Inovações em Saúde: ABIMED participa da reunião M2-C7
Na segunda-feira (28), a ABIMED participou da 3ª reunião híbrida do subgrupo M2-C7, representada pelo Presidente Executivo, Fernando Silveira Filho. O M2-C7 integra o Grupo de Trabalho Desafios de Adensamento das Cadeias da Nova Indústria Brasil (NIB), política coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e corresponde à cadeia de dispositivos médicos, uma das prioritárias da Missão 2 da NIB, focada no fortalecimento do complexo industrial da saúde. A reunião ocorreu de forma híbrida, em Brasília.
ABIMED promove agenda ESG com comitê setorial e encontro sobre práticas no setor de saúde
Na quinta-feira (31), a ABIMED promoveu uma agenda dedicada à pauta ESG, reunindo associados, especialistas e representantes do setor na sede da entidade, em São Paulo.
Durante a tarde, o Comitê ESG da ABIMED, se reuniu para mais uma edição do Saber ABIMED, com o tema “ESG em Saúde”. O evento foi realizado em formato híbrido e contou com a presença das palestrantes Vanessa Andrino, Gerente de Governança em Suprimentos, e Mayara Moura, Especialista de Sustentabilidade, ambas do Hospital Israelita Albert Einstein.
Na apresentação, foi apresentado o modelo de impacto social e ambiental, o qual já foi replicado em mais de 300 projetos e com a participação ativa de fornecedores. Além disso, o programa de reconhecimento e premiação para fornecedores que mais se destacam na adoção de práticas ESG, reforçando uma cultura de excelência e melhoria contínua.
Segundo as palestrantes, essa é uma abordagem que motiva os fornecedores por meio do reconhecimento e reforça o propósito do hospital de ser referência em sustentabilidade.
As iniciativas reforçam o papel da ABIMED como promotora de conhecimento e articulação de boas práticas ESG no setor de dispositivos médicos. Para as empresas associadas que ainda estão iniciando essa jornada, o curso introdutório sobre aspectos socioambientais aplicados ao ESG permanece disponível e pode ser acessado neste link aqui.
ABIMED assina carta pela exclusão do setor na disputa tarifária entre Brasil e EUA
A ABIMED, junto a outras associações, assinou a carta de Posicionamento do Setor de Dispositivos Médicos Sobre as Tarifas EUA/Brasil, endereçada ao Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), ao Vice-presidente Geraldo Alckmin, ao Secretário Executivo Márcio Elias Rosa e à Secretária Executiva de Comércio Exterior Tatiana Prazeres. O documento solicita a exclusão do setor de saúde e dispositivos médicos das disputas comerciais entre Brasil e Estados Unidos.
No documento, destaca-se a importância do setor de dispositivos médicos, enquanto essencial para o funcionamento do sistema de saúde brasileiro e que pode sofrer grandes impactos durante a disputa comercial entre os dois países.
Dentre os impactos mais graves, a carta destaca o abastecimento regular de hospitais públicos e privados, atingindo cirurgias, diagnósticos e tratamentos de baixa, média e alta complexidade. Além disso, é prevista também a interferência na cooperação científica e de desenvolvimento, que poderá prejudicar a implementação de novas tecnologias na saúde pública e suplementar, bem como investimentos nas pesquisas do setor, com com destaque para projetos de desenvolvimento conjunto em inteligência artificial, realidade aumentada e equipamentos de alta precisão.
ABIMED participa da Reunião CNI sobre as medidas comerciais norte-americanas
Na última sexta-feira (25), a ABIMED participou da Reunião da Confederação Nacional da Indústria (CNI), representada pelo seu presidente-executivo, Fernando Silveira Filho. O evento ocorreu na sede da CNI em São Paulo.
Durante o encontro, foi extensivamente debatida a questão das tarifas norte-americanas e seu impacto na indústria brasileira. O painel “Impactos das Medidas Comerciais dos Estados Unidos na Indústria Brasileira” trouxe a perspectiva da indústria nacional frente às tarifas e os impactos em diversos setores da economia brasileira.
A reunião também abordou a medida provisória nº1.300/2025 do setor elétrico e sua repercussão na indústria nacional, além de analisar a proposta de redução de jornada de trabalho e a modernização do cenário trabalhista.
Fonte: Abimed, em 01.08.2025.