Buscar:

Notícias AMB, em 12.03.2025

Imprimir PDF
Voltar

Dr. César Eduardo Fernandes, presidente da AMB, é recebido pelo novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília

Inaldo Leitão, Arnaldo Hossepian, Paulo Pego, Ministro Alexandre Padilha, Francisco Balestrin e César Eduardo Fernandes.

O presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. César Eduardo Fernandes participou da cerimônia de posse do novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, realizada nesta terça-feira (11), no Palácio do Planalto, em Brasília.

Em seguida, o gestor da AMB foi recebido pelo ministro Padilha, para uma reunião junto a outros representantes de entidades médicas do Brasil, para dialogar sobre pautas importantes da saúde, como o Sistema Único de Saúde (SUS) e o tempo de espera por atendimento de pacientes .

Dr. César salientou o cuidado, importância e respeito por parte da equipe do Ministério da Saúde em receber e dialogar com as entidades médicas logo em seu primeiro dia à frente da pasta. “Ele nos escutou atentamente e reforçou que precisamos ser transparentes no debate de encaminhamentos para a saúde no nosso País, de forma a buscar convergência no que é possível”, afirmou o presidente da AMB.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, durante a reunião, o novo ministro reafirmou que só é possível diminuir o tempo de espera que dá acesso a tratamentos especializados no Brasil com a parceria e apoio da classe médica.

“Por isso chamamos as entidades médicas aqui, para envolvê-las nesse esforço e nessa obsessão. Muito já foi feito pela gestão da ministra Nísia, mas podemos acelerar ainda mais e ampliar essas possibilidades, usando toda a estrutura e a força de trabalho do Brasil para reduzir o tempo de espera por atendimento”, disse o novo ministro da Saúde.

Também estiveram presentes no encontro representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Federação Médica Brasileira (FMB), Federação Nacional dos Médicos (FENAM) e Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM).

  

  


AMB realiza encontro em Brasília para apresentar o 3º Congresso de Medicina Geral da AMB 2025 e firmar parcerias com instituições da Saúde

A Associação Médica Brasileira (AMB) realizou, na tarde desta terça-feira (11), um encontro seguido de almoço em Brasília com representantes do Ministério da Saúde por intermédio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

O objetivo foi apresentar o 3º Congresso de Medicina Geral da Associação Médica Brasileira (AMB) 2025, que será realizado entre os dias 24 e 26 de julho, em São Paulo, bem como alinhar estratégias e fortalecer parcerias com estes órgãos governamentais e entidades médicas, que irão apoiar o evento.

Em seu pronunciamento, o presidente da AMB, Dr. César Eduardo Fernandes agradeceu a presença e apoio de todos. “É uma grande satisfação estarmos reunidos aqui hoje, reforçando o nosso compromisso com a medicina geral e com a construção de um sistema de saúde cada vez mais integrado e eficiente. A parceria de cada um de vocês fortalece a nossa missão e amplia o impacto do Congresso de Medicina Geral da AMB, criando um espaço essencial para a troca de conhecimento e o desenvolvimento de soluções concretas para a saúde pública”, destacou o gestor.

“Temos um trabalho muito voltado ao provimento de profissionais em áreas de difícil acesso. E a gente sabe a importância de que os médicos que estão indo pra esses locais tenham um conhecimento mais atualizado possível. Então, tanto as ações de educação continuada quanto a participação em eventos como o Congresso da AMB são estratégicas e devem ser estimuladas. Estamos juntos para que este evento seja um grande sucesso”, afirmou o diretor-presidente da AgSUS, André Longo.

Após a fala do presidente da AMB, foi feita apresentação com um breve panorama do CMG 2025, destacando as principais características do evento, como infraestrutura, o propósito do congresso, expectativas, público-alvo e comissão organizadora, além de um vídeo de divulgação do Congresso de 2024. O encontro teve cobertura da imprensa de veículos, como Folha de S.Paulo e portais, Metrópoles e JOTA.

Estiveram presentes no almoço, representando o Ministério da Saúde, André Longo (diretor-presidente da AgSUS), Alessandro Romeiro Mendes (gestor substituto de Comunicação), Aliadne Castorina de Souza (secretária executiva de Articulação, Antonio Ribas (gestor da Unidade de Ensino e Pesquisa), Felipe Proenço (Secretário de Atenção Primária à Saúde), Islany Costa Alencar (assessora técnica) e Williames Pimentel e Oliveira (diretor de operações). Pelo CONASEMS, Elton Chaves (assessor) e Mauro Junqueira (secretário executivo), pelo CONASS, Jurandi Frutuoso (secretário adjunto), além dos membros da diretoria da AMB Dr. Florisval Meinão, Dr. Akira Ishida, além do assessor parlamentar da entidade, Napoleão Salles.

CMG 2025

O Congresso de Medicina Geral da Associação Médica Brasileira (AMB) 2025, que está em sua terceira edição, é o único evento no Brasil dedicado exclusivamente à capacitação e atualização de médicos generalistas.

Durante três dias de imersão intensa, os participantes terão acesso a mais de 100 horas de conteúdo, com aulas, cursos hands-on e discussões de casos clínicos em 55 especialidades médicas.

Com a presença de mais de 300 palestrantes renomados, o CMG 2025 oferece uma experiência única de aprendizado, focada em conteúdos aplicáveis ao dia a dia clínico.

Este evento é uma oportunidade essencial para médicos generalistas proporcionando o aprimoramento contínuo para um atendimento mais eficaz e uma assistência de qualidade aos seus pacientes, realizado em julho no Centro de Convenções Anhembi.

Este evento, de grande porte, é voltado ao médico generalista e reúne importantes líderes e representantes da área da saúde. O congresso acontece entre 24 e 26 de julho, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Mais informações: www.congressogeralamb.com.br

3 12032025

4 12032025

5 12032025

Fonte: AMB, em 12.03.2025.