Infraprev publica Relatório Anual com informações do exercício 2023

Imprimir PDF

A mais nova edição do Relatório Anual do Infraprev já está disponível para consulta e download aqui no portal. O documento, uma das principais ferramentas de prestação de contas aos participantes, aos patrocinadores e à sociedade, reúne informações consolidadas sobre os planos de benefícios em 2023. Na publicação, também é possível verificar os resultados do exercício, incluindo a rentabilidade dos investimentos, as informações referentes aos planos de benefícios, tais como parecer atuarial, demonstrativo de investimentos, e dados comparativos dos resultados de 2023 com os do ano anterior.

Mesmo em um cenário de desafios e incertezas sob o ponto de vista macroeconômico, os planos administrados pelo Infraprev tiveram bom desempenho em 2023. Três dos quatro planos administrados superaram a meta atuarial no período. O Plano CV alcançou rentabilidade de 10,81%, contra 9,04% (INPC+5,00% a.a.) da meta. O mesmo ocorreu com o Plano BDI, que obteve retorno de 11,32% ante uma meta de 8,01% (INPC+4,00%a.a.) e com o BDII registrou rentabilidade de 11,64% diante de uma meta 7,28% (INPC +3,30% a.a.).

No quesito patrimônio, o Instituto encerrou o exercício 2023 com um total de ativos administrados de R$ 4,262 bilhões, mantendo-se entre as 50 maiores entidades fechadas de previdência complementar entre as 240 que compõem o ranking da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). Com relação ao Plano Infraprev Família, relançado em 2022, o destaque diz respeito ao patrimônio que em dezembro de 2023 já havia alcançado a soma total de R$ 22 milhões, conforme exposto no documento.

De olho no crescimento do multipatrocínio, o Instituto passou a fazer parte do fundo setorial da Associação Brasileira das Entidades de Previdência Complementar (ABRAPP), uma iniciativa para o fomento do setor que permite que qualquer pessoa inscrita no Regime Geral de Previdência Social possa formalizar sua adesão ao Infraprev.

No que diz respeito à inovação, o Instituto foi a primeira do segmento da previdência complementar fechada a participar, como patrocinador, da maior feira de negócios voltada aos profissionais de recursos humanos do Brasil, o CONARH. Trata-se de uma participação estratégica para apresentar a previdência complementar como uma ferramenta de retenção de talentos.

Reforçando seu posicionamento de levar informação de qualidade aos seus participantes, pela primeira vez o Infraprev realizou um evento sobre tecnologia, o TechDay. A iniciativa marcou a implementação da educação digital e cibernética no Instituto como forma de conscientizar, prevenir e proteger os participantes dos riscos digitais, ameaça cada vez mais presente na sociedade.

Sob o ponto de vista de governança, o relatório anual mostra que a Diretoria Executiva foi reconduzida e os conselhos Deliberativo e Fiscal ganharam novos representantes eleitos participantes ativos e por indicação da patrocinadora. Ainda sobre governança, o Código de Conduta Ética foi atualizado, com o objetivo de estabelecer os padrões de conduta para todos que agem em nome do Instituto.

Tais esforços foram coroados com a renovação do Selo de Engajamento Abrapp, um reconhecimento de que o Infraprev busca ser um excelente lugar para seus colaboradores trabalharem, e a conquista do Selo de Autorregulação em Governança Corporativa concedido pela Abrapp em conjunto com o Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Sindapp) e com o Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). Clique aqui para acessar o RAI 2023.

Fonte: Infraprev, em 26.04.2024.