Instalada na última segunda-feira, 8 de junho, a Comissão Técnica Nacional dos Fundos Multipatrocinados da Abrapp terá Luiz Paulo Brasizza como diretor. O executivo é diretor executivo da Abrapp e responsável pela área de investimentos da Volkswagen Previdência Privada. Já José Marcos Ramos, do HSBC Fundo de Pensão, atuará como coordenador da comissão.
De acordo com Brasizza, os principais temas discutidos durante a reunião foram o patrimônio de afetação, que consiste em separar o patrimônio das entidades por planos e, em conjunto disso, criar um CNPJ para cada plano. Também foi debatida a transferência de risco, comunicação entre patrocinadores e participantes e como gerenciar conselhos deliberativos com um grande número de representantes. “O multipatrocinado requer uma atenção especial. A comunicação dentro de um fundo é importante para trazer transparência no processo e tem que se trabalhada dentro da governança corporativa.”, destaca Brasizza.
O executivo destaca que é preciso analisar com mais profundidade a capacidade do multipatrocinado investir no próprio negócio, por ser um plano que tem que ser entendido, por isso a importância da comunicação. “É preciso investir em si próprio, em marketing, em como conversar com participante e patrocinadora, e como trabalhar a atratividade”.
Além de Brasizza e José Ramos, estiveram presentes na reunião Luiz Celso Ferreira Lemos, diretor-superintendente da Mongeral Aegon, Raimundo nonato Cabral Junior, diretor da BB Previdência, Roberto Ricardo Soares de Souza, da Fundação Real Grandeza, Roberto Teixeira de Camargo, do Itaú Fundo Multipatrocinado, e Sergio Egidio, da Icatu. A próxima reunião da comissão está marcada para 5 de agosto.
Fonte: Investidor Institucional, em 10.06.2015.