Buscar:

Notícias Anvisa, em 06.06.2023

Imprimir PDF
Voltar

Webinar reunirá coordenadores de Vigilância Sanitária da região Sudeste

Objetivo é promover a qualificação e a melhoria das ações da vigilância sanitária.

A Anvisa irá realizar, na próxima segunda-feira (12/6), entre 14h e 17h, uma videoconferência (webinar) com os coordenadores das Vigilância Sanitária (Visas) dos estados e municípios da região Sudeste do país, formada por Minas Gerais (MG), Espírito Santo (ES), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Além dos gestores, a atividade é direcionada também aos demais profissionais que atuam nas Visas locais.

O objetivo do webinar é subsidiar o planejamento das ações de vigilância sanitária, bem como promover a qualificação, a melhoria e a eficiência dessas ações no país.

Este será o terceiro webinar de uma série de cinco edições regionais. O primeiro foi realizado no dia 16/5, reunindo os coordenadores das Visas de estados e municípios da região Norte do país, e o segundo foi destinado às equipes da região Sul, no dia 30/5. Os próximos serão nas seguintes datas e regiões: 19/6 – Centro-Oeste; e 26/6 – Nordeste.

O que será discutido?

Durante o evento virtual, serão abordados temas referentes à organização, ao planejamento e à atuação das Visas na fiscalização e no monitoramento de produtos e serviços como parte das ações estratégicas para o aprimoramento e o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Também estará em discussão o gerenciamento do risco sanitário, entre outros tópicos.

O resultado esperado é um amplo debate entre os gestores estaduais, regionais e municipais e os profissionais que atuam na área quanto à importância e à oportunidade da melhoria do planejamento e da execução das ações.

O encontro virtual contribuirá, ainda, para o alinhamento e a integração da atuação da área de vigilância sanitária, por meio de cooperação técnica e da troca de informações entre a Anvisa e os demais integrantes do SNVS. Com isso, espera-se a redução de riscos de doenças e de danos à saúde da população.

Confira a programação:

Dia 12/6, às 14h – Encontro com coordenadores de Vigilância Sanitária da região Sudeste.

14h – Abertura – Apresentação da Assessoria do SNVS – Assessor-chefe: Jonas Cunha.

14h às 14h30 – Ações para promover o fortalecimento do SNVS – Coordenação de Articulação Interfederativa do SNVS (CSNVS):

Apresentação das ações integradas para o SNVS e estratégias de fortalecimento da gestão.

Apresentação da importância da adoção do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) e do Gerenciamento do Risco para o SNVS.

Programa de Capacitação para o SNVS – Coordenação Estratégica de Ações em Vigilância Sanitária (Ceavs).

Programa de ações educativas em Visa: Projeto AnvisaEduca – Ceavs.

13h30 às 15h – Conjunto Mínimo de Dados em Vigilância Sanitária (CMD-Visa) – (CSNVS).

15h às 15h30 – Participação ao vivo: Promoção de ações estratégicas em vigilância sanitária (CSNVS) – Perguntas e respostas do chat.

15h30 às 16h – Ações laboratoriais em produtos sujeitos à vigilância sanitária – Gerência de Laboratórios de Saúde Pública (Gelas).

16h às 16h30 – Ações de vigilância sanitária de pós-mercado: como as Vigilâncias Sanitárias podem atuar nos processos de notificação, investigação e monitoramento de produtos – Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON) e Gerência de Farmacovigilância (GFARM).

16h30 às 17h – Participação ao vivo: Planejamento e priorização da atuação da Vigilância Sanitária no pós-mercado – Perguntas e respostas do chat.

17h – Encerramento.

Webinar

O webinar é um seminário virtual que tem como objetivo fortalecer as iniciativas de transparência da Anvisa, levando conteúdo e conhecimento atualizado ao público. A transmissão é via web e a interação com os usuários é feita em tempo real, por um chat realizado durante o evento.

Confira a página específica de webinares realizados pela Agência.


Curso orienta sobre repasse financeiro para ações de vigilância sanitária

Conteúdo está disponível na plataforma AVA-Visa e é destinado aos servidores da Anvisa e das Vigilâncias Sanitárias locais, bem como aos profissionais interessados no tema.

Participe do treinamento on-line sobre Procedimento Operacional Padrão (POP-ASNVS-001) para repasse de recursos financeiros aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, dentro do componente da Vigilância Sanitária, do Bloco de Financiamento das Ações de Vigilância em Saúde.

Disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem em Vigilância Sanitária (Ava-Visa), o curso é destinado aos servidores da Assessoria do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (ASNVS) e suas unidades subordinadas, mas também pode ser acessado por qualquer profissional interessado no assunto, tanto da Anvisa quanto das Vigilâncias Sanitárias (Visas) locais.

O objetivo do treinamento é capacitar os participantes nas atividades que permitem a operacionalização de repasses financeiros dos pisos fixo (PF-Visa) e variável (PV-Visa), destinados aos entes que compõem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

Os repasses aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, feitos por meio do PF-Visa e do PV-Visa, subsidiam a execução das ações de vigilância sanitária no âmbito de seus territórios, fortalecendo essas ações em todo o país.

Para participar do curso on-line, basta acessar o link abaixo e utilizar a chave de inscrição “POP-ASNVS-001” no espaço localizado abaixo da descrição do curso. Em caso de dúvida, envie um e-mail para csnvs@anvisa.gov.br.

Treinamento para o POP-ASNVS-001 - Procedimento Operacional Padrão de Repasse financeiro do componente da Vigilância Sanitária do Bloco de Financiamento das Ações de Vigilância em Saúde, para Estados, Distrito Federal e Municípios, versão 1.


Novo fluxo de importação de produtos não sujeitos à vigilância sanitária é tema de webinar

Encontro será na segunda-feira (12/6), às 15h. Participe!

Na próxima segunda-feira (12/6), às 15h, a Anvisa irá realizar uma videoconferência (webinar) para apresentar o novo fluxo de importação de produtos não sujeitos à intervenção sanitária.

Para participar do evento, basta clicar no link abaixo, no dia e horário agendados. Não é preciso fazer cadastro prévio.

Dia 12/6, às 15h – Webinar - Novo fluxo de anuência de importação de produtos não sujeitos à intervenção sanitária

Webinar

O webinar é um seminário virtual que tem como objetivo fortalecer as iniciativas de transparência da Anvisa, levando conteúdo e conhecimento atualizado ao público. A transmissão é via web e a interação com os usuários é feita em tempo real, por um chat realizado durante o evento.

Confira a página específica de webinares realizados pela Agência.


7 de junho – Dia Mundial da Segurança dos Alimentos

Para este ano, o tema escolhido é “Padrões alimentares salvam vidas”.

O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos é celebrado em todo o mundo no dia 7 de junho, para chamar a atenção da população para essa questão e inspirar ações voltadas para prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar.

A celebração tem o objetivo de encorajar todos, do produtor ao consumidor, a adotar padrões de segurança ao longo da cadeia produtiva de alimentos. Isso ajuda a reduzir as doenças transmitidas por alimentos, que são quase totalmente evitáveis.

Neste ano, em sua quinta edição, o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (Food and Agriculture Organization – FAO) para marcar a data é “Padrões alimentares salvam vidas”.

De acordo com o órgão, a escolha do tema teve o propósito de reconhecer a importância dos padrões alimentares em todo o mundo para manter os consumidores seguros, além de apoiar um mercado equitativo de alimentos.

Engajamento

A diretora da Divisão de Sistemas Alimentares e Segurança de Alimentos da FAO, Corinna Hawkes, convidou o setor a engajar-se na campanha com ações significativas no próximo dia 7 de junho. O objetivo é destacar a importância de que formuladores de políticas, profissionais e investidores reavaliem e redefinam suas atividades para aumentar a produção e o consumo sustentáveis de alimentos seguros.

Para incentivar as ações de conscientização em 2023, a FAO disponibilizou o Guia para o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, para que profissionais, empresas, instituições e governos possam obter ideias sobre como participar desta data. O guia do evento está disponível nos seis idiomas oficiais da ONU: árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol.

Ainda em comemoração à data, no dia 7 de junho a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com apoio de várias instituições, irá promover o evento “Dia Mundial da Segurança dos Alimentos 2023: Normas Alimentares Salvam Vidas”.

A Anvisa apoia o evento e vai participar das discussões. Para realizar a inscrição, que é gratuita, e obter informações sobre o evento, acesse o material de divulgação.

Fonte: Anvisa, em 06.06.2023.