A ABRAIDI promoveu, em 11 de julho, a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Eficiência Operacional e Inovação (EO&I).
O gerente executivo Davi Uemoto conta que a ideia de formar e conceber o Grupo de Trabalho EO&I surgiu durante o painel “Transformação digital: o papel da tecnologia no combate às ineficiências da cadeia de valor em saúde”, realizado no último Fórum ABRAIDI. “Entendeu-se a necessidade de propor soluções para os gargalos operacionais da cadeia de valor em saúde e destacar o papel da tecnologia”, relembra Davi Uemoto.
O encontro do Grupo foi aberto pelo próprio gerente executivo da ABRAIDI, que reforçou a importância de o GT atuar com um norte propositivo. “A transformação digital é essencial e deve compor a agenda do Grupo. No entanto, para que seja eficaz, antes da adoção de soluções tecnológicas é preciso compreender as principais dificuldades no processo de faturamento de OPME. Infelizmente, existem ineficiências de toda ordem, muitas vezes relacionadas à dificuldade de comunicação e à assimetria de informação entre todos os elos”, contextualizou Davi Uemoto.
O Grupo de Trabalho EO&I da ABRAIDI definiu, assim, os objetivos a serem perseguidos:
1. Propor um amplo mapeamento dos gargalos no processamento do faturamento, principalmente no contexto de conexão entre os elos da cadeia de valor em saúde: fornecedores, hospitais e operadoras de planos de saúde;
2. Mapear soluções que enfrentem ou respondam aos problemas por meio da colaboração entre todos os integrantes dos diversos segmentos da saúde;
3. Sugerir um manual de boas práticas para o processamento do faturamento, prevendo cada etapa e seus responsáveis, a fim de trazer transparência ao processo do início ao fim.
Para Davi Uemoto, o mapeamento inicial permitirá maior assertividade no plano de ação, viabilizando a adoção de iniciativas específicas. “A ideia do GT é, além de propor a realização de um projeto-piloto com outros elos da saúde, convidar startups do setor para apresentarem soluções que auxiliem na superação dos desafios identificados”, resumiu o gerente executivo sobre a reunião.
Fonte: Abraidi, em 14.07.2025.