Buscar:

Live do Programa A Escolha Certa destaca a importância do planejamento financeiro para a qualidade de vida

Imprimir PDF
Voltar

“Sim, dinheiro traz felicidade. Mas pessoas felizes trazem bem mais dinheiro, pois trabalham e produzem mais e melhor, já está comprovado pela ciência. Ainda, tomam decisões mais assertivas”, destacou a psicóloga Alessandra Bein Endruweit, da Consultoria Estalo, durante live do Programa A Escolha Certa na noite desta terça-feira 28/7. Por outro lado, “sentir-se pressionado ocasiona tomada de decisões precipitadas”.

O cenário econômico atual diante da pandemia de covid-19 e a relação entre finanças pessoais e qualidade de vida foram o foco do debate virtual, que foi mediado pela coordenadora do programa ‘A Escolha Certa’ Vivian Awad. Além da psicóloga Alessandra Endruweit, participaram da Live, Henri Machado Claudino, diretor-financeiro da CELOS, e Ezequias Candido de Paula, diretor-presidente da ASCPrev e diretor superintendente da ELOS.

Março foi de grande tensão, com pessoas receosas de não receberem seus pagamentos e benefícios, destacou Ezequias. A situação foi contornada com uma comunicação ampla. “Nós criamos vídeos e informativos, tanto para divulgação interna quanto externa e intensificamos a frequência da nossa comunicação com os participantes. Nos organizamos em home office de um dia para o outro, mesmo assim nosso time conseguiu se organizar neste sistema de trabalho de forma eficiente e nenhum dos nossos processos e projetos parou.”, completou Ezequias.

Planejamento financeiro é fundamental

Entre os palestrantes foi consenso que fazer um bom planejamento financeiro é fundamental para a conquista da qualidade de vida. “Hoje você tem saúde e capacidade de trabalho, se perder o emprego, logo arruma outro. Mas como você estará quando chegar aos 65 anos? É preciso pensar nisso”, alertou o diretor-financeiro da CELOS.

Henri destacou que 2020 começou com euforia. “O mercado estava comemorando as boas rentabilidades e tinha previsões muito positivas, então veio a pandemia com um balde de água fria. Março foi negativo para todos, e isso mexeu muito com as pessoas, gerou muita preocupação”, salientou. Para muitos, o momento agora é de despertar para a importância da educação financeira. “Quem é previdente enfrenta melhor os problemas”, ressaltou ele.

O conselho de Henri é aproveitar esse tempo a mais em casa para buscar conhecimento sobre gestão financeira e, principalmente, entender que nunca se deve gastar mais do que ganha. Ainda, traz ânimo, ao salientar que o mercado já apresenta recuperação. “Entramos na reta final de julho já com perspectiva de fechar o ano dentro da meta atuarial, no caso dos planos da CELOS”, ponderou.

Como pensar positivo e ficar bem neste momento de incertezas

A sensação de bem-estar, segundo Alessandra, é sentir-se feliz, atingir objetivos, poder usufruir de emoções positivas. Todos esses processos envolvem prosperar. “E isso tem a ver com dinheiro. Por isso, é importante aprender a lidar com o momento atual, o de uma pandemia que tirou as pessoas da rotina, trazendo incertezas. “A gente já sabe o que nos faz doentes. Então agora é importante focar no que nos faz felizes, nos nossos recursos subjetivos. E pensar no nosso equilíbrio, o que envolve nossa capacidade de tomar decisões”.

A psicóloga ainda provocou: como estamos aproveitando o nosso tempo e recursos? O alerta é de que precisamos trabalhar o otimismo e a resiliência, pois refletem-se no bem-estar e no sistema imunológico. Ter emoções negativas faz parte, são importantes inclusive para a nossa evolução. Mas não se pode cultivar o negativismo. Como crescer então? “Colocando energia em coisas boas, evitando decisões precipitadas, passando por esse momento com resiliência e foco nos momentos positivos”, ensina, aconselhando a busca pelo autoconhecimento e investimento em ações que envolvam generosidade, enfatiza Alessandra.

Ao final do evento, foram respondidas perguntas que envolveram questões sobre rendimento de planos previdenciários, resgates e aposentadoria, cenário econômico atual, importância de buscar apoio psicológico para pessoas que se sintam fragilizadas e precisem de pontos de apoio, entre outros assuntos. A live Finanças e Bem-estar foi gravada e pode ser assistida nos canais do Programa A Escolha Certa (@programaaescolhacerta) e da ELOS. Assista aqui!

Fonte: ELOS, em 29.07.2020