Buscar:

Notícias ANS, em 03.12.2021

Imprimir PDF
Voltar

Transformação digital com foco no cidadão

Melhorar o serviço público utilizando o potencial das tecnologias digitais foi o foco do 2º Seminário ANS Digital

AAgência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou, de 16 a 19 de novembro, o 2º Seminário ANS Digital – Perspectivas e Práticas da Transformação no Serviço Público. Durante quatro dias, servidores da ANS e convidados compartilharam experiências sobre como oferecer melhores serviços à sociedade utilizando tecnologia e inovação. Nessa edição, o seminário foi aberto a toda a sociedade.

No primeiro dia de evento, sobre “Transformação digital dos serviços públicos”, a Gerente de Projeto do Plano de Transformação Digital da ANS, Andrea Lozer, falou sobre o Projeto ANS Digital, apresentando os resultados e a jornada percorrida pela Agência até hoje. Foi destacado que o foco do projeto de transformação digital da ANS é a melhoria dos serviços prestados utilizando a tecnologia como meio para alcançar melhores experiências “É importante perceber que ao final de um processo, quando você tem uma entrega, quem recebe é o usuário."

Raphael Fassoni, da Estônia HUB - empresa que promove relações tecnológicas e comerciais entre Brasil e Estônia -, contou sobre sua experiência nesse que é considerado o país mais digital do mundo: “Aqui, 99% dos serviços públicos são realizados em plataformas online e a instituição pública pede a informação para o cidadão uma única vez", pontuou. Dessa forma, segundo ele, tudo se torna mais prático e eficiente.

Na palestra "A evolução do governo digital", o representante da Secretaria de Governo Digital Ciro Avelino abordou a importância de se digitalizar os processos sem burocratizá-los, o que se reflete na economia de recursos e na melhor gestão do tempo de todos os envolvidos.

Já no segundo dia, com o tema “Serviços com foco no cidadão”, os palestrantes debateram a usabilidade dos serviços, processos e linguagem. O coordenador-geral de Canais Digitais da Secretaria de Governo Digital, Felipe Cruz, e o consultor Gart Capote abordaram "Canais digitais" e "Jornada do usuário", respectivamente.

“Inteligência artificial não é moda”

Reservado para tratar do uso de dados, da segurança da informação e da Lei Geral de Proteção de Dados, o terceiro dia do evento contou com os especialistas Aurélio Bastos, da Gartner; Luiz Henrique Andrade, da Secretaria de Governo Digital; e Alexandre Chiavegatto, da USP. Chiavegatto chamou a atenção para o uso da inteligência artificial: "Ela não é uma moda criada pela mídia. E a área mais impactada por essa transformação será a saúde", frisou.

O quarto dia do seminário foi dedicado à "Cultura digital", que explorou conceitos de produtividade, colaboração, experimentação e hackeamento genético. O antropólogo Francisco Araújo, da Hyperflow Inovação, salientou a importância da liderança para termos um ambiente culturalmente digital. "A cultura organizacional precisa experimentar diálogos criativos que nos deixem mais vulneráveis", frisou.

Ao longo do evento também aconteceram oficinas sobre análise e melhoria de processos, planejamento, linguagem simples, gestão remota, produtividade do SEI Pro, gerenciamento de conteúdo no Sharepoint e colaboração no Microsoft 365, que contaram com as facilitações de Antônio Cordeiro (Laboratório de Inovação - Lab Inova ANS), Alexandre Baeta (ANS), Pedro Soares (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Adriana Marques (Procuradora-geral da Fazenda), Juliana Almeida (Universidade de Amsterdã), Mariana Gonçalves e Régis Pires (ambos do Laboratório de Inovação e Dados Íris Lab), Heloísa Fischer (Comunica Simples), Rodrigo Narciso (Anac) e Gart Capote (Gart Capote Consulting).

A realização do seminário integra as ações do Plano de Transformação Digital da ANS pactuado junto à Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e Secretaria de Modernização da Presidência da República e foi realizado integralmente de forma online.



796489b3-27a7-4b67-8008-a0319903a03a

ANS lança mais um painel dinâmico do Ressarcimento ao SUS

Nova ferramenta oferece visão sintética e amplia transparência sobre o tema

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acaba de tornar disponível mais um painel dinâmico sobre o Ressarcimento ao SUS: o Panorama do Ressarcimento ao SUS. Trata-se de uma nova plataforma de consulta de dados dinâmicos, a quarta que compõe os dados sobre o tema.

A publicação inova ao apresentar dados atualizados trimestralmente, com quadros e figuras que demonstram os resultados mais recentes disponíveis, além da possibilidade de personalização de consultas a partir da aplicação de filtros, conforme o interesse específico do usuário.

Assim, é possível pesquisar uma operadora, bem como filtrar um conjunto delas por porte, modalidade e situação cadastral, aplicando cortes temporais por data de atendimento do beneficiário em unidades do Sistema Único de Saúde ou de vencimento do débito com o ressarcimento.

Na primeira edição, estão disponíveis as informações atualizadas até setembro de 2021, contemplando os casos até o 86º Aviso de Beneficiário Identificado (ABI). Os ABIs são as notificações encaminhadas periodicamente às operadoras, após a verificação do atendimento prestado ao beneficiário no SUS e do preenchimento dos requisitos para a ocorrência do ressarcimento.

O conteúdo está organizado em blocos de painéis que apresentam o cenário processual, tendo como objetivo situar o leitor sobre o universo tratado e também sobre a situação de cobrança e pagamento, incluindo dados sobre inscrição em dívida ativa e inadimplência, de forma que é possível identificar o comportamento do setor quanto ao cumprimento das obrigações legais junto ao SUS.

O Panorama de Ressarcimento ao SUS foi concebido e dirigido pelo servidor João Saraiva, com cooperação dos servidores André Duarte, Luiz Vieira e Erik Ugalde, sob coordenação de Juliana Machado, todos da Coordenadoria Tecnológica de Ressarcimento ao SUS.

A nova ferramenta complementa outras três publicações já existentes: o Painel Financeiro do Ressarcimento ao SUS, o Boletim Informativo e o Mapa de Utilização do SUS por Beneficiários de Planos de Saúde.

Fonte: ANS, em 03.12.2021.