Ambas cotadas em bolsa e tecnologicamente disruptivas nos seguros de habitação e automóvel. A consolidação é marco no cenário insurtech nos EUA. Complementaridade e potencial justificam a união.
A Lemonade, que está a expandir na Europa e gosta de sublinhar compromisso com valores sociais (parte do que cobra em prémios vai para instituições à escolha do cliente), assinou um acordo definitivo para aquisição da Metromile, insurtech potenciada por engenharia dos dados e líder na disrupção digital do ramo auto nos EUA.
Valorizada em cerca de 500 milhões de dólares, a transação supõe a diluição do capital social das protagonistas com base num rácio 19:1 (dezanove ações da visada por uma ação ordinária da adquirente), detalha um comunicado da seguradora automóvel que reviu recentemente a sua estratégia de distribuição direta, para apostar na angariação de agentes.
Fundada em 2015, a Lemonade tem inovado e crescido nos seguros de propriedade (casa) e pet (animais de companhia), prosseguindo modelo de negócio – que, segundo analistas, demora em dar retorno aos acionistas – socialmente valorizado pela política Giveback (doa parte dos prémios a organizações não lucrativas escolhidas pelos clientes). Já iniciou expansão para a Europa (presente na Alemanha, Holanda e França) e, há cerca de duas semanas, anunciando estreia no ramo automóvel, lançou a proposta Lemonade Car.
Fonte: ECO Seguros (Portugal), em 11.11.2021