13 ideias inovadoras para o mercado: conheça todos os projetos do Hackathon ANBIMA
Evento reuniu equipes multidisciplinares para solucionar dois desafios da indústria de fundos: melhorar a percepção dos investidores sobre o produto e aumentar a eficiência para os prestadores de serviços
Um sistema focado no gerenciamento de liquidez dos fundos abertos; uma plataforma com notas para cada fundo; um aplicativo no qual o investidor pode incluir suas metas financeiras e acompanhar tim tim por tim tim. Essas foram algumas das 13 ideias criadas durante o Hackathon ANBIMA, competição com buscou soluções para a indústria de fundos, que aconteceu nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.
+ Saiba mais sobre os dois projetos vencedores do Hackathon
A primeira edição trouxe profissionais de diversas áreas e perfis, como engenharia/desenvolvimento, design/UX, negócios, marketing e fundos. Eles vieram de cidades de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de Goiás. Alguns participaram desse tipo de competição pela primeira vez, outros já são veteranos – um dos competidores estava no seu 29º hackathon.
Os desafios foram complexos: um era focado na aproximação e melhora da percepção dos investidores sobre fundos, chamado de “protagonismo do investidor”; outro, sobre a eficiência dos processos realizados no dia a dia pelos prestadores de serviços dos fundos, como administradores, gestores, custodiantes etc., foi intitulado “inovar para gerar eficiência”.
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Há um tempinho, apresentamos por aqui os vencedores da competição. Agora, podem ser conferidos todos os projetos do evento. Se você quiser saber mais sobre algum deles, entre em contato com a gente pelo e-mail faleconosco@anbima.com.br
DESAFIO: INOVAR PARA GERAR EFICIÊNCIA
VENCEDOR: SUS, Sistema Único de Suitability
Um único processo de suitability para o mercado: o cliente responde às questões apenas uma vez e tem seu perfil de investidor compartilhado com todas as instituições com que tenha relacionamento. Essa foi a solução do grupo ganhador para melhorar os procedimentos dos prestadores de serviços dos fundos. Uma base única online e dinâmica que agilizaria o processo de investimento e evitaria informações duplicadas, desatualizadas ou divergentes. O Sistema Único de Suitability poderia ser implementado nos sistemas das instituições via API (Aplicação de Interface de Programas)
FundData
Centralização de dados dos fundos para agilizar as trocas de informações entre administradores e profissionais de controladoria por meio de inteligência artificial e machine learning. A solução reduz esforço do back office e o tempo nas trocas de informação, além de verificar inconsistências e possíveis valores fraudulentos.
MacroView
Plataforma que monitora fluxos e rotinas dos administradores de fundos. O objetivo é criar um fluxo mais efetivo para atender às exigências da regulação no prazo e mitigar as falhas de comunicação com o administrador. O sistema envolve diversas áreas das instituições e gera avisos sobre o envio das documentações (inclusive de uma área para a outra).
FundHub
Otimização da integração entre distribuidores e administradores para padronizar as transações de forma rápida e segura, como transferências, aplicações e resgates. A plataforma converte o documento que o distribuidor envia no padrão em que o administrador deseja receber.
Relevantics
Automatização da busca e análise de fatos relevantes com a aplicação de filtros. Cada fato trará um farol que demonstra se há impacto regulatório ou financeiro e em qual percentual da carteira do fundo.
Predict Invest
Solução focada na melhora do gerenciamento de liquidez em fundos abertos, utilizando informações já coletadas pelos distribuidores. A plataforma avalia as informações pessoais dos cotistas e disponibiliza insights comportamentais, o que permite uma melhor avaliação do gestor quanto a possíveis resgates no fundo.
DESAFIO: PROTAGONISMO DO INVESTIDOR
VENCEDOR: Realize - Invista em seu sonho
Uma plataforma de investimento para incentivar as pessoas a aplicarem em fundos é a proposta do grupo vencedor desse desafio. Na plataforma Realize, o cliente faria uma avaliação de perfil com base no seu sonho e depois faria uma assinatura mensal com preços acessíveis a partir de R$ 40. Os meios de pagamento podem ser cartão de débito, crédito e até gift card (cartão pré-pago). É possível presentear alguém para conquistar seu sonho.
Growth Tree
Implementação de um sistema de ratings com notas para cada fundo de investimento, auxiliando os investidores no processo de tomada de decisão.
Labora
Aplicativo que educa e incentiva os investimentos de forma coletiva, em fundos e outros ativos. Por ele, o investidor pode criar metas de acordo com seus objetivos e tem a possibilidade de incluir outras pessoas para compartilhar a meta. O app traz as ações necessárias para conquistar o objetivo e conta, ainda, com um game sobre educação financeira.
B. Green
Plataforma com sugestões exclusivas de fundos que seguem práticas sustentáveis para composição de suas carteiras (conhecidas como ASG – critérios ambientais, sociais e de governança corporativa). O objetivo é que os públicos que ainda não se interessam pelo produto identifiquem-se com os fundos por seus propósitos e entrem para o mundo dos investimentos.
Novo Universo
Jogo sobre investimentos, com base no material do site Como Investir, com conteúdo lúdico e rápido focado nos jovens. O jogo tem quatro planetas: Planeja, Entenda, Escolha e Acompanhe, cada um com ilhas de temas do mercado – por exemplo, fundos. Após assistir aos conteúdos disponíveis, o jogador terá um rápido teste para garantir o entendimento dos pontos.
I9ação
Plataforma na qual o usuário indica seu objetivo, preenche o perfil de investidor e obtém as melhores opções de investimento para chegar à sua meta no prazo e da melhor forma possível. O investidor pode fazer aportes em qualquer instituição diretamente do app, não apenas por TED, mas também por cartão de crédito e digital wallets.
Projetos de mestrado e doutorado sobre mercado de capitais podem concorrer ao Prêmio ANBIMA
Trabalhos dos cursos de Economia, Administração e Direito receberão prêmios de R$ 17 até R$ 34 mil
Os melhores trabalhos sobre temas relevantes para o desenvolvimento do mercado de capitais e da intermediação financeira no Brasil podem concorrer ao Prêmio ANBIMA de Mercado de Capitais. As inscrições da 15ª edição estão abertas e vão até dia 31 de outubro.
+ Faça sua inscrição para o Prêmio ANBIMA de Mercado de Capitais!
Os prêmios são de R$ 17 mil para dissertações de mestrado e de R$ 34 mil para teses de doutorado, incluindo um troféu para cada ganhador, um certificado e a publicação dos projetos em nosso site. Podem concorrer alunos das áreas de Economia, Administração e Direito.
A escolha dos trabalhos é feita por uma comissão nomeada pelo Iepe/CdG (Instituto de Estudos de Política Econômica Casa das Garças), com o qual mantemos uma parceria. A divulgação dos vencedores será feita até o dia 21 de dezembro.
Inscreva-se
Para participar, é preciso preencher a ficha de inscrição online e enviar alguns documentos, como histórico escolar, carta de recomendação do orientador do trabalho, projeto do trabalho com até 10 páginas e cronograma trimestral das atividades. Confira mais informações no regulamento.
Convênio com a CVM completa um ano com 169 habilitações de administradores de carteiras
Análise prévia dos pedidos feita pela ANBIMA otimiza processos e gera economia de tempo e recursos para o mercado
Nosso convênio com a CVM para aproveitamento da autorregulação da indústria de fundos completou um ano. Foram 169 habilitações de administradores de carteiras aprovadas, sendo 138 pessoas físicas e 29 empresas, com base nas exigências da Instrução CVM 558, que trata da atividade de administração. Desde setembro de 2018, os pedidos são feitos pelo SSM (sistema de troca de informações com a supervisão) e passam pela nossa análise antes de serem avaliados pela autarquia.
As instituições também podem solicitar adesão aos códigos de autorregulação, aproveitando os documentos enviados. “O convênio tem se mostrado totalmente exitoso para todas as partes envolvidas: CVM, ANBIMA e mercado. Conseguimos convergir os interesses, racionalizar os recursos e otimizar os processos”, avalia Rafael Barros Custodio, gerente da Superintendência de Relação com Investidores Institucionais da CVM.
"O convênio tem se mostrado totalmente exitoso para todas as partes envolvidas: CVM, ANBIMA e mercado" - Rafael Custodio, da CVM
Segundo Guilherme Benaderet, nosso superintendente de Supervisão de Mercados, foi mantida uma interação frequente com a autarquia nesse período. “Esse contato com o regulador resultou em um grande aprendizado para as duas entidades e otimização de processos”, diz. O manual de habilitação do convênio, utilizado pelas entidades durante o processo, foi revisto e atualizado, incluindo um maior detalhamento dos critérios de avaliação.
Como parte da análise prévia dos pedidos de pessoas jurídicas, também visitamos as instituições. “É uma ação que traz ainda mais segurança ao processo de habilitação, pois conhecemos pessoalmente os diretores da empresa, o espaço físico e podemos esclarecer dúvidas, tanto da supervisão, sobre o funcionamento da companhia, como deles, sobre o processo de habilitação”, explica Benaderet.
E o feedback do mercado tem sido positivo. "Quando conversamos com alguns players que estão passando pelo credenciamento, não recebemos nenhum tipo de reclamação, nem críticas, ainda que fossem construtivas. Essa falta de ruído é um bom sinal”, comenta Custodio. Dos 240 pedidos de pessoas físicas recebidos, 138 foram aprovados. Em relação aos 72 pedidos de empresas, 29 habilitações foram aprovadas – a maioria (24) está no eixo Rio-São Paulo. Do total de habilitadas, 12 também aderiram aos códigos de autorregulação.
“O convênio diminui os custos para o mercado e otimiza o processo de análise, já que muitos documentos para o credenciamento e para a adesão à autorregulação são similares. Assim, o trabalho de envio para quem pede também a adesão aos nossos códigos é apenas um e o tempo de espera pode cair pela metade”, diz Benaderet. Antes, as instituições precisavam aguardar o veredito da CVM para darem entrada na autorregulação e encaminhar documentos para as duas entidades. “A possibilidade de os dois pedidos caminharem juntos foi um grande ganho para o mercado”, afirma Custodio.
Tempo é dinheiro
A Instrução CVM 558, que foi alterada em abril de 2018 para permitir a parceria entre a ANBIMA e a autarquia, determina o prazo máximo de 135 dias úteis para conclusão do pedido, mas há processos que foram finalizados em 39 dias úteis para pessoas físicas e 60 dias úteis para empresas, incluindo a aprovação da adesão aos códigos.
"O convênio diminui os custos para o mercado e otimiza o processo de análise, já que muitos documentos para o credenciamento e para a adesão à autorregulação são similares" - Guilherme Benaderet, da ANBIMA
“Passamos por uma curva de aprendizado nos primeiros meses, mas, dado ao contato quase diário que mantemos com a equipe da ANBIMA, conseguimos convergir os entendimentos. Essa sinergia se refletiu até mesmo nos prazos de análise, que eram maiores no início do convênio e agora estão diminuindo”, fala Custodio. Ele explica que, com o tempo, os casos que geravam questionamentos começam a se repetir. Como já houve uma definição sobre diversos assuntos, a análise flui com mais agilidade.
+ Novo convênio com a CVM otimiza credenciamento de administradores de valores mobiliários
Durante o primeiro ano de parceria, apenas uma aprovação foi feita sem o envio de ofícios à instituição, ou seja, sem solicitação de esclarecimentos. O pedido levou 44 dias úteis para ser concluído na CVM. Paralelamente, foi feito o processo de adesão aos códigos de Certificação e de Administração de Recursos de Terceiros, validado pela nossa Diretoria em setembro deste ano.
“É importante prestar informações de forma clara e coerente, se atentando ao guia de documentos e à própria ICVM 558. Quando os materiais enviados pelas instituições estão completos, o processo de análise flui mais rápido, o que beneficia o mercado e, principalmente, a própria instituição”, explica Alessandro Rigon, nosso gerente de Supervisão de Mercados.
Como é feito o processo
O pedido de registro e o envio de documentos é feito pelo SSM. A supervisão analisa o material e pode pedir mais informações à instituição. O resultado é um relatório encaminhado à CVM para avaliação.
Nesse mesmo processo, as instituições têm a opção de solicitar adesão aos códigos de autorregulação. Assim, os documentos são aproveitados e, logo após o aval da CVM, damos continuidade com a aprovação para a autorregulação. Quando a adesão não é feita simultaneamente, a instituição precisa aguardar a decisão da autarquia para dar entrada na autorregulação.
+ Primeiros pedidos de pessoas físicas foram aprovados pelo convênio em novembro
Sobre a parceria
O convênio prevê o aproveitamento, pela autarquia, da autorregulação na indústria de fundos, em três frentes. A primeira é a habilitação dos administradores. As demais etapas envolvem o aproveitamento da supervisão da ANBIMA na precificação de ativos financeiros pelos administradores e na atividade de distribuição de cotas de fundos. Além de contatos frequentes, temos reuniões trimestrais com a CVM para apresentação dos resultados do convênio e alinhamento das atividades.