Buscar:

Notícias ANBIMA, em 22.05.2025

Imprimir PDF
Voltar

CVM prorroga a entrada em vigor das regras de portabilidade de investimento

Normas passam a valer em 2 de janeiro de 2026

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) adiou, nesta quinta-feira (22), a entrada em vigor das atualizações das regras de portabilidade de investimento, atendendo a um pedido nosso. As normas, que originalmente passariam a valer em 1º de julho deste ano, ficaram para 2 de janeiro de 2026.

Entre outros pontos atendidos, a CVM esclareceu a definição de portabilidade parcial, que pode se referir tanto a uma parte do volume investido quanto a uma parte dos tipos de produtos transferidos. Cada instituição deverá definir em sua política qual tipo de parcialidade será permitida.

Outra novidade é a dispensa automática de disponibilizar interface digital para solicitação da portabilidade para custodiantes e intermediários com pelo menos 200 clientes. A CVM ainda previu a possibilidade de solicitar a dispensa nos demais casos.

Ainda estamos avaliando a AIR (Análise de Impacto Regulatório), com outros esclarecimentos da CVM, também divulgada hoje.

Saiba mais sobre o ANBIMA em Ação

A interlocução com a CVM faz parte da agenda de Representatividade do ANBIMA em Ação, conjunto das principais iniciativas da Associação para este e o próximo ano. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, novos players, reguladores e lideranças da ANBIMA que resultou em uma agenda apoiada em três pilares: representatividade, inteligência de dados e redução do custo de observância. Além das iniciativas sob esses três pilares indicados na consulta, o ANBIMA em Ação 2025-2026 inclui temas que já estão em andamento, seja porque são estratégicos para o mercado ou para o futuro da Associação: sustentabilidade, investimento internacional, finanças digitais, inteligência artificial e educação. Confira cada um aqui.


Aquisição da Galgo pela RTM reforça rede de serviços para fundos

Aprovada pelo Cade, operação vai intensificar a integração tecnológica da indústria

A RTM, hub integrador do mercado financeiro, assumiu o controle da Galgo Sistemas de Informações no início de maio. A aquisição de 100% da operação, aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), representa um importante reforço para a integração tecnológica dos players da indústria brasileira de fundos de investimento.

O negócio vai permitir a expansão da plataforma Hub Fundos da RTM, que hoje padroniza e automatiza a comunicação dos participantes dessa indústria no que se refere a atividades como integralização de cotas, portabilidade de fundos, cadastro, due diligence e comunicação de eventos societários. A RTM é uma empresa pertencente à ANBIMA e à B3.

“A compra vai contribuir para integrar ainda mais a indústria de fundos por meio da tecnologia, com benefício para todos os participantes. É uma grande satisfação para a ANBIMA fazer parte desse processo”, afirma Zeca Doherty, diretor-executivo da Associação.

De acordo com Marcio Castro, CEO da RTM, a compra da Galgo vai permitir a integração de dados referenciais da indústria que estão nessa plataforma, principalmente patrimônio líquido e cota, com as informações de passivos de fundos que já estão no Hub Fundos da RTM.

“A operação permite a criação de uma rede de serviços mais ampla e robusta, com uma forma padronizada e totalmente digital para o compartilhamento e o consumo de informações sobre fundos de investimento. A tendência é essa rede se consolidar e ganhar mais escala e adesão das empresas, o que torna possível uma redução de custos para os clientes”, ressalta Castro.

A consolidação desses serviços em uma única empresa vai aumentar a eficiência e otimizar ainda mais os processos na indústria de fundos, observa Roberto Paolino, presidente do Fórum de Serviços Qualificados da ANBIMA. “Pensando no longo prazo, não faz muito sentido o mercado brasileiro ter dois provedores. Para a indústria de fundos, os serviços de RTM e Galgo são complementares e é uma ótima notícia que a partir de agora sejam consolidados”, avalia Paolino.

Por enquanto, a aquisição não vai alterar os atuais serviços da Galgo, mas ainda em 2025 a RTM vai mapear no mercado possíveis funcionalidades para cobrir um escopo ainda maior na troca de informações entre gestores, administradores, distribuidores e custodiantes de fundos.

Além da plataforma voltada à indústria de fundos, a RTM opera com serviços de data center, nuvem, cibersegurança, conexão ao Pix, drex e open finance e Blockchain as a Service para operações com ativos tokenizados.


Associados têm 20% de desconto na Brazil Climate Investment Week

Evento acontece nos dias 5 e 6 de junho, em São Paulo, e terá painel com Cacá Takahashi, nosso diretor e coordenador da Rede ANBIMA de Sustentabilidade

A segunda edição da Brazil Climate Investment Week tem data marcada: nos dias 5 e 6 de junho, São Paulo será palco de debates sobre investimentos em soluções para a crise climática. Nossos associados e integrantes da Rede ANBIMA de Sustentabilidade têm 20% de desconto com o código ANBIMA_INVITEES.

As atividades começam com a Converge Capital Conference, no dia 5. Os temas em pauta incluem o apetite de investidores para questões ligadas a clima no atual contexto econômico e geopolítico, o papel da inovação em estruturas e instrumentos financeiros, as expectativas do setor privado para a COP 30 e os caminhos para o Brasil prosperar economicamente nesta era de transições.

A programação também contará com cases de empresas, family offices, bancos e trocas de experiência entre gestores de diferentes classes de ativos que investem em descarbonização e natureza.

Cacá Takahashi, nosso diretor e coordenador da Rede ANBIMA de Sustentabilidade, participará de um painel sobre os investimentos do mercado financeiro em clima e natureza. Estarão com ele Annelise Vendramini, a professora da FGV e líder da Rede ANBIMA de Sustentabilidade; Paula Peirão, coordenadora regional da Unep-FI; e Cambria Allen Ratzlaff, chief responsible investment ecosystems officer do PRI. O debate acontece no dia 5, às 14h30. Confira a programação completa no site do evento.

Na terça-feira, dia 6 de junho, a programação avança com o Nature-Based Solutions Investment Summit, organizado pela Capital for Climate. Estarão em foco as evoluções regulatórias e mercadológicas sobre natureza e serão apresentadas cerca de 30 oportunidades de fundos e negócios focados em soluções baseadas na natureza.

O evento deve reunir cerca de 300 profissionais, entre investidores, gestores de ativos, representantes de instituições financeiras locais e internacionais.

Serviço: Brazil Climate Investment Week

Data: 5 e 6 de junho, das 8h às 21h

Local: SP Hall (Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1909, São Paulo)

Inscrições: pelo site do evento. Nossos associados e integrantes da Rede ANBIMA de Sustentabilidade têm 20% de desconto com o cupom ANBIMA_INVITEES.

Fonte: Anbima, em 22.05.2025.