Buscar:

Giro das associadas: Funcef, Capef e Postalis

Imprimir PDF
Voltar

Por Alexandre Sammogini

Funcef melhora em 30% na avaliação da Previc – Na última terça-feira, 7 de fevereiro, Diretores e Conselheiros da fundação discutiram com os técnicos da Previc os principais pontos do relatório de 2022, que analisou os riscos e controles de crédito, mercado, liquidez, atuariais e de governança. A avaliação final melhorou 30% na comparação da supervisão permanente deste ano em relação a 2021, posicionando a Funcef como uma entidade no nível mais alto de governança.

“A governança é vista, muitas vezes, como burocracia ou um entrave. Na verdade, é um conjunto de iniciativas para assegurar a perenidade da Funcef”, afirmou o Diretor-Presidente, Gilson Santana. “O relatório mostra que estamos no caminho certo, já somos vistos de maneira diferente por todo o sistema”, completou.

Capef lança edital de leilão de imóveis – No último dia 26 de janeiro, foi lançado o edital de leilão referente a parte dos imóveis comerciais pertencentes à carteira de investimentos imobiliários do Plano BD administrado pela Capef, buscando adequar-se à Resolução 4.994/2022.

A resolução havia sido editada em 2018 pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Dentre as mudanças, ficou vetado que as EFPC’s adquirissem e mantivessem propriedade direta de imóveis. Para investir em ativos imobiliários, tornou-se necessário fazer isso por meio de Fundos de Investimentos Imobiliários (FII) ou Fundo de Investimento em Cotas de FII (FICFII).

“A comercialização pela modalidade de leilão é uma das estratégias aprovadas pelo Conselho Deliberativo no sentido de atender à nova resolução e ampliar a liquidez do Plano BD”, explica comunicado da fundação.

Postalis dá passo importante para recuperar ativo problemático – Nos últimos anos, o Postalis vem se dedicando à tentativa de recuperação de vários ativos problemáticos adquiridos em gestões passadas, como o FIP ETB, que investe na Americas Trading Group (ATG). Em conjunto com o Serpros, a fundação tomou uma série de medidas, inclusive através de processos litigiosos, buscando a responsabilização dos envolvidos na estruturação do investimento, a profissionalização da gestão do FIP ETB e a recuperação econômico-financeira do ativo.

“A iniciativa do Postalis contribuiu para criar as condições para trazer à mesa o investidor Mubadala Capital, subsidiária de gestão de ativos do fundo soberano de Abu Dhabi, que possui largo histórico de investimentos em infraestrutura e em tecnologia no Brasil, para realizar os investimentos necessários para desenvolver a ATG”, diz comunicado da fundação.

Fonte: Abrapp em Foco, em 13.02.2023.