Modelo de atendimento leva em consideração questões que vão muito além da doença, aumentando as chances de sucesso do tratamento
Um modelo de atendimento que contempla de forma integral as necessidades, preocupações e experiências do paciente com a doença. E ainda costuma fazer com que médico e cliente fiquem mais satisfeitos com a consulta. Assim é o Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP), considerado por muitos uma evolução do método clínico convencional.
Muito utilizado pelos médicos de família, trata-se de uma abordagem que poderia ser utilizada por mais especialidades a também por outros profissionais de saúde. Isso porque ele tende a melhorar as habilidades de comunicação com os pacientes e a levar em consideração questões que vão muito além da doença, aumentando as chances de sucesso do tratamento.
Para entender melhor como funciona essa abordagem, é preciso entender o conceito do termo, sua origem e os quatro componentes que servem de orientação para os profissionais que desejam trabalhar com o método.
Fonte: Futuro da Saúde, em 09.05.2022