Edição especial da Vi-Tech destaca protagonismo da ABIMED na Hospitalar 2025
Na quarta feira (02), foi publicada a nova edição da revista Vi-Tech com cobertura especial da Hospitalar 2025. A revista abordou o protagonismo institucional e regulatório da Associação no evento que aconteceu entre os dias 20 e 23 de maio, em São Paulo.
A Edição Especial da Vi-Tech está disponível no site da ABIMED, através dolink. Aproveitamos para informar que todo conteúdo da Hospitalar 2025 está disponibilizado no canal do Youtube da ABIMED, e pode ser acessadoaqui.
A ABIMED foi patrocinadora institucional da Hospitalar 2025, organizou a Jornada Regulatória ABIMED e os eventos no Stand H32, do Saber ABIMED. Durante a feira, a Associação promoveu 40 painéis com 90 palestrantes, perpassando pelos temas ESG, inteligência regulatória, inovação tecnológica e convergência internacional.
ABIMED celebra 10 anos do ICOS e acompanha a posse dos novos Conselheiros da Instituição
Na sexta feira (27), o Instituto Coalizão Saúde (ICOS) celebrou 10 anos de atuação em um almoço realizado em São Paulo. O evento marcou, também, a posse dos Conselheiros da gestão 2025-2028. Fernando Silveira Filho, presidente-executivo da ABIMED esteve no almoço e na cerimônia, e foi reeleito membro do Conselho Administrativo do ICOS.
A ABIMED parabeniza o Instituto pela sua atuação e contribuição efetiva ao setor.
ABIMED participa do lançamento do SIUD – Sistema de Identificação Única de Dispositivos da ANVISA
Na segunda-feira (30), a ABIMED, representada por Marcio Godoy, Gerente de Assuntos Regulatórios, participou do lançamento do Sistema de Identificação Única de Dispositivos Médicos (SIUD) da ANVISA, que ocorreu em Brasília.
A Gerência-Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde (GGTPS) enfatizou que as obrigações dos detentores do registros e fabricantes são: atribuir os códigos UDIs para cada modelo por meio da entidade emissora; marcar o UDI no rótulo ou no próprio dispositivo e nas suas embalagens superiores (aposição); transmitir os dados do UDI de cada modelo para a base de dados da ANVISA; e notificar eventos adversos e queixas técnicas com identificação UDI do produto.
Ressaltando que a notificação de eventos adversos e queixas técnicas com identificação UDI do produto depende da publicação de uma nova Instrução Normativa (IN) de responsabilidade da Gerência de Tecnovigilância (GETEC).
Das 11 empresas que participaram da Fase 3 do piloto, 4 aceitaram participar da Fase 4 que iniciará em julho e testará o protocolo de submissão máquina-máquina.
O texto da Instrução Normativa deverá ser votado na reunião da Diretoria Colegiada (Dicol) de Julho e, se aprovado, a IN do Sistema de Identificação Única de Dispositivos (SIUD) será publicada em setembro juntamente com o manual com orientações para utilização do SIUD e guia de implementação para o padrão de estruturação e transmissão de dados adotado.
Após a publicação, a GGTPS organizará uma série de webinars para demonstração do sistema.
Fonte: Abimed, em 04.07.2025.