Evento acontece na sede da APM, entre os dias 14 e 16 de agosto
A Associação Paulista de Medicina está promovendo a quarta edição do Congresso Paulista de Dor. O evento, organizado pelo Comitê Científico de Dor da APM, acontecerá de forma híbrida, com a parte presencial na sede da entidade, nos dias 15 e 16 de agosto, com um pré-congresso no dia 14.
Neste ano, o evento contará com uma grade inovadora, em que as atividades terão uma interface com a inteligência artificial. “Nosso objetivo é estimular um diálogo produtivo e reflexivo sobre como essas tecnologias podem complementar, ampliar e até desafiar as percepções tradicionais, promovendo uma abordagem mais precisa e eficiente para o alívio do sofrimento dos pacientes”, descreve a comissão organizadora, composta por Telma Zakka, Hélio Plapler, Rogério Adas e Camila Zakka.
A grade científica conta com renomados especialistas de diferentes áreas da Medicina, que contribuirão para apresentar e discutir casos clínicos de pacientes reais. Posteriormente, tais casos serão examinados por equipes multidisciplinares e por sistemas de inteligência artificial, possibilitando que sejam realizadas comparações entre as diferenças nas análises humanas e tecnológicas.
No primeiro dia de evento, os participantes serão apresentados a casos clínicos relacionados à dor pélvica crônica e à dor musculoesquelética, com diferentes palestras voltadas a estas temáticas, além do simpósio satélite “Quando a Dor Começa: A Importância do Diagnóstico e Tratamento Precoces”. Já no sábado, segundo e último dia de Congresso, as apresentações se dividirão nas interpretações sobre cefaleia e dor neuropática – perspectiva abrangente.
“A programação incluirá palestras e mesas-redondas que abordarão os avanços recentes na pesquisa, novas terapias e tendências futuras para a Medicina da Dor. Será uma oportunidade única para troca de conhecimento, networking e aprendizado com os maiores nomes da área. Convidamos você a fazer parte deste marco na história da dor e inovação. Sua participação será fundamental para ampliar as discussões e construirmos, juntos, o futuro do tratamento da dor”, reforça a comissão organizadora.
Pré-congresso
Durante o pré-congresso, o tema central abordará “A Arte da Medicina: transformar a dor e o sofrimento”, envolvendo palestras sobre “Teatro e Saúde: O papel da arte na humanização do profissional de saúde”, “Literatura e Saúde: O papel da escrita na humanização do profissional de saúde”, “Humanidades Médicas: a saúde e a doença na história e nas artes” e “A arte de narrar para sobreviver”.
Para ter acesso à programação completa, conferir valores e realizar a inscrição, acesse este link. Não fique de fora!
Fonte: APM, em 06.08.2025