Aprenda a medir as emissões de carbono de investimentos, produtos bancários e seguros
Workshop da Jornada rumo à COP, no dia 13 de agosto, explica como mensurar e relatar emissões
Aprender a medir e a reportar as emissões de gases do efeito estufa geradas pelas carteiras de investimentos: esse é o foco do próximo workshop da Jornada rumo à COP 30. O encontro é online, no dia 13 de agosto, às 10h. Inscreva-se e participe!
Quem participar do treinamento vai entender como estruturar produtos financeiros mais sustentáveis, o que é essencial para as instituições aproveitarem as oportunidades da transição climática e também fazerem a gestão de riscos climáticos.
A dinâmica será conduzida por Madalena Martins, coordenadora da PCAF (Parceria Financeira para Contabilidade de Carbono) – a entidade é a principal autoridade internacional nesse tema. Também haverá apresentação de cases da BB Asset. Não perca!
A Jornada rumo à COP 30 é uma série de eventos de capacitação para preparar o mercado brasileiro sobre gestão de riscos e oportunidades ligados ao clima, organizada por ANBIMA, Febraban e CNSeg e com apoio institucional da ABVCAP, Amec, BID, B3, Gfanz, Pacto Global, PRI e Unep-FI. Para participar dos encontros, é preciso atuar em uma instituição associada ou aderente às organizadoras e apoiadoras.
Confira os próximos workshops:
- Governança para a tomada de decisão
10 de setembro | Inscreva-se
Descubra como integrar clima e biodiversidade nos mecanismos de governança, fortalecendo a capacidade das instituições de transformar análise de riscos e impacto em ação estratégica.
- Financiamento climático: produtos e serviços
1º de outubro | Inscreva-se
Aprenda como desenvolver soluções financeiras alinhadas às oportunidades da transição climática, conectando métricas de impacto, emissões e governança com o desenho de produtos de valor.
- Planos de transição: estratégias e direcionamento
28 de outubro | Inscreva-se
- Entenda como estruturar planos de transição climática realistas e mensuráveis, integrando riscos, impactos, emissões e soluções financeiras em uma estratégia robusta de longo prazo.
A Jornada rumo à COP 30 faz parte da Rede ANBIMA de Sustentabilidade e da agenda de continuidade do ANBIMA em Ação 2025/2026, conjunto de metas que elegemos como prioritárias para este e o próximo ano.
Conheça o ANBIMA em Ação
O ANBIMA em Ação é o conjunto das principais iniciativas da Associação para este e o próximo ano. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, novos players, reguladores e lideranças da ANBIMA que resultou em uma agenda apoiada em três pilares: representatividade, inteligência de dados e redução do custo de observância. Além das iniciativas sob estes três pilares indicados na consulta, o ANBIMA em Ação 2025-2026 inclui temas que já estão em andamento, seja porque são estratégicos para o mercado ou para o futuro da Associação: sustentabilidade, investimento internacional, finanças digitais, inteligência artificial e educação. Confira cada uma aqui.
Certificações ANBIMA terão pausa no fim de 2025
Inscrições, provas, atualização, emissões de certificados e notas fiscais ficarão temporariamente suspensas no último bimestre deste ano e início de 2026 para adequação ao novo modelo
Com a chegada da CPA, C-Pro R e C-Pro I, que entram em vigor em janeiro de 2026, as atividades relacionadas às certificações ANBIMA passarão por um período de pausa temporária. A suspensão começa em 20 de dezembro de 2025, com retorno previsto para 26 de janeiro de 2026.
A pausa abrangerá todas as certificações ANBIMA,tanto as atuais de distribuição (CPA-10, CPA-20 e CEA), quanto as de gestão (CFG, CGA e CGE). Durante esse período, funções como inscrições, agendamento de provas, realização de exames, cursos de atualização e acesso a certificados e notas fiscais estarão suspensas.
Confira as datas-limite para a realização de exames e cursos de atualização ainda em 2025:
Inscrições de exames por pessoas físicas (certificações de distribuição e de gestão):
- 08/12/2025 – Último dia para se inscrever nos exames
- 12/12/2025 – Prazo final para agendar a prova
- 19/12/2025 – Último dia para fazer o exame*
Inscrições de exames via RHs de instituições financeiras (certificações de distribuição e de gestão)
- 03/11/2025 – Último dia para se inscrever nos exames
- 21/11/2025 – Prazo final para agendar a prova
- 28/11/2025 – Último dia para fazer o exame*
Inscrições de cursos de atualização por pessoas físicas (somente para as certificações de distribuição)
- 14/12/2025 – Prazo final para inscrição
- 19/12/2025 – Prazo final para conclusão do curso
Inscrições de cursos de atualização via RHs (somente para as certificações de distribuição)
- 03/11/2025 – Prazo final para inscrição
- 28/11/2025 – Prazo final para conclusão do curso e envio de atualização via curso mercado
*Os agendamentos estão sujeitos à disponibilidade de vagas nos centros de teste. Por isso, é fundamental se programar com antecedência. Caso as vagas se esgotem, não será possível agendar nem realizar a prova, mesmo dentro do prazo.
Vouchers
Os vouchers adquiridos para realização de provas têm validade de 180 dias. No entanto, com a pausa das certificações no fim de 2025 e a chegada do novo modelo em 2026, os vouchers não poderão ser utilizados no próximo ano.
Isso significa que, mesmo dentro do prazo de validade, vouchers comprados nos últimos meses do ano (como em novembro, por exemplo) só poderão ser usados até dezembro de 2025, de acordo com a agenda de provas disponível. Tenha atenção e programe-se com antecedência para não perder a validade do seu voucher.
Salve seus documentos antes da pausa
A partir de 20 de dezembro, a área do profissional no site da ANBIMA também ficará fora do ar. Nesse período, não será possível emitir ou consultar certificados, históricos, notas fiscais ou agendar testes. Por isso, recomendamos que você salve seus documentos antes dessa data para evitar contratempos.
Prorrogação dos vencimentos
Durante a transição para o novo modelo, também haverá ajustes nos prazos de vencimento das certificações para evitar impactos às pessoas profissionais. Confira como ficam as regras:
- Certificações de distribuição com vencimento entre 20 e 31 de dezembro de 2025 serão prorrogadas automaticamente para 26 de janeiro de 2026.
- Certificações de gestão com vencimento entre outubro e dezembro de 2025 também serão prorrogadas, considerando o período reduzido para atualização.
Atenção aos prazos
Organize sua jornada com antecedência e, em caso de dúvidas sobre as novas certificações, acesse nossos canais oficiais, como o conteúdo especial sobre a transição das certificações.
ANBIMA em Ação
Essa iniciativa integra a agenda de serviços do ANBIMA em Ação, conjunto das principais iniciativas da Associação para este e o próximo ano. Esse planejamento foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos associados da ANBIMA, às instituições parceiras, aos reguladores e às lideranças da associação, resultando em três grandes agendas de trabalho: Agenda de Desenvolvimento de Mercado, Agenda de Serviços e Agenda Estruturante. Confira cada uma delas aqui.
Fonte: Anbima, em 31.07.2025.