Funpresp amplia segurança da Sala do Participante com autenticação multifator para aposentados e pensionistas


A partir de 7 de julho, a autenticação multifator (MFA) passa a ser obrigatória também para os assistidos da Fundação. Solução já está em uso pelos participantes ativos desde fevereiro
A Funpresp dá mais um passo no reforço à segurança das informações dos seus usuários. A partir desta segunda-feira, 7 de julho, aposentados e pensionistas também passarão a utilizar a autenticação multifator (MFA) para acessar a Sala do Participante via web. A solução foi implantada em fevereiro para os participantes ativos e agora se estende aos assistidos, seguindo a estratégia da Fundação de proteger os dados e promover um ambiente digital mais confiável.
Com o MFA, para acessar a Sala do Participante via web (http://participante.funpresp.com.br/), além do login com usuário e senha, será necessário inserir um código de verificação gerado no aplicativo da Funpresp, disponível para Android e iOS. A camada extra de proteção impede acessos indevidos e contribui para preservar a privacidade das informações dos participantes e assistidos.
Como vai funcionar?
Para utilizar a nova funcionalidade, será necessário que o assistido tenha a versão 4.1.31 do aplicativo da Funpresp instalada em seu dispositivo. A versão do aplicativo pode ser verificada no canto inferior esquerdo da tela de login. Ao acessar, caso a atualização não ocorra automaticamente, o usuário deverá desinstalar e instalar novamente o aplicativo para garantir que esteja na versão mais recente.
O primeiro passo será acessar o aplicativo e registrar o aparelho como confiável. Uma tela para realizar esse registro aparecerá assim que o login for realizado no aplicativo. Após essa configuração, toda vez que o assistido entrar na Sala do Participante pelo site, o aplicativo mostrará um código de verificação atualizado a cada 30 segundos. O código precisa ser inserido dentro desse prazo para garantir que ainda esteja válido. Após esse período automaticamente será gerado um novo código. A autenticação multifator será solicitada em todos os acessos à Sala do Participante via web. Dessa forma, caso o usuário encerre a sessão e deseje realizar um novo acesso logo em seguida, será necessário gerar e informar o novo código obtido pelo aplicativo.
Clique aqui e confira o Manual de Acesso à Sala do Participante com o Múltiplo Fator de Autenticação
Cada login na Sala pode ser vinculado a apenas um dispositivo, e o mesmo aparelho não pode ser utilizado por diferentes assistidos. Além disso, caso o assistido troque de dispositivo, será necessário entrar em contato com a Central de Atendimento da Funpresp para desvincular o antigo aparelho e registrar o novo como confiável. A Fundação já está desenvolvendo uma solução para que os participantes e assistidos possam realizar essa desvinculação de forma autônoma no futuro.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Funpresp, pelo Fale Conosco: clique aqui para escolher o seu canal preferido para o atendimento.
Mais novidade para o assistido
Além de gerar o código de verificação para permitir o uso da autenticação multifator, os assistidos também terão acesso a três serviços digitais por meio do aplicativo da Fundação, o que, até então, estava disponível apenas aos participantes ativos. São eles: acesso ao contracheque, atualização cadastral e consulta ao demonstrativo do Imposto de Renda. Com essas melhorias, a Fundação amplia o autoatendimento, oferecendo mais comodidade, agilidade e autonomia para os assistidos realizarem serviços essenciais diretamente pelo celular.
Fonte: Funpresp, em 07.07.2025.