Regras e procedimentos para registro das carteiras administradas entram em audiência pública
Instituições podem enviar sugestões até 22 de abril
Está aberta a audiência pública para debater as regras e procedimentos para registro das carteiras administradas das instituições que seguem o Código de Administração de Recursos de Terceiros. As sugestões podem ser enviadas até o dia 22 de abril para o e-mail: audiencia.publica@anbima.com.br
+ Fase piloto do registro das carteiras administradas é prorrogada
A atividade de gestão de carteira administrada entrou para a autorregulação em 2020. A mudança atende demanda do próprio mercado para a criação de padrões e práticas que trouxessem mais segurança a gestores e investidores.
Com a nova regra, os gestores serão responsáveis pelo registro e envio mensal de informações das carteiras administradas, podendo contratar terceiros para esta função. O encaminhamento dos dados pelo sistema ANBIMA Input deverá ser realizado entre o primeiro e o décimo dia útil do mês posterior ao de referência, tendo como base as informações coletadas no último dia útil. O envio de informações possibilitará a criação de uma base de dados que poderá ser utilizada pelo mercado para acompanhar os números dessa indústria.
A norma prevê, ainda, o seguimento de regras relacionadas a confidencialidade das informações, como dispõe a LGPD (lei geral de proteção de dados).
Para colaborar com a construção da base de dados, os gestores devem estar atentos a algumas práticas, como integridade, pontualidade e regularidade no envio das informações.
Para acessar a minuta da audiência pública, clique aqui
Evento discute indústrias de fundos do Brasil e de Luxemburgo
Zeca Doherty, nosso superintendente-geral, participará do encontro no próximo dia 27
No dia 27 de abril, a agência Luxemburgo for Finance promove evento para debater as conexões entre as indústrias de fundos do Brasil e de Luxemburgo. O encontro online “Building Bridges with Brazil” é gratuito e tem o objetivo de identificar laços para promover o crescimento dos dois países e alcançar novos investidores.
Zeca Doherty, nosso superintendente-geral, participará da abertura do evento. Ele conversará com Jefferson Oliveira, da PwC, sobre o panorama de fundos no Brasil, com destaque para a nova regulação de fundos da CVM e o crescimento dos fundos ESG (ambientais, sociais e de governança).
Outros painéis terão discussões sobre gestão patrimonial e o cenário bancário, emissão de títulos sustentáveis, a oferta de Luxemburgo para investidores brasileiros, entre outros.
O encontro está com as inscrições abertas e será transmitido com legendas em português e inglês.
Inscrições: aqui
Relatório Anual da ANBIMA aponta avanços do mercado em mais um ano de pandemia
Consolidação de práticas que deram certo no momento de contingência são destaques das mensagens dos nossos líderes, que também trazem uma ampla visão do que fizemos em 2021
Divulgamos hoje o Relatório Anual 2021 que traz as principais atividades desenvolvidas pela Associação ao longo de mais um ano marcado pelos desafios impostos pela pandemia de Covid-19. Logo no começo, as mensagens das nossas lideranças trazem os avanços e desafios enfrentados no período, além da consolidação de práticas que deram certo no momento de contingência.
+ Confira o Relatório Anual na íntegra
Carlos Ambrósio, presidente, comentou a importância e ações relacionadas a temas, como sustentabilidade, diversidade e inserção do investidor no mercado internacional, que ocuparam as páginas dos jornais e ganharam urgência na agenda do mercado.
Zeca Doherty, superintendente-geral, por sua vez, ressaltou os investimos em tecnologia, em processos e, sobretudo, em gente. Além disso, ele contou como foi assimilado o trabalho híbrido – com revezamento entre o presencial e o home office – e a estratégia de diversidade e inclusão, com o estabelecimento de metas para a contratação de pessoas negras.
A publicação reúne tudo que foi feito tanto para o mercado quanto dentro de casa, a estrutura da nossa governança, o perfil dos associados e das pessoas que trabalham na Associação. O material é uma ótima oportunidade para saber mais sobre a Associação e ter uma visão geral de tudo que fizemos em 2021.
Em tempo, a edição de 2021 é inspirada nos indicadores GRI (Global Reporting Initiative), a principal referência internacional no relato de sustentabilidade das empresas com base em aspectos ambientais, sociais e governamentais. Esses indicadores ajudam a dar mais transparência às iniciativas e facilitam a comparação com outras companhias.
Para conferir Relatório Anual da ANBIMA na íntegra, acesse aqui.
Fonte: Anbima, em 04.04.2022.