Buscar:

Médico senhor do tratamento: Utilização de medicação off label e o custeio pelo seguro de saúde

Imprimir PDF
Voltar

Por Eleilza Souza

A prescrição off label ocorre quando um médico decide usar um medicamento para uma indicação não aprovada, baseado em sua convicção sobre os benefícios para o paciente. Isso é permitido pela liberdade médica de decisão, apesar de não ser oficialmente regulado pelas agências de saúde.

O médico é o profissional que pode decidir por uso das prescrições constantes da bula do medicamento quando se trata de uma situação e que seja necessário a medicação off label, representando, portanto, por um ato médico.

Desta forma, se o médico estiver convicto dos benefícios de uma medicação para seus doentes, alguns vão receitar medicamentos para indicações não aprovadas - a chamada prescrição off label.

Logo pode-se dizer que a prescrição off label define-se como a prescrição para uma indicação, doença ou doente fora das indicações aprovadas. Esse tipo de prescrição é admitida baseada no conceito de que as agências oficiais não regulam a prática da medicina e os médicos têm liberdade de decisão em relação ao que acham melhor para os seus pacientes.

Leia aqui na íntegra.

Fonte: Migalhas, em 18.04.2024