Buscar:

Notícias ANBIMA, em 18.09.2025

Imprimir PDF
Voltar

CPA terá equivalência na Europa a partir de 2026

Acordo internacional com a EFPA, da Espanha, garante compatibilidade da certificação a partir de 2026

A Anbima acaba de firmar um acordo com a EFPA Espanha (Associação Espanhola de Assessores Patrimoniais), um passo importante em nossa trajetória de internacionalização. A partir de 2026, nossas certificações profissionais passam a ser reconhecidas oficialmente em território espanhol – e vice-versa. Os certificados emitidos pela EFPA permitem atuação em toda a União Europeia.

A primeira equivalência no âmbito do acordo será entre a CPA (Certificação Profissional Anbima) e a EIP (Profissional Europeu de Investimentos). O reconhecimento mútuo começa a valer no começo de 2026, quando entra em vigor nossa nova estrutura de certificações voltadas à área de distribuição de produtos financeiros.

Mais de 410 mil profissionais brasileiros certificados pela Anbima poderão se beneficiar do reconhecimento internacional. Para a obtenção da EIP será necessária apenas uma capacitação complementar sobre aspectos do mercado espanhol. O acordo também estabelece que profissionais certificados na Espanha possam atuar no Brasil, desde que também realizem curso complementar sobre o funcionamento do mercado de distribuição nacional, que será oferecido pela Anbima.

"O primeiro acordo bilateral internacional das certificações da Anbima reforça a credibilidade das nossas certificações e abre portas para os profissionais brasileiros atuarem fora do país com reconhecimento oficial. É uma diferenciação real para quem atua na distribuição de produtos financeiros”, afirma Zeca Doherty, nosso diretor-executivo.

O reconhecimento da certificação brasileira está alinhado às exigências da MiFID II (Norma Diretiva dos Mercados de Instrumentos Financeiros), regulação que orienta o mercado financeiro europeu e visa tornar os mercados mais transparentes, eficientes e resilientes. A parceria tem validade inicial de três anos e reforça nosso compromisso com a qualificação, a ética e a mobilidade internacional dos profissionais do mercado financeiro.


Anbima conquista a certificação Guiaderodas

Reconhecimento reforça o compromisso da Associação com a acessibilidade

https://www.anbima.com.br/data/files/5E/06/02/0B/F0E5991023A4F399F82BA2A8/GuiadeRodas.Placa.webp

Fruto de um esforço coletivo, a iniciativa envolveu adaptações arquitetônicas, treinamentos com as equipes e o engajamento da liderança. As ações refletem o compromisso da Anbima com a construção do mercado mais inclusivo e acolhedor, consolidando a acessibilidade como um valor permanente em nossa cultura organizacional.

https://www.anbima.com.br/data/files/49/76/B1/52/01E5991023A4F399F82BA2A8/GuiadeRodas.Geral.webp

Esse reconhecimento se soma a outras iniciativas estratégicas, como a Rede ANBIMA de Diversidade e Inclusão e a adesão ao Pacto de Promoção da Equidade Racial. Mais do que um selo formal, a certificação reforça o papel da Associação como referência em acessibilidade, diversidade e inclusão – mostrando que a transformação do mercado financeiro começa dentro de casa.


Climate Week NYC 2025: acompanhe a cobertura sobre a conferência anual de mudanças climáticas

Evento faz parte da nossa série de conteúdo Bagagem ESG, que reúne insights das maiores discussões e fóruns de sustentabilidade

Estaremos na Climate Week NYC 2025, de 21 a 28 de setembro, uma das maiores conferências sobre mudanças climáticas que acontece anualmente em Nova York, nos Estados Unidos. Ela é formada por diversos eventos, debates e encontros simultâneos para promover mudanças e impulsionar a transição para uma economia de baixo carbono e mais resiliente frente à crise do clima.

A conferência reúne líderes do universo dos negócios, da tecnologia, do meio acadêmico e da sociedade civil. Cacá Takahashi, nosso diretor e coordenador da Rede ANBIMA de Sustentabilidade, e Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação, estarão presentes tanto no Climate Week NYC 2025 quanto no SDG’s in Brazil e no Brazil Climate Summit, eventos com foco nos desafios enfrentados pelo Brasil.

A participação faz parte da nossa série de conteúdos Bagagem ESG, que reúne os principais insights das maiores discussões e fóruns de sustentabilidade.

+ Veja outros conteúdos da série Bagagem ESG

Billi representará a Anbima e levará a voz do mercado de capitais brasileiro para um dos eventos que acontecem durante a Semana do Clima de Nova York 2025 – o World Climate and Biodiversity Summit, que estamos apoiando. Trata-se de um evento que busca promover soluções integradas entre clima e biodiversidade, impulsionar investimentos sustentáveis e acelerar ações concretas rumo à COP30 no Brasil. Billi participará do painel “Fireside Chat – Building a Nature-Positive Economy: Aligning Capital with Climate, Nature, and Value”, que acontece no dia 25 de setembro, às 15h45. Na ocasião, ele vai discutir como investidores institucionais, gestores e empresas estão adaptando suas estratégias para lidar com riscos climáticos e ambientais, gerar valor e aumentar a resiliência.

Essa iniciativa faz parte da Rede ANBIMA de Sustentabilidade e da agenda de continuidade do ANBIMA em Ação 2025/2026, conjunto de metas que elegemos como prioritárias para este e o próximo ano. Acompanhe o nosso perfil no LinkedIn e entre em nosso WhatsApp (exclusivo para associados) para saber das novidades.

Serviço:

  • Climate Week NYC 2025
  • Programação completa aqui
  • World Climate and Biodiversity Summit
  • Painel: Fireside Chat – Building a Nature-Positive Economy: Aligning Capital with Climate, Nature, and Value
  • Dia: 25/9, das 15h45 às 16h15
  • Local: Civic Hall, Centro Bernard Goldstein
  • Programação completa aqui

Conheça o ANBIMA em Ação

O ANBIMA em Ação é o conjunto das principais iniciativas da Associação para este e o próximo ano. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, novos players, reguladores e lideranças da ANBIMA que resultou em uma agenda apoiada em três pilares: representatividade, inteligência de dados e redução do custo de observância. Além das iniciativas sob estes três pilares indicados na consulta, o ANBIMA em Ação 2025-2026 inclui temas que já estão em andamento, seja porque são estratégicos para o mercado ou para o futuro da Associação: sustentabilidade, investimento internacional, finanças digitais, inteligência artificial e educação. Confira cada uma aqui.

Fonte: Anbima, em 18.09.2025.