Fundação é uma das primeiras instituições a implantar a nova versão do SEI, lançada em março pelo MGI
A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) é uma das primeiras instituições a adotar a nova versão do Sistema Eletrônico de Informações (SEI 5.0), lançada pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) em março deste ano. O órgão iniciou a operação da nova versão no dia 11 de maio. Na última semana de abril, técnicos da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) do MGI realizaram uma palestra de capacitação para os servidores da Fundação.
“A Funpresp interage ativamente com cerca de 200 órgãos públicos e essa modernização do SEI contribui substantivamente para ganho de eficiência operacional internamente e na relação com patrocinadores e participantes.” afirmou o diretor de Administração, Cleiton dos Santos Araújo, durante abertura da palestra que reuniu 130 colaboradores.
O Coordenador-Geral de Soluções Negociais em Processo Eletrônico (Seges/MGI), Pedro Moreira, apresentou a novas funcionalidades do sistema. “É um esforço significativo. O que a Funpresp está fazendo é trazer a gestão dos processos administrativos para o que há de mais moderno oferecido pelo governo federal”, destacou Moreira, ao citar que a nova versão traz recursos mais robustos de segurança, como o duplo fator de autenticação, além de diversas melhorias de usabilidade.
A coordenadora de Processos e Governança de TI da Fundação, Riane Torres, reforça que a mudança vai além da atualização técnica: trata-se de uma estratégia para fortalecer a eficiência institucional. “Implantar o SEI 5.0 é um salto de modernização. Ainda não usamos todos os módulos disponíveis, mas já temos um cronograma para explorar as novas soluções e funcionalidades”, explicou.
Para quem utiliza o sei no dia a dia, a nova versão vai trazer mais eficiência, como conta Pedro Carneiro, da Gerência de Recursos, da Funpresp. “Essa nova versão é mais amigável, e o fluxo de processos nos permite deixar pré-definidos os documentos que precisam ser criados ao longo de cada trâmite. Já observei ganhos significativos de produtividade em várias áreas da Fundação. Hoje, cada setor faz de um jeito – em geral, de forma bem manual – e alguém precisa te explicar quais documentos devem estar no processo. Com esse fluxo automatizado, essa etapa é eliminada. O caminho já vem pronto, o que é especialmente útil para quem está começando.”
Sobre o SEI 5.0
A nova versão do Sistema Eletrônico de Informações – SEI 5.0 – apresenta interface mais moderna e atualização significativa dos componentes de infraestrutura, oferecendo mais segurança e melhorias na usabilidade, garantindo mais eficiência e praticidade para a gestão de processos eletrônicos no setor público.
O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido, há mais de 10 anos, ao Governo Federal. Atualmente, o MGI colabora com a evolução do sistema e é responsável por sua distribuição para a APF, estados e municípios, por meio do ProPEN. Confira todas as novidades no portal do PEN.
Fonte: Funpresp, em 13.05.2025.