Buscar:

Forluz é a 8ª do Brasil e 1ª em Minas entre as Entidades Fechadas de Previdência Complementar

Imprimir PDF
Voltar

A Forluz se torna a oitava maior gestora de recursos previdenciários do Brasil, além de ser a maior do estado de Minas Gerais, e atinge a sua Visão.

Em novembro de 2019 a Fundação aprovou um novo mapa estratégico que buscava aprimorar o foco, a clareza e a orientação para os próximos anos. Dentre os objetivos traçados, a Visão era ser uma das melhores gestoras de recursos do Brasil e estar entre as 8 maiores em patrimônio até 2023. Esta importante marca acaba de ser alcançada. Em dezembro de 2021, o patrimônio da Forluz era de cerca de 19,2 bilhões. Número atualizado em julho de 2022 para 19,9 bilhões.

A confirmação da 8ª posição veio através da lista das Entidades Sistemicamente Importantes (ESI), publicada pela Previc no último dia 15, para o exercício 2023. O enquadramento é realizado através da Instrução Previc nº 4, de 18 de outubro de 2021, com base nas informações consolidadas das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) e tem por finalidade a supervisão prudencial e a proporcionalidade regulatória.

As ESI são Entidades de grande porte que têm a necessidade de fiscalização e acompanhamento próximo e constante. Elas possuem muitos participantes, envolvem altos recursos financeiros e por isso apresentam estruturas e legislações mais rígidas em processos como certificação, auditoria e gestão de riscos. Todas essas medidas são tomadas para preservar a seriedade e a transparência dos processos buscando proteger os participantes destas Entidades.

A Fundação se orgulha por atingir sua Visão, resultado de um trabalho conjunto dos Conselhos, Diretoria Executiva e corpo técnico. Para o presidente da Fundação, Ronalde Xavier, essa conquista reflete o compromisso de todos na busca contínua pela excelência e no cuidado com os nossos participantes. “Revisitar o mapa estratégico e calibrar a visão de futuro às constantes mudanças de cenário são fundamentais para estarmos alinhados às necessidades e anseios dos nossos participantes. Conquistar essa 8ª posição é ratificar nosso compromisso de transparência e ética na gestão dos ativos e no pagamento em dia de todos os benefícios. O fato de sermos uma entidade sistematicamente fiscalizada comprova a nossa importância no cenário brasileiro e principalmente, nossa força em Minas".

Confira as 10 primeiras posições da lista das ESI:

1. Previ - Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil
2 Petros - Fundação Petrobras de Seguridade Socia
3. Funcef - Fundação dos Economiários Federais
4. Vivest - Fundação Cesp
5. Fundação Itaú Unibanco - Previdência Complementar
6. Banesprev - Fundo Banespa de Seguridade Social
7. Valia - Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social
8. Forluz - Fundação Forluminas de Seguridade Social
9. Real Grandeza - Fundação de Previdência e Assistência Social
10. Fapes - Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES

Fonte: Forluz, em 23.08.2022.