Workshop explica papel da governança corporativa segundo a CVM 193
Encontro online em 3 de julho faz parte da Jornada IFRS e é exclusivo para associados e aderentes ANBIMA
O segundo workshop da Jornada IFRS vem aí: no dia 3 de julho, às 10h, vamos entender o papel da governança corporativa na identificação e gestão de riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade, a partir das normas IFRS S1 e S2, que integram a Resolução CVM 193.
O encontro, que é online e exclusivo para associados e aderentes ANBIMA, também explicará como a governança pode ajudar a medir a capacidade das empresas de se adaptarem, responderem a riscos e criarem valor. Inscreva-se para participar!
A dinâmica será conduzida por Glaucia Terreo e Regiane Abreu, fundadoras da consultoria Ondas Sustentáveis, e contará com a participação especial de Elizabeth Seeger, membro do conselho do ISSB (Conselho Internacional de Padrões de Sustentabilidade) e Nicolaj Sebrell, diretor de Relações com Investidores da IFRS Foundation.
Sobre a Jornada
A Jornada IFRS é uma trilha de conhecimento com base na Resolução CVM 193, que foi pioneira ao adotar o padrão do IFRS para reporte de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade (IFRS S1) e ao clima (IFRS S2)..
A iniciativa busca apoiar os profissionais dos mercados financeiro e de capitais no entendimento e no uso prático dessas regras, que entrarão em vigor em 2026.
Confira a agenda completa e inscreva-se:
- Workshop Integração e governança – 3 de julho, às 10h – Inscreva-se
- Workshop Materialidade I – 7 de agosto, às 10h – Inscreva-se
- Workshop Materialidade II – 11 de setembro, às 10h – Inscreva-se
A iniciativa faz parte da agenda da Rede ANBIMA de Sustentabilidade, que integra o plano de continuidade do ANBIMA em Ação 2025/2026, conjunto de metas que elegemos como prioritárias para este e o próximo ano.
Conheça o ANBIMA em Ação
O ANBIMA em Ação é o conjunto das principais iniciativas da Associação para este e o próximo ano. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, novos players, reguladores e lideranças da ANBIMA que resultou em uma agenda apoiada em três pilares: representatividade, inteligência de dados e redução do custo de observância. Além das iniciativas sob estes três pilares indicados na consulta, o ANBIMA em Ação 2025-2026 inclui temas que já estão em andamento, seja porque são estratégicos para o mercado ou para o futuro da Associação: sustentabilidade, investimento internacional, finanças digitais, inteligência artificial e educação. Confira cada uma aqui.
Associados têm 10% desconto nas inscrições do PRI In Person 2025
Conferência global sobre investimentos responsáveis acontece de 4 a 6 de novembro em São Paulo
O principal fórum global sobre investimentos responsáveis está chegando ao Brasil: de 4 a 6 de novembro, São Paulo recebe o PRI In Person. O encontro busca discutir e promover adoção de fatores ESG no mercado de capitais e tem 10% de desconto para associados ANBIMA com o cupom ANBIMA_PIP.
Para garantir o melhor valor, é possível adquirir o ingresso no lote "early birds", que termina em 2 de julho. O desconto também é cumulativo com os preços especiais do ingresso "emerging markets", com 20% off, sem prazo para terminar. O sistema permite a compra de até sete ingressos por instituição e o preço final incluirá os impostos.
Será a primeira vez que o PRI In Person acontece na América Latina em mais de dez anos e abre a oportunidade para que o mercado brasileiro se aprofunde em investimentos responsáveis sem precisar se deslocar para fora do país. O encontro deve reunir mais de mil profissionais entre CEOs, CIOs, diretores, gestores de portfólio, proprietários de ativos e especialistas em investimentos responsáveis.
A ANBIMA é uma das apoiadoras da conferência e a contribuição com o encontro faz parte da nossa agenda de continuidade do ANBIMA Em Ação 2025/2026, conjunto de metas que elegemos como prioritárias para este e o próximo ano. Participamos das últimas edições do PRI In Person realizadas em Toronto, no Canadá, em 2024, e em Tóquio, no Japão, em 2023.
Serviço: PRI In Person 2025
Quando: 4 a 6 de novembro
Onde: Centro de Convenções Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo)
Ingressos: no site do PRI In Person. ASsociados ANBIMA têm 10% de desconto com o cupom ANBIMA_PIP e podem conseguir melhores valores na compra dos ingressos early birds
Conheça o ANBIMA em Ação
O ANBIMA em Ação é o conjunto das principais iniciativas da Associação para este e o próximo ano. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, novos players, reguladores e lideranças da ANBIMA que resultou em uma agenda apoiada em três pilares: representatividade, inteligência de dados e redução do custo de observância. Além das iniciativas sob estes três pilares indicados na consulta, o ANBIMA em Ação 2025-2026 inclui temas que já estão em andamento, seja porque são estratégicos para o mercado ou para o futuro da Associação: sustentabilidade, investimento internacional, finanças.
Nova API permitirá consulta integrada a informações de contas e clientes do Selic
O recurso, disponível na plataforma Selic Conecta, permite o acesso aos dados em formato amigável e personalizado
A partir de 30 de junho, foram disponibilizadas novas APIs (interface de programação de aplicações, na sigla em inglês) com informações de contas e clientes das instituições participantes do Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia). Com isso, é possível consultar, de forma integrada aos sistemas das casas, dados públicos de contas e dados da área logada. A novidade faz parte da agenda de inteligência de dados do ANBIMA em Ação, o conjunto de atividades que elegemos como prioritárias para o biênio 2025/2026.
Saiba mais no Informe Selic 040/2025
“Este foco cada vez maior em APIs está em linha com uma demanda dos associados por soluções que permitam o acesso a dados em formatos amigáveis, possibilitando consultas personalizadas e integradas aos sistemas internos das instituições”, explica Francisco Vidinha, superintendente do Selic. A documentação deste novo recurso pode ser encontrada no Selic Conecta, o catálogo digital de documentações sobre APIs do Selic, que tem por objetivo facilitar a integração do mercado financeiro aos produtos e serviços oferecidos pelo Selic.
Saiba mais sobre o Selic
O Selic é o sistema responsável pelo registro e liquidação de negócios com títulos públicos federais do Tesouro Nacional. É administrado pelo Demab (Departamento de Operações do Mercado Aberto) do Banco Central, com apoio da ANBIMA, há 45 anos. Conheça nossa página especial sobre o Selic
Conheça o ANBIMA em Ação
O ANBIMA em Ação é o conjunto das principais iniciativas da Associação para este e o próximo ano. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, novos players, reguladores e lideranças da ANBIMA que resultou em uma agenda apoiada em três pilares: representatividade, inteligência de dados e redução do custo de observância. Além das iniciativas sob estes três pilares indicados na consulta, o ANBIMA em Ação 2025-2026 inclui temas que já estão em andamento, seja porque são estratégicos para o mercado ou para o futuro da Associação: sustentabilidade, investimento internacional, finanças digitais, inteligência artificial e educação. Confira cada uma aqui.
Acordo de cooperação e intercâmbio de informações com BSM fortalece a autorregulação
Parceria poderá otimizar as atividades de supervisão e fiscalização para o mercado
Assinamos com a BSM Supervisão de Mercados, responsável pela supervisão e fiscalização legal dos mercados organizados administrados pela B3, um acordo acordo que prevê cooperação em temas de interesse comum. A primeira etapa está relacionada ao compartilhamento de informações sobre influenciadores de finanças, os chamados finfluencers. A iniciativa faz parte do ANBIMA em ação, conjunto de prioridades para o biênio 2025-2026.
"O acordo é um grande guarda-chuva, que abre espaço para cooperação em diversas frentes relacionadas à autorregulação, principalmente aquelas com sobreposição de atuação. Há alguns anos começamos essas conversas, visualizando uma oportunidade de atuação conjunta, com foco nas sinergias das atividades e melhoria das práticas junto às instituições supervisionadas. A iniciativa está em linha com nosso planejamento estratégico, que tem como uma de suas prioridades a redução de custos de observância do mercado”, afirma Guilherme Benaderet, nosso superintendente de Supervisão de Mercados.
“O acordo contempla iniciativas conjuntas para aprimorar a supervisão e fiscalização, bem como fomentar o alinhamento de entendimentos sobre regras e condutas no mercado, além do intercâmbio de experiências e boas práticas relacionadas à autorregulação, respeitando as competências e atribuições de cada entidade. A iniciativa está alinhada com a estratégia da BSM de aumentar a eficiência da supervisão e entregar mais valor no trabalho da autorregulação”, afirma André Eduardo Demarco, diretor de Autorregulação da BSM.
A primeira iniciativa do acordo será o compartilhamento de informações sobre o monitoramento da atuação dos finfluencers. Atualmente, utilizamos, nas atividades de supervisão, uma plataforma tecnológica que monitora a atuação dos finfluencers nas redes sociais e uma relação de influenciadores contratados que é enviada pelas instituições que seguem o nosso Código de Distribuição. A BSM terá acesso a ambos que complementarão o trabalho de análise transacional que já é realizado pela entidade em seu dever de supervisão e fiscalização dos mercados organizados administrados pela B3.
A expectativa é que a parceria avance para novas frentes que possam ser otimizadas e convergentes em uma maior entrega de valor ao mercado e seus agentes, por exemplo, o suitability, que é tema recorrente de supervisão de ambas as partes.
Saiba mais sobre o ANBIMA em Ação
O ANBIMA em Ação é o conjunto das principais iniciativas da Associação para o biênio 2025/2026. Ao todo, foram listadas 30 iniciativas a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, novos players, reguladores e lideranças da ANBIMA que resultou em uma agenda apoiada em três pilares: representatividade, inteligência de dados e redução do custo de observância.
Fonte: Anbima, em 01.07.2025.