Diretor científico da AMB destaca preocupação com a formação dos médicos no Brasil em participação no Congresso Internacional São Paulo de Cirurgia Vascular e Endovascular
Nesta sexta-feira (16), o diretor científico da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. José Eduardo Dolci participou do CISP/XXIII Encontro SP – Congresso Internacional de Cirurgia Vascular e Endovascular, realizado por meio da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACVSP), no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.
Em sua fala, o diretor da AMB agradeceu ao convite de participar do congresso e destacou a preocupação das entidades médicas quanto à formação dos médicos egressos das faculdades de Medicina do país na atualidade, além de falar sobre a importância da SBACVSP em continuar propagando conhecimento e capacitando profissionais da área. “É muito gratificante ver e poder fazer parte de um evento tão pujante como esse, onde é possível praticar e ensinar uma Medicina de alto nível”, completou Dr. Dolci.
Autoridades da saúde pública e representantes das principais entidades médicas do país também estiveram presentes no congresso, como o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva; Dr. Angelo Fernandez, conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp); Dr. Valter Castelli, delegado da Associação Paulista de Medicina (APM); o presidente da SBACV Nacional (2024/2025), Dr. Armando Lobato; Dr. Edwaldo Joviliano, presidente da SBACV-SP; Dra. Ana Célia Ferreira Santos, presidente do Congresso Brasileiro de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Bahia 2026, e o Dr. Ronald Flumignan, presidente do Congresso Brasileiro de Ecografia Vascular 2025.
Presidente da AMB recebe Prêmio Mérito Febrasgo durante abertura do 62º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia
“Fico imensamente honrado e feliz ao receber esta bela homenagem por parte da Febrasgo, uma instituição com mais de 60 anos de história, comprometida com a disseminação de conhecimento no âmbito da Ginecologia e Obstetrícia, área na qual atuo na minha carreira como médico”, destacou o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB) e primeiro presidente da Academia Nacional de Ginecologia e Obstetrícia (Anago – 2024/2027), Dr. César Eduardo Fernandes, ao receber o Prêmio Mérito Febrasgo durante a abertura do 62º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia – CBGO – da Federação Brasileira de Associações da Ginecologia e Obstetrícia – Febrasgo.
Prêmio Mérito Febrasgo
A solenidade, que também contou com a participação do Dr. Etelvino Trindade, vice-presidente Região Centro-Oeste da AMB, foi realizada na última quarta-feira (14), no Riocentro, localizado na capital carioca. O evento segue até este sábado, dia 17 de maio, e conta em sua programação com cursos práticos no Hands On, conferências com os maiores especialistas do país, fóruns dedicados a temas sensíveis e relevantes, como a Saúde da Mulher no Climatério e Mortalidade Materna, palestras, apresentação de trabalhos científicos, entre outras atividades. A AMB também está presente no congresso com um estande para compartilhar seus principais serviços e produtos para os congressistas.
Em sua fala na abertura do evento, a presidente da Febrasgo e do CBGO, Dra. Maria Celeste destacou a representatividade do congresso e o compromisso da Febrasgo com “a atualização científica, a valorização da prática médica baseada em evidências e a defesa da saúde da mulher em todas as fases da vida”.
Também participaram da mesa de abertura do CBGO os diretores Dr. Agnaldo Lopes da Silva Filho (científico), Dra. Roseli Mieko Yamamoto Nomura (administrativo), Dr. Marcelo Luís Steiner (financeiro) e a Dra. Lia Cruz Vaz da Costa Damasio (defesa e valorização profissional); Raphael Câmara Medeiros Parente, representante do Conselho Federal de Medicina), e Jorge Fonte de Rezende Filho, representante da Academia Nacional de Medicina do Rio de Janeiro.
A Febrasgo
Com mais de 60 anos de trajetória na Medicina brasileira, a Febrasgo tem em seu DNA o objetivo de promover, apoiar e zelar pelo aperfeiçoamento técnico, científico e pelos aspectos éticos do exercício profissional de ginecologistas e obstetras, pautados pelo total respeito à saúde e bem-estar da mulher.
Fonte: AMB, em 16.05.2025.