Buscar:

Fusesc apoia projeto cultural através de Lei Municipal

Imprimir PDF
Voltar

fusesc 28022024

A Fusesc, utilizando o benefício da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis (nº 3.659/91), que permite realizar o patrocínio de projetos culturais por meio da dedução do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) até o limite de 20%, está promovendo o apoio ao Projeto de Implantação do Espaço Museológico do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, localizado na Casa José Boiteux, uma iniciativa cultural que visa preservar e promover o rico patrimônio histórico e cultural de Santa Catarina.

O apoio ao projeto faz parte da estratégia de responsabilidade social da Fusesc para com o desenvolvimento cultural da comunidade em que está presente

Os projetos beneficiados pela Lei são aprovados e acompanhados pela Comissão de Avaliação de Incentivo Cultural – CAIC, da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes – FCFFC, e estão disponíveis no site https://www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes/.

O Apoio da Fusesc

A Fusesc destinou o montante de R$ 149.243,86 (cento e quarenta e nove mil, duzentos e quarenta e três reais e oitenta e seis centavos) montante integralmente abatido do valor total de IPTU a ser recolhido em 2024 ao projeto cultural para a implantação do Espaço Museológico na Casa José Boiteux.

Declaração Diretor Luiz Aurélio de Oliveira:

“A Fusesc acredita que o investimento em cultura é essencial para o desenvolvimento social e humano. Por isso, com base na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, poder apoiar projetos como esse, que promovem a preservação e valorização da história e da identidade cultural de Santa Catarina, torna-se uma ação de valor inestimável para o nosso Estado.”

Declaração Diretor Carlos Eduardo Pitz:

“A Fusesc tem as qualificações ideais para apoiar projetos culturais desta envergadura em prol da História de Santa Catarina: é catarinense, possui investimentos imobiliários na capital e uma equipe técnica competente e zelosa, que faz acontecer. Graças a Lei de Incentivo à Cultura de Florianópolis pudemos direcionar recursos de impostos para zelar pelo acervo histórico da Casa José Boiteux, que abriga a Academia Catarinense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. Estamos felizes em poder contribuir diretamente pelo zelo da memória da nossa gente e da nossa terra.”

O projeto de implantação do Espaço Museológico na Casa José Boiteux

A Casa José Boiteux abriga duas instituições – o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e da Academia Catarinense de Letras – e está localizada na Avenida Hercílio Luz, 523, no Centro de Florianópolis.

As duas instituições agregam peças de mobiliário, documentos, obras de arte, material iconográfico, audiovisual e institucional que formam um acervo histórico inestimável.

À frente da coordenação está a museóloga Professora Doutora Andréa Reis da Silveira (COREM 5ª Região e RM nº 142).

Na primeira etapa do projeto, a Drª Andréa estruturou uma equipe técnica composta por 05 (cinco) estudantes de Museologia da UFSC e uma Secretária que fará a parte administrativa. A equipe do IHGSC também oferece suporte ao projeto.

Recentemente, a Diretoria da Fusesc realizou uma visita ao IHGSC/ACL, oportunidade na qual foi recepcionada pela Drª. Andréa e os Senhores Augusto César Zeferino, Mestre Doutor e Presidente do IHGSC e Luiz Nilton Corrêa, Doutor em Antropologia, Mestre Doutor, Diretor de Arte e Cultura da Fundação Catarinense de Cultura e Vice-diretor do IHGSC. Nessa oportunidade, foi promovida a apresentação do espaço da Casa José Boiteux e o andamento do projeto.

Declaração Doutora Andréa Reis da Silveira:

“A equipe de trabalho está fazendo um minucioso diagnóstico das peças, fotografias e documentos, e já estamos adquirindo os materiais necessários para fazer o acondicionamento e guarda adequada dos acervos. Ao longo do projeto, será produzido um relatório de execução com imagens, matérias e publicações sobre esse processo. Os acervos além de apresentarem a história do IHGSC, uma instituição centenária de natureza científica e cultural, são significativos para a história e memória pública das construções narrativas sobre as identidades e representações regionais e locais. É um projeto interdisciplinar que abrange aspectos da Museologia, da História e da Arquivologia formando um espaço de conhecimento e informação aos interessados.”

Fonte: Fusesc, em 28.02.2024