Buscar:

Notícias ABIMED, em 29.05.2025

Imprimir PDF
Voltar

ABIMED e Grupo Band fortalecem parceria para impulsionar o setor de tecnologia em saúde

Em reunião realizada na tarde do último dia 29, representantes da ABIMED e do Grupo Bandeirantes se reuniram presencialmente para um wrap-up da primeira fase de um projeto estratégico iniciado durante a Feira Hospitalar 2025. Estiveram presentes pelo Grupo Bandeirantes João Carlos Saad, Presidente, Giselle Estefano, Superintendente Executiva, Rodolfo Schneider, Diretor Geral de Conteúdo, Andressa Guaraná, Diretora de jornalismo, e João Bork Saad, Gerente de conteúdo. Pela ABIMED, participaram Paulo Simas, Gerente de Comunicação e Marketing, Jorge Khauaja, Gerente de Compliance e Assunto Legais, Silvio Garcia, Head de Relações Institucionais e Governamentais em São Paulo, e o Presidente-Executivo, Fernando Silveira Filho.

A iniciativa tem como objetivo central elevar a percepção de valor do setor de dispositivos e equipamentos médicos, reforçado pelo protagonismo das empresas associadas à ABIMED, além de fomentar discussões mais profundas sobre os desafios e oportunidades do sistema de saúde brasileiro, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável na área da saúde.

O projeto é de longo prazo e envolve diversas frentes de atuação conjunta. Em breve, novos desdobramentos serão divulgados.


ABIMED e associadas se reúnem com USP e Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação

A ABIMED, que lidera a vertical de Saúde da Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), participou de uma reunião com o Centro de Inovação da USP (Inova USP) para debater o Observatório de Transformação Digital do Estado de São Paulo.

O encontro, realizado no dia 15 de maio, teve como objetivo apresentar a iniciativa às empresas associadas da entidade e convidá-las a colaborar na construção do edital da Fundação USP, em parceria com municípios paulistas. As ações previstas para 2025 terão foco em temas estratégicos para o setor, como interoperabilidade e uso de bases de dados em saúde.

Desenvolvido em conjunto com a Frente Parlamentar, o Observatório tem a proposta de impulsionar a adoção de tecnologias inovadoras nos 645 municípios do estado e em 36 comunidades alvo. A ABIMED é a entidade responsável por coordenar as iniciativas na área da saúde, promovendo a mobilização do setor empresarial para contribuir com a transformação digital nos sistemas públicos e privados.

A apresentação contou com a presença do professor Marcelo Zuffo, diretor do Inova USP; de Robson R. Arantes, coordenador executivo do Observatório; e de Ana Carolina Davanço, coordenadora da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação da ALESP.


Comitês da ABIMED se reúnem para debater pautas importantes para o ambiente de negócios

Nesta semana, a ABIMED realizou em sua sede, em São Paulo, as reuniões ordinárias de alguns dos seus comitês estratégicos, reforçando seu compromisso com a integração regulatória e o fortalecimento do ambiente de negócios no setor de dispositivos médicos.

Em 27 de maio, ocorreram as reuniões dos Comitês de Inteligência Regulatória (CIR) e de Inteligência Regulatória LATAM (CIR LATAM), sob a coordenação de Márcio Godoy, Gerente de Assuntos Regulatórios da ABIMED. E, no dia seguinte, 28 de maio, foi a vez do Comitê Tributário debater os temas estratégicos que podem impactar o setor de saúde. Encerrando a agenda da semana, em 29 de maio, a sede da ABIMED recebeu a reunião ordinária do Comitê de Comércio Exterior (COMEX). /

Essas reuniões evidenciam o esforço contínuo da ABIMED em promover constante integração e fortalecer o ambiente de negócios para o setor de dispositivos e equipamentos médicos, tanto no Brasil quanto na América Latina.


O JOTA promove Webinar Convênio ICMS 01/99: os impactos na saúde, com apoio da ABIMED

O JOTA promoverá, no dia 05 de junho, o Webinar Convênio ICMS 01/99: os impactos na saúde, com apoio da ABIMED. O Convênio 01/99 trata da isenção do ICMS para equipamentos e insumos voltados à prestação de serviços de saúde e é uma pauta prioritária para a ABIMED e para o setor de dispositivos médicos.

A ação reitera o compromisso da ABIMED com a sustentabilidade do setor, a previsibilidade regulatória e a segurança jurídica nas operações de saúde.

Anote na agenda e participe da transmissão ao vivo no canal do JOTA no YouTube.

Para saber mais, acesse>>


ABIMED entrega Manual de Licitações a Dário Saadi, VP da FNP e Prefeito de Campinas

A ABIMED, representada por Silvio Garcia, Head de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) em São Paulo, e Jorge Khauaja, Gerente de Compliance e Assuntos Legais, estiveram na sede na da Prefeitura de Campinas, no último dia 15 de maio, para uma reunião com Dário Saadi, prefeito da cidade, Vice-Presidente da Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas (FNP) e presidente da Câmara Técnica de Saúde da FNP.

Na ocasião, houve a entrega formal do Manual de Licitações criado pela entidade em parceria com o escritório SPLaw Advogados, com o propósito de servir como guia prático que orienta sobre a regras, etapas, e boas práticas para realização de contratações públicas, conforme legislação vigente a Dário Saadi. Dário, tem atuado na articulação de atividades que aproximam o setor público e o privado, com foco na eficiência e na modernização da gestão em saúde. E, este encontro faz parte da agenda institucional da ABIMED de diálogo com gestores públicos, reafirmando o compromisso da entidade com o desenvolvimento de políticas que promovam o acesso à saúde de qualidade e o avanço da indústria de equipamentos e dispositivos médicos no Brasil.


ABIMED presente no Simpósio Desafios e Estratégias no Desenvolvimento da Cirurgia Robótica

No último dia 27 de maio foi organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) o Simpósio Desafios e Estratégias no Desenvolvimento da Cirurgia Robótica. O evento contou com a presença de Ana Estela Haddad, Secretária de Informação e Saúde Digital, Silvio Garcia, Head de Relações Institucionais e Governamentais da ABIMED em São Paulo, Anderson Fernandes, Gerente de acesso ao mercado na Strattner, e também com os professores membros da FMUSP, responsáveis pelo evento.

O evento contou com mesas redondas que debateram assuntos como a captação de recursos no contexto da cirurgia robótica, passando também pelo tema de inovação, ensino e assistência na era da tecnologia digital, sobre a regulamentação em cirurgia robótica e a inserção da cirurgia robótica no ensino.

Destaca-se a importância dos debates no que se entende na regulamentação e implementação da cirurgia robótica no Brasil. Houve mesas redondas que apresentaram cases de sucesso também no setor público fazendo uso da tecnologia. A ABIMED vem firmando seu compromisso em acompanhar o desenvolvimento e evolução das discussões entre a tecnologia e o setor da saúde.

Fonte: Abimed, em 29.05.2025.