Buscar:

Forluz conquista certificação de excelente lugar para trabalhar

Imprimir PDF
Voltar

A Forluz foi reconhecida pela GPTW (Great Place To Work) como um excelente lugar para trabalhar. A certificação foi concedida depois que a Fundação obteve um índice de 83% de favorabilidade do clima interno na pesquisa aplicada pela empresa. Uma conquista expressiva, já que somente 25% das organizações que realizaram este processo em 2020, conseguiram o selo. É o que destaca o presidente, Gilberto Gomes Lacerda. "Escolhemos a GPTW porque é uma instituição de referência, não só no Brasil, mas no mundo. É uma certificação de muita credibilidade, que possui metodologia rigorosa e validada. Era preciso alcançarmos um índice de, pelo menos, 70%, e superamos este número em 13 pontos percentuais".

Uma vitória que não é fruto do acaso, mas sim reflexo de uma série de ações implantadas com foco no cuidado e desenvolvimento de toda a equipe, segundo ele. "Atuamos para a melhoria da comunicação interna, estabelecemos um programa robusto de treinamento para o time, disseminamos a cultura do feedback, entre várias outras ações, ou seja, evoluímos em diversas frentes que se conectam à melhoria do clima. Além disso, a gestão de pessoas é um dos pilares do planejamento estratégico", pontua.

Gilberto ressalta ainda o esforço para manter os empregados seguros e engajados durante a Pandemia de Coronavírus, tendo em vista que a Forluz está funcionando em regime de teletrabalho desde março. "Mesmo distantes, seguimos mais próximos do que nunca. Nosso objetivo é fortalecer o que já temos de positivo e construir soluções para pontos de melhoria. Passamos boa parte do dia no trabalho e entendemos que, para que a Fundação possa ter resultados consistentes e duradouros, as pessoas que fazem o dia a dia dela precisam se sentir motivadas e felizes. Temos muito a ser feito e, com um ambiente de trabalho colaborativo, respeitoso e prazeroso, fica mais simples", avalia.   

O diretor de Seguridade e Gestão, Nelson Benício Marques Araújo, cita alguns dos avanços que foram feitos no último ano e contribuíram para a certificação da Entidade. "Conseguimos transformar o ambiente e, o mais importante, as pessoas sentiram esta mudança. Fizemos um trabalho intenso de formação dos líderes, abrimos espaço para o diálogo individual do RH com a equipe, fizemos reuniões periódicas da Diretoria com toda a empresa, estipulamos uma rotina para o alinhamento de expectativas entre gestores e empregados, trouxemos novos integrantes para o time e retomamos o planejamento estratégico com o envolvimento de todos. Paralelamente, monitoramos a saúde do nosso quadro corporativo ao longo da Pandemia, auxiliando na adaptação ao home office".

Ele afirma que muitos outros projetos estão em andamento e a Forluz buscará ir além. "Tivemos um resultado espetacular e estamos muito animados. A pesquisa da GPTW é extremamente robusta, com perguntas estratégicas. E não queremos parar por aí: vamos buscar o ranqueamento entre as melhores empresas para trabalhar. Ainda estamos analisando quando isso será feito, pois demanda um grande levantamento de dados e documentos, mas está no radar", garante.

Gilberto aproveita para lembrar que, nesta caminhada para fazer da Fundação uma organização cada vez melhor e mais admirada, cada integrante tem papel fundamental. "Um clima favorável não é imposição, não pode ser estabelecido por meio um decreto. É algo que depende essencialmente de todas as pessoas, é um compromisso e desafio de cada um que está na Forluz. Deixo o meu agradecimento a todo a #ForçaLaranja: este certificado só comprova que estamos juntos com um só propósito".

Fonte: Forluz, em 23.11.2020