Buscar:

Ibracon realiza o webinar: Atualizações Técnicas – fev/23

Imprimir PDF
Voltar

Evento aconteceu no último dia 14 e contou com a participação de coordenadores e membros de instâncias técnicas do Instituto

No dia 14 de fevereiro, o Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil realizou o webinar: Atualizações Técnicas – fev /23.

O evento, em sua segunda edição, teve como objetivo apresentar os principais desafios da auditoria independente no encerramento das demonstrações contábeis de 2022, na visão de coordenadores e membros de instâncias técnicas do Ibracon.

Participaram do webinar os coordenadores e membros dos Grupos de Trabalho (GT) e Comitês do Ibracon: Erika Ramos (GT Seguradoras), Giuseppe Massi (GT Ética, Compliance e Independência), Kieran McManus (GT Capital Markets), Sebastian Soares (GT Sustentabilidade e ESG) e Viviene Bauer (Comitê de Normas de Auditoria (CNA)).  O evento foi moderado por Ahmed Khatib, gerente Técnico do Ibracon. 

Principais pontos do encerramento das Demonstrações Contábeis de 2022 

Ahmed Khatib iniciou o evento destacando o principal assunto a ser tratado no webinar. “Nessa segunda edição, trouxemos outros tipos de indústrias que, também, vão apresentar as suas visões e os principais desafios encontrados, ainda, no encerramento das demonstrações contábeis de 2022”, explica o gerente Técnico.

Em seguida, o membro do GT Capital Markets, Kieran McManus, iniciou a sua apresentação explicando alguns pontos como: a Circular 07/2022 – perguntas e respostas sobre a emissão de títulos no mercado público e o papel do auditor em ofertas no mercado de capitais, novo arcabouço para ofertas, entre outros assuntos. 

Por sua vez, Giuseppe Massi, membro do GT Ética, Compliance e Independência do Ibracon, destacou em sua fala o processo de identificação e documentação dos processos das questões relacionadas a independência e a obtenção de evidências pertinentes para as atividades auditadas. 

A coordenadora do GT Seguradoras, Erika Ramos, apresentou temas importantes e pontos de atenção para o auditor nessa fase de encerramento das Demonstrações contábeis de 2022. Entre eles, destacam-se: a divulgação relacionada a avaliação de impacto das normas IFRS 17 e IFRS 9 para holdings que possuem investimentos em seguradoras, seguradoras que reportam informações para a matriz em IFRS e seguradoras de capital aberto.

Já o coordenador do GT Sustentabilidade e ESG, Sebastian Soares, destacou o que os reguladores internacionais têm comentado sobre o assunto e o quais são os impactos esperados em relação ao fechamento das demonstrações contábeis.

Por fim, Viviene Bauer, coordenadora do CNA do Ibracon, apresentou as principais atualizações do Comitê em relação ao tema.

O webinar completo já pode ser assistido clicando aqui. Acesse, também, os slides apresentados durante o evento, clicando aqui. É preciso ser associado do Ibracon.

Fonte: Ibracon, em 17.02.2023