Buscar:

Membros da Comissão de Ética do Sindapp tomam posse e têm meta de colocar o tópico na vitrine do sistema

Imprimir PDF
Voltar

 imagem abrapp 15062020 1

Escolhidos pelas associadas de cada regional, os membros da Comissão de Ética do Sindapp foram empossados nesta segunda-feira (15) e realizaram sua primeira reunião do mandato 2020-2022. A Conselheira da OABPrev-SP, Aparecida Pagliarini (Regional Sudoeste), foi reconduzida à coordenação do colegiado, que passa a ser integrado por: Bernardo Coelho de Andrade, Diretor Administrativo da OABPrev-MG (Regional Leste - reconduzido), Jorge Luiz Ferri Berzagui, Diretor-Presidente da Fundação Banrisul (Regional Sul), Marcelo Coelho de Souza, Chefe de Gabinete da Presidência da Previ (Regional Sudeste - reconduzido), Fernando Simões, Gerente Jurídico da Ceres (Regional Centro-Norte) e Tiago Parente Lessa, Diretor-Presidente da Fapece (Regional Nordeste).

Participaram também da reunião o Diretor-Presidente do Sindapp, José de Souza Mendonça, a Diretora da pasta de Promoção da Ética, Liane Câmara Matoso Chacon, e o Superintendente Geral, Devanir Silva.

O Diretor-Presidente do Sindapp ressaltou a qualidade dos membros escolhidos pelas associadas de cada regional para integrar a Comissão. “Tivemos muita sorte, pois é um grupo de primeira linha, excelente. Quando pensamos em ética, pensamos em bom comportamento e para exigir boa conduta é preciso ser exemplo”, destacou. “A Comissão é um órgão por meio do qual buscaremos trabalhar e disseminar os valores éticos, contribuindo para o fortalecimento da imagem da previdência complementar fechada”, completou José de Souza Mendonça.

É preciso colocar o pilar da ética na vitrine de comunicação do sistema, ressaltou a Diretora Liane Câmara Matoso Chacon. “Estamos em um momento importantíssimo para tratar da ética profissional. Ninguém se sustenta no mercado sem a conduta ética. Quero que juntos tornemos esse pilar, que está dentro da missão e valores do Sindapp, ainda mais robusto e isso só depende de nós. Temos fundações fortes e profissionais mais fortes ainda nesta Comissão”, assinalou.

O Superintendente Geral, Devanir Silva, destacou a importância de a Comissão de Ética contribuir para projetos relacionados ao engajamento associativo, integridade dos investimentos e princípios ASG, dentro dos pilares do planejamento estratégico do Grupo Abrapp. Devanir sublinhou que é preciso ainda retomar a campanha de divulgação e priorizar na agenda institucional o Código de Princípios Éticos e de Condutas, cuja adesão é voluntária por parte das entidades fechadas. “Vejo também boa oportunidade para a atuação da Comissão relacionada ao planejamento estratégico do Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC, que de maneira inédita integrou a agenda da Abrapp, e um dos principais pilares de trabalho é o fortalecimento da governança”.

A Coordenadora da Comissão, Aparecida Pagliarini, enfatizou que o papel da Comissão na busca por maior engajamento associativo é primordial. “É muito importante fortalecermos a previdência complementar por meio da atuação associativa. Temos muito trabalho a fazer e já podemos pensar no terceiro e-book da Comissão de Ética”, sugeriu. A Coordenadora também elogiou o fato de o tema da governança estar na ordem do dia do CNPC e sua abertura para a contribuição da Comissão de Ética.

Dentre os temas discutidos pela Comissão está a necessidade de maior inserção do tema “ética” na grade de programação dos grandes eventos realizados pela Abrapp. Como passo importante nesse sentido, o tópico deverá ganhar espaço na grade dos Encontros Regionais, previstos para o mês de agosto. Mais informações serão divulgadas em breve.

Fonte: Abrapp em Foco, em 15.06.2020