Parlamentares e especialistas debatem a aplicação da Inteligência Artificial na Saúde no estande da ABIMED na Hospitalar 2025
A ABIMED promoveu nesta quarta-feira, 22 de maio, uma importante discussão sobre os rumos da regulamentação da inteligência artificial na saúde, durante a feira Hospitalar 2025, em São Paulo.
O painel, realizado no estande da associação, contou com as participações do Deputado Federal e integrante da Frente Parlamentar da Saúde Pedro Westphalen, do Deputado Federal Ismael Alexandrino, o diretor do InovaHC/HCFMUSP Marco Bego, o professor e pesquisador da FGV Guilherme Klafke e o médico do HCFMUSP e da Santa Casa de São Paulo Dr. Vinicius Guirado.
Sob o tema “Aplicação da IA na Saúde: regulamentação frente a riscos e benefícios”, o debate abordou sobre como construir um marco regulatório que equilibre inovação tecnológica, segurança do paciente e sustentabilidade dos sistemas de saúde, segurança e ética.
O deputado Ismael Alexandrino destacou a necessidade de “descontaminar” o debate público sobre inteligência artificial, que muitas vezes se concentra nas redes sociais, para priorizar discussões estruturadas sobre seu uso na área médica. Ele defendeu uma regulamentação que assegure princípios como segurança ética e proteção de dados, ressaltando a importância do diálogo entre especialistas, academia e o poder público.
Já o deputado Pedro Westphalen reforçou que a importancia de migrar o foco do debate sobre IA para a saúde e sobre ser fundamental que o Congresso aprofunde o conhecimento sobre a aplicação dessas tecnologias no setor para que os avanços possam acontecer com responsabilidade. Westphalen defendeu a realização de audiências públicas sobre o tema e reconheceu o papel da ABIMED como ponte entre a indústria, os especialistas e os formuladores de políticas públicas.
Os participantes também ressaltaram que, mesmo antes de uma regulamentação específica, a IA já é uma realidade, por isso, é essencial criar mecanismos de aproximação entre quem desenvolve, aplica e regula essas tecnologias.
A proposta da ABIMED com o painel foi estimular esse diálogo qualificado entre o poder público e a indústria. O objetivo é contribuir para a construção de políticas públicas que promovam o uso ético e seguro da IA em benefício de todo o ecossistema de saúde no Brasil.
Hospitalar 2025: saiba como foi a Programação da Jornada Regulatória e Diálogos ABIMED
A Jornada Regulatória da ABIMED é uma das atividades mais aguardadas da Hospitalar. É um evento tradicional na feira, que reúne os principais dirigentes das agências reguladoras e reforça o papel estratégico da regulação sanitária no desenvolvimento do setor de saúde. No mezanino da São Paulo Expo, Sala 2023, B, C e D, se destaca como um espaço de escuta ativa, troca de experiências e fomento à inovação responsável no setor de dispositivos médicos e tecnologias em saúde.
Confira como foram os dias da Jornada Regulatória ABIMED na Hospitalar 2025:
Hospitalar 2025: Jornada Regulatória ABIMED – Dia 1 | 20 de maio
Hospitalar 2025: Jornada Regulatória ABIMED – Dia 2 | 21 de maio
O Diálogos ABIMED é feito no estande da ABIMED (H-32) e reúne especialistas, lideranças empresariais e representantes institucionais em uma série de palestras dinâmicas e abertas ao público, sem necessidade de inscrição. Durante os quatro dias da Hospitalar, ocorrem discussões sobre inovação, sustentabilidade, ESG, transformação digital, política industrial, reforma tributária, tendências globais em saúde etc. Um espaço pensado para quem busca ampliar o olhar sobre o futuro da saúde e se conectar com os desafios e oportunidades do mercado.
Confira como foram os dias do Diálogos ABIMED na Hospitalar 2025:
Hospitalar 2025: Diálogos ABIMED – Dia 1 | 20 de maio
Hospitalar 2025: Diálogos ABIMED – Dia 2 | 21 de maio
Parceria ABIMED e BAND na Hospitalar 2025
A ABIMED firmou, no dia 9 de maio, uma parceria estratégica com o Grupo Bandeirantes de Comunicação e a iniciativa já teve início com a cobertura da Hospitalar 2025, uma das principais feiras do setor de saúde da América Latina, reforçando o compromisso da entidade em dar visibilidade aos temas prioritários da indústria de equipamentos e dispositivos médicos.
A parceria ABIMED e Band na Hospitalar integra os esforços da Associação em fortalecer a presença institucional do setor nos meios de comunicação e ampliar o alcance das discussões relevantes para suas associadas, além de gerar mais visibilidade para as empresas por mídia espontânea.
A parceria também está alinhada à estratégia de marketing e comunicação da entidade, voltada à disseminação de informação qualificada e de interesse social. Além da cobertura especial na Hospitalar 2025, estão previstas novas ações conjuntas ao longo do ano.
ABIMED recebe prêmio Líderes da Saúde 2025, um dos mais importantes do setor no Brasil
Na noite do último dia 19 de maio, a ABIMED, representada pelo seu Presidente-Executivo, Fernando Silveira Filho, recebeu o prêmio Líderes da Saúde 2025, na categoria Referência. A cerimônia ocorreu no Palácio Tangará e contou com a presença de CEOs e lideranças do setor, com o intuito de promover conexões.
O Prêmio Líderes da Saúde é um dos mais importantes e prestigiados reconhecimentos do setor de saúde no Brasil. A tradicional premiação, organizada desde 2013 pela revista Healthcare Management, do Grupo Mídia, homenageia as indústrias, fornecedores, distribuidores, operadoras, entidades setoriais e outros players que valorizam a inovação e impulsionam o desenvolvimento do setor da saúde.
A ABIMED agradece a honraria concedida na noite de ontem e reitera o seu compromisso com a inovação e a ampliação do acesso à saúde.
Hospitalar 2025: Diálogos ABIMED – Dia 1 | 20 de maio
Diálogos ABIMED destaca legalidade, compliance e sustentabilidade no primeiro dia da Hospitalar 2025
No dia 20 de maio, a ABIMED deu início à sua programação oficial dos Diálogos ABIMED, realizado no estande da associação, na Hospitalar 2025 com o Dia de Legal & Compliance. Ao longo da tarde, especialistas, executivos do setor e representantes de escritórios jurídicos se reuniram para debater temas estratégicos relacionados à governança, regulação e sustentabilidade na área de dispositivos médicos.
Abrindo a programação, o painel “Panorama do setor e tendências futuras. Fechamento 2024” trouxe uma análise sobre os movimentos recentes da indústria e as perspectivas para os próximos anos, com apresentação de Leandro T4Health, que destacou a importância de dados, transparência e previsibilidade para a tomada de decisão no setor.
Na sequência, foi realizado o lançamento da Cartilha ABIMED | SPLAW – Guia prático da Lei de Licitações, com a participação de Benny Spiewak e Jorge Khauaja, que discutiram os principais pontos da nova legislação e sua aplicação no contexto dos dispositivos médicos. A cartilha visa apoiar as empresas associadas no entendimento e cumprimento da Lei nº 14.133/2021.
O painel seguinte abordou o Sunshine Act e o PL 7990/17, discutindo os impactos das propostas legislativas sobre a transparência nas relações entre indústria e profissionais de saúde. O debate contou com a presença de Gustavo Biagiolli, Jorge Khauaja e Ana Montanheiro, que compartilharam experiências e desafios relacionados à implementação de práticas de compliance no setor.
Encerrando a programação do dia, o painel “Economia Circular e sua importância para o setor de dispositivos médicos” reuniu Pedro Carneiro, Maria Fernanda Pelizzon Garcia e Sissi Alves da Silva, com mediação de Jorge Khauaja. O grupo debateu os avanços e as oportunidades para o setor em iniciativas voltadas à sustentabilidade, eficiência no uso de recursos e responsabilidade ambiental.
A programação reitera o papel dos Diálogos ABIMED como espaço estratégico para discutir temas regulatórios, jurídicos e de sustentabilidade, aproximando o setor produtivo das melhores práticas de governança e conformidade.
Hospitalar 2025: Jornada Regulatória ABIMED – Dia 1 | 20 de maio
Nesta terça-feira, 20 de maio, teve início o primeiro dia da Jornada Regulatória ABIMED, iniciativa integra a programação oficial da Hospitalar 2025, evento realizado pela Informa Markets Latam, considerado o maior encontro do setor de saúde da América Latina.
O primeiro dia da Jornada Regulatória ABIMED reuniu especialistas, dirigentes e representantes das principais instituições reguladoras do País, promovendo discussões de alto nível sobre o futuro do ambiente regulatório nacional. Os principais temas abordados foram Legal & Compliance, convergência regulatória internacional e a modernização dos processos que impactam diretamente a inovação e o desenvolvimento no setor da saúde.
A mesa de abertura contou com a presença de Danitza Passamai, diretora da Terceira Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e de Fernando Silveira Filho, Presidente-Executivo da ABIMED. O painel inaugural, intitulado “Perspectiva 2025 no ambiente regulatório”, trouxe as expectativas para o próximo ano, com ênfase na convergência regulatória internacional e como Brasil pode expandir sua liderança na América Latina através de políticas públicas bem definidas e ações coordenadas das principais lideranças das agências reguladoras.
No segundo painel, a Jornada recebeu Karen Noffs, gerente geral da Gerência Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde (GGTPS/Anvisa), e Débora Ferreira, gerente de Assuntos Regulatórios para South LATAM na Boston Scientific. Foram discutidos os resultados da GGTPS em 2024, os desafios enfrentados, a agenda regulatória para 2025-2026 e as perspectivas para o futuro próximo.
O terceiro encontro teve como tema “Evidências do Mundo Real: a Nova Fronteira da Regulação Sanitária”, com apresentações de Letícia Barel Filier, especialista da Anvisa, e Camila Rodrigues, supervisora de Assuntos Regulatórios para Canadá e América Latina na Medtronic. O painel abordou os conceitos e a aplicação das evidências do mundo real na regulação de dispositivos médicos, além de oferecer um panorama nacional sobre o tema.
Em seguida, o painel sobre “RDC 848/2024 e a Convergência Regulatória” destacou os impactos da nova resolução no setor de dispositivos médicos, discutindo desafios e oportunidades para inovação, competitividade e alinhamento internacional. A apresentação foi conduzida por Sandro Dolghi, especialista da Anvisa, com mediação de Celia Aihara, líder de Assuntos Regulatórios para Brasil e América Latina na Philips.
Encerrando o primeiro dia, a mesa com Thiago Rezende Pereira Cunha (Anvisa) e Patricia Gomes da Silva (Johnson & Johnson MedTech) abordou “Atualizações regulatórias em certificação e fiscalização de dispositivos médicos”. O painel destacou novas normativas da Anvisa, a adoção do MDSAP (programa de auditoria única para dispositivos médicos) e os novos programas de fiscalização.
Todas as apresentações contaram com a moderação e participação de Márcio Godoy, Gerente de Assuntos Regulatórios da ABIMED.
Fonte: Abimed, em 22.05.2025.