Buscar:

Notícias ANBIMA, em 19.12.2024

Imprimir PDF
Voltar

Alerta de fraude: tem gente se passando pela ANBIMA

Algumas instituições estão recebendo uma mensagem supostamente assinada pelo nosso diretor-executivo, Zeca Doherty.

Na mensagem há a orientação de assinar um documento. Por favor, não clique. Trata-se de phishing.

Se você receber qualquer outra mensagem da ANBIMA ou de nossos executivos, cheque, por favor, o remetente. Nosso domínio é @anbima.com.br . Qualquer outro endereço diferente desse é falso.

Sempre desconfie de contatos que solicitam para preencher e/ou assinar formulários ou baixar anexos.

Bateu a dúvida sobre algo suspeito? Entre em contato com a gente pelo e-mail faleconosco@anbima.com.br


Mensalidades associativas e tarifas de supervisão terão redução de 5% em 2025

Nova tabela de valores entrará em vigor no dia 2 de janeiro

As mensalidades associativas, as taxas semestrais/anuais de supervisão e as taxas de registro (classe de fundos, subclasse, FIDC, FIP, ofertas e CRI) serão reduzidas em 5% no ano que vem. A redução foi aprovada pela Diretoria em reunião no dia 12 de dezembro. Além disso, os valores das provas de certificação e outros serviços não serão reajustados em 2025, permanecendo os mesmos praticados em 2024.

+ Confira a tabela de preços vigentes

Desde 2019 os valores das mensalidades associativas e das demais taxas ANBIMA não são elevados. Em 2022 e 2023, os preços dos exames das certificações, taxas de registro de fundos, ofertas e de supervisão chegaram a ser reduzidos entre 5% e 30%, com objetivo de democratizar o acesso aos nossos serviços e ao principal programa de certificação da indústria de investimentos.

A nova tabela entrará em vigor a partir de 2 de janeiro, acesse aqui.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail cobranca@anbima.com.br ou pelo telefone (11) 3471-4245.


FInfluence: Ainda minoria entre os influenciadores de finanças, mulheres engajam mais com abordagem educativa

Embora representem uma minoria no universo dos influenciadores financeiros, as mulheres estão conquistando a atenção e a confiança do público com conteúdo voltado para a educação financeira, de acordo com a 7ª edição do Finfluence – quem fala de investimentos nas redes sociais, nosso estudo em parceria com o Ibpad (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados).

+Confira o relatório na íntegra

Dos 571 influenciadores monitorados no primeiro semestre deste ano, apenas 65 (11,5%) são mulheres, contra 376 homens e 130 perfis corporativos. Apesar da desvantagem numérica, os conteúdos publicados por elas no X, Instagram, YouTube e Facebook geram 21% mais engajamento do que os dos seus colegas homens: 3.686 interações médias contra 3.041. Quando comparados aos dados do FInfluence 6, que analisou o segundo semestre de 2023, o engajamento médio nas postagens das influenciadoras cresceu 85,4%, enquanto os conteúdos dos homens tiveram engajamento 26,1% maior no mesmo período. As influenciadoras também aumentaram sua base de seguidores em 5% no primeiro semestre de 2024 e contam com uma audiência média 29% maior em comparação aos homens.

"As mulheres têm um papel muito importante na disseminação de conhecimento financeiro nas redes sociais, especialmente no campo educativo. Elas abordam questões práticas, explicam conceitos de forma acessível e atraem um público interessado em aprender e aplicar esse conhecimento em sua vida cotidiana", analisa Amanda Brum, nossa gerente-executiva de Comunicação, Marketing e Relacionamento com Associados.

Palavras como "investimento", "dinheiro", "renda", "mercado", "aula" e "aprenda" aparecem com mais frequência nas postagens das influenciadoras, sugerindo um foco mais educativo. Quando elas citam produtos financeiros específicos, falam principalmente sobre ações (1.648 menções) e criptomoedas (765). Ambos os produtos também se destacam nas citações dos influenciadores, mas em quantidade bem maior: 32.224 e 17.187, respectivamente.

"O olhar feminino sobre os temas de finanças é essencial, especialmente em um país como o Brasil, onde muitas famílias têm mulheres como chefes de família e responsáveis pela gestão do orçamento doméstico. As influenciadoras têm um papel transformador ao trazer conteúdos educativos que conectam o público a uma visão prática e acessível de planejamento e investimento. Essa representatividade fortalece a autonomia financeira das mulheres e inspira uma nova geração a lidar com suas finanças de forma mais consciente", completa Amanda.

Sobre o relatório

A ANBIMA, em parceria com o IBPAD, monitora os influenciadores digitais de finanças e investimentos desde 2021. Na sétima edição do relatório “FInfluence – quem fala de investimentos nas redes sociais”, foram analisadas 335 mil publicações de 571 influenciadores, que gerenciam 1.344 perfis nas quatro principais redes: Instagram, Facebook, X e YouTube. Os dados abrangem postagens públicas realizadas entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2024.


Pre-matching implementa melhorias nas operações de intermediação em lote

Plataforma incorporou mudanças no batimento de operações com mais de uma parte antes do lançamento no Selic

Com o objetivo de facilitar a rotina das instituições participantes, a plataforma Pre-matching do Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) implementou algumas melhorias no batimento das operações de intermediação com mais de um vendedor ou comprador (“1 para N” ou “N para 1”). As novas funcionalidades estão disponíveis na plataforma web do Pre-matching e por meio de APIs (interface de programação de aplicações, na sigla em inglês).

Conheça nossa página especial sobre o Selic

Entre as novidades, destaca-se a possibilidade de as áreas de Tesouraria acompanharem o lote pelo Pre-matching e autorizarem que a plataforma envie seus comandos para o Selic. Outra novidade é a definição de um limite de dez operações por lote. Esse limite foi estabelecido em acordo com o mercado e poderá ser revisto futuramente. Além disso, haverá uma consulta consolidada das operações do lote, na Interface Operacional do Selic (IOS).

A documentação do catálogo de APIs está disponível na plataforma Selic Conecta.

O antigo modelo de intermediação, limitado a cinco operações por lote, foi restabelecido temporariamente. Os dois modelos irão funcionar em paralelo em caráter provisório e a data de desativação do modelo antigo será anunciada em breve.

Em caso de dúvida, basta entrar em contato pelo e-mail informe.selic@bcb.gov.br ou pelos telefones 0800 200 1054 / 21 3506 8969 / 21 2114 7469.

O que é o Pre-matching

A plataforma Pre-Matching realiza a checagem das negociações entre as instituições financeiras com títulos públicos federais antes do registro no Selic, processo conhecido como batimento das operações. A ferramenta poupa tempo das instituições, que antes precisavam fazer esse processo por telefone ou por e-mail. O registro no Pre-matching pode ser feito via web ou por meio de APIs disponíveis no portal de desenvolvedores Selic Conecta.

Saiba mais sobre o Selic

O Selic é o sistema responsável pelo registro e liquidação de negócios com títulos públicos federais do Tesouro Nacional. É administrado pelo Demab (Departamento de Operações do Mercado Aberto) do Banco Central, com apoio da ANBIMA, há 45 anos.

Fonte: Anbima, em 19.12.2024.