ANBIMA e Insper firmam acordo de cooperação para iniciativas de pesquisa, educação e inovação no mercado financeiro
Colaboração entre as entidades se estende desde 2016. Mais de 600 estudantes do instituto já obtiveram a CPA-20 a partir da parceria
Firmamos um novo acordo com o Insper para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas nas áreas de pesquisa, educação de investidores (incluindo potenciais investidores) e inteligência artificial. A parceria também abrange a capacitação de profissionais dos mercados financeiro e de capitais, incluindo funcionários e funcionárias da ANBIMA, além da nossa participação na feira anual de carreiras da instituição de ensino.
"A colaboração entre ANBIMA e Insper é sólida e já se estende por diversos anos. O instituto, uma das principais escolas de negócios do país, tem sido responsável pela formação de grandes profissionais do nosso setor. A assinatura do acordo chancela e expande esse intercâmbio de conhecimentos e boas práticas, reafirmando o compromisso com a excelência e o desenvolvimento contínuo do mercado financeiro", afirma Zeca Doherty, nosso diretor-executivo.
Desde 2016, o Insper utiliza as provas da CPA-20 para avaliar estudantes das formações de Administração de Empresas e Economia que cursam a disciplina eletiva "Mercados financeiros 360º". O desempenho no nosso exame contribui com 50% da nota final nessa matéria. Até agora, mais de 600 alunos e alunas já obtiveram a certificação CPA-20 por meio do acordo.
“A parceria com a ANBIMA é traz à comunidade Insper excelentes oportunidades de conexão ao mercado financeiro. Para além da certificação, vamos ampliar a cooperação para a geração de conhecimento. Com isso, Insper e ANBIMA somam esforços para ampliar o impacto de ambos na sociedade brasileira”, afirma Guilherme Martins, presidente do Insper.
Pre-matching passa a aceitar registro de operações compromissadas com PU em aberto
Com a novidade, ficou mais simples realizar a liquidação de negócios entre participantes
Com o objetivo de simplificar as rotinas das instituições participantes do Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), desde o dia 2 de maio a plataforma Pre-matching incorporou a possibilidade de lançamento de operações compromissadas com PU de retorno em aberto (código 1057) realizadas entre participantes de mercado. Neste primeiro momento, o lançamento no Pre-matching é opcional.
Já em relação aos leilões do tipo Tomador (go around), as compromissadas com PU em aberto não serão utilizadas pelo Banco Central antes do dia 1º/08/2025. A partir de então, será possível efetuar a subtração do cupom de juros pago ao participante quando este ocorrer durante a vigência da operação compromissada. Nestes casos, o Banco Central efetuará o pagamento do cupom de juros na data prevista e descontará o valor correspondente do valor financeiro no momento da liquidação, evitando a necessidade de devolução do valor do cupom no momento do retorno da operação.
Saiba mais nos Informes Selic nº 017/2025 e 018/205
As APIs de negócio e eventos foram ajustadas e a documentação correspondente está disponível na plataforma Selic Conecta.
Em caso de dúvida, deve-se entrar em contato pelo e-mail informe.selic@bcb.gov.br ou pelos telefones 0800 200 1054 / 21 3506 8969 / 21 2114 7469.
Saiba mais sobre o Selic
O Selic é o sistema responsável pelo registro e liquidação de negócios com títulos públicos federais do Tesouro Nacional. É administrado pelo Demab (Departamento de Operações do Mercado Aberto) do Banco Central, com apoio da ANBIMA, há 45 anos.
Conheça nossa página especial sobre o Selic
O que é o Pre-matching
A plataforma Pre-Matching realiza a checagem das negociações entre as instituições financeiras com títulos públicos federais antes do registro no Selic, processo conhecido como batimento das operações. A ferramenta poupa tempo das instituições, que antes precisavam fazer esse processo por telefone ou por e-mail.
O que é o Selic Conecta
O Selic Conecta é um catálogo digital voltado a desenvolvedores, que tem por objetivo facilitar a integração do mercado financeiro aos produtos e serviços oferecidos pelo Selic. Lá, é possível encontrar todas as informações sobre APIs (interfaces de programação de aplicações, na sigla em inglês) disponibilizadas para o mercado.
O que são leilões de títulos públicos
Os leilões de títulos públicos federais são realizados eletronicamente no Selic para ofertar ao mercado os papéis da dívida pública emitidos pelo Tesouro Nacional. Eles acontecem exclusivamente pelo módulo Ofpub (Oferta Pública Formal Eletrônica). Podem participar diretamente as instituições financeiras habilitadas pelo Banco Central. Em média são promovidos cerca de 40 leilões por mês, em datas divulgadas trimestralmente. Os resultados são divulgados a partir das 11h45 e as instituições vencedoras fazem a liquidação no dia previsto pela regulamentação do Tesouro Nacional.
Fonte: Anbima, em 09.05.2025.