Servidores da ANS, autoridades do governo e representantes do setor participaram da cerimônia realizada na sede da Agência, no Rio de Janeiro
Em cerimônia realizada na sede da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), nesta terça-feira (2/9), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, deu posse ao novo diretor-presidente, Wadih Damous, e à nova diretora de Normas e Habilitação dos Produtos (DIPRO), Lenise Secchin. O evento contou com a presença de servidores da ANS, de autoridades de governo e do judiciário e de representantes do setor de saúde suplementar.
Entre os presentes, a superintendente estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, Cida Diogo, o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, os deputados estaduais Marina do MST e Flavio Serafini, o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de operadoras de planos de saúde e dos ex-presidentes da ANS, Paulo Rebello, Leandro Fonseca e José Carlos de Souza Abrahão.
Em seu discurso, o novo diretor-presidente destacou o papel central da Agência como reguladora do setor: “Nós temos que cumprir a nossa missão perante a sociedade brasileira. Agir, lutar para reduzir ao máximo os conflitos e desafios do setor. Mas, para isso, também precisamos dar respostas aos principais problemas enfrentados pelos beneficiários atualmente. Faremos isso porque é o que a sociedade espera de nós e é o que a Lei determina”, afirmou Wadih Damous.
Ele ressaltou que nesta mesma data foi realizada a primeira reunião da Diretoria Colegiada e que há unidade de propósito entre os diretores. “Agora, precisamos estreitar laços com o Ministério da Saúde, fortalecendo e tornando o papel da ANS como protagonista no setor. Principalmente em iniciativas como o programa Agora Tem Especialistas, com o qual iremos contribuir de forma intensa. E o povo brasileiro é quem mais vai se beneficiar de todos os nossos esforços”, concluiu.
Ministro Alexandre Padilha dá posse ao diretor-presidente Wadih Damous
Integração dos sistemas de saúde
Na sequência, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância da ANS para o fortalecimento do sistema de saúde brasileiro.
“Essa é a segunda vez que venho à ANS e isso continuará acontecendo com certa frequência, porque entendemos a importância da Agência. Na saúde, temos duas grandes riquezas: o SUS e a saúde suplementar. Juntos, eles garantem o acesso e a presença de uma prática de saúde que abrange toda a população, com diferentes modelos de atenção. Essas duas riquezas convivem no mesmo país e precisam estar cada vez mais integradas”, afirmou.
Padilha pontuou que cerca de 70% dos profissionais de saúde atuam nos dois sistemas, enquanto apenas 20% trabalham exclusivamente na saúde suplementar e 10% exclusivamente no SUS. “Precisamos construir uma política que fortaleça a integração entre o público e o privado. A ANS tem sido uma grande parceira nesse processo e continuará sendo. Nosso objetivo principal é defender o cidadão, sempre com sustentabilidade e equilíbrio”, completou.
Trajetória e agradecimento
A nova Diretora de Normas e Habilitação dos Produtos, Lenise Secchin, agradeceu a confiança depositada em seu nome: “Quero agradecer ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e particularmente aos servidores da ANS, que me receberam há 16 anos, quando ingressei na Agência. Uma das minhas primeiras missões foi cuidar do ressarcimento ao SUS. Desde então, passei por todas as diretorias até chegar ao cargo de secretária-executiva, sempre com muito amor pelo meu trabalho”, disse. À frente da diretoria que assumiu, Lenise ressaltou a importância do diálogo com todos os atores do setor. “Queremos construir juntos. É importante trocar, criticar, receber críticas e pensar nas melhores soluções em prol da sociedade”, destacou, dirigindo-se aos representantes das operadoras presentes.
Nesta data, também foi realizada a primeira reunião de colegiada com os novos diretores da Agência
Fonte: ANS, em 02.09.2025