Buscar:

Instituto Ética Saúde assume gestão da Secretaria Executiva da Frente Parlamentar Mista da Saúde

Imprimir PDF
Voltar

O Instituto Ética Saúde (IES) e a Frente Parlamentar Mista da Saúde (FPMS) assinaram, nesta terça-feira (20/05), em Brasília, Acordo de Cooperação Técnica para a gestão da Secretaria Executiva da FPMS, que passa a ter a supervisão direta do IES. A parceria institui ainda a Comissão de Inteligência Artificial na Saúde no âmbito da FPMS, com a finalidade de elaborar proposta legislativa que discipline o uso de mecanismos de IA no setor da saúde e realizar o monitoramento contínuo da evolução tecnológica que possa impactar a cadeia produtiva e os pacientes.

“O propósito da Frente Mista caminha lado a lado com o propósito do Instituto Ética Saúde, em especial, pela necessidade transversal das pautas que abarcam todo setor. Sem dúvida, uma junção de propósitos que se afina no sentido de promover discussões que possam gerar a revisão e inovação legislativa, na busca de um setor sustentável nas relações entre os stakeholders e, principalmente, melhores resultados para os usuários da saúde pública e privada”, afirmou o diretor Executivo do IES, Filipe Venturini Signorelli.

“É com grande entusiasmo que celebramos esta parceria com o Instituto Ética Saúde, instituição séria e transparente. Tenho excelentes expectativas quanto aos resultados dessa cooperação, pois a Frente Parlamentar Mista da Saúde é uma frente atuante e comprometida em promover avanços concretos para a saúde dos brasileiros”, disse o presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde, Deputado Federal Zacharias Calil.

Discussões temáticas, audiências públicas e pesquisas são as principais propostas desta união, com o fito de traçar um modelo de construção legislativa amplamente eficaz e com ganhos positivos para a saúde do Brasil. Também estão previstas análises de propostas legislativas, regulatórias e correlatas sob a ótica das necessidades do setor saúde, primando pela eficiência, integridade, gestão de riscos, transparência e demais princípios que regem o Estado Democrático de Direito; e discussões e propostas de criação ou revisão de normas legais e regulatórias destinadas a fomentar ambiente econômico-financeiro idôneo, justo e confiável no setor saúde, gerando melhores resultados para os usuários do sistema público e privado.

Para a presidente do Conselho de Administração do IES, “com este novo escopo de trabalho junto à Frente Parlamentar Mista da Saúde, o Instituto Ética Saúde reafirma o seu compromisso como promotor do diálogo ético, que busca em suas ações sedimentar a ética na prática. A proposta de gestão da Secretaria Executiva da Frente Parlamentar possibilitará o IES, junto aos seu Conselho Consultivo, Conselho de Ética e Núcleo Técnico de Ética e Integridade, avançar ainda mais na busca por um setor sustentável, com normas equilibradas para a cadeia de valor da saúde, e principalmente, focando na máxima ampliação de acesso para os pacientes brasileiros”, concluiu Candida Bollis.

Fonte: Instituto Ética Saúde, em 21.05.2025.