contribuir com sugestões e comentários até o dia 5 de janeiro de 2026, por meio do formulário eletrônico disponível na página do Guia.
A participação social é considerada essencial para assegurar que as orientações estejam claras e acessíveis a todos os agentes regulados, promovendo maior transparência e eficácia no processo regulatório.
PBBM
A sigla PBBM significa Modelagem Farmacocinética Baseada em Fisiologia, do inglês Physiologically Based Biopharmaceutics Modeling.
Essa abordagem é usada para prever como um medicamento se comporta no corpo humano, levando em consideração fatores fisiológicos (como fluxo sanguíneo, pH, metabolismo, entre outros) e as características físico-químicas do fármaco. Ela é especialmente útil no desenvolvimento e na avaliação de medicamentos, permitindo simulações que ajudam a tomar decisões regulatórias e científicas com mais segurança e eficiência.
Fonte: Anvisa, em 08.09.2025.