Buscar:

Forluz - Indefinições no mercado impactam rentabilidade de fevereiro

Imprimir PDF
Voltar

A economia brasileira tem enfrentado oscilações constantes. Os mercados mostravam sinais de recuperação, entretanto, o aumento recorde de casos e mortes diárias têm levado diversas cidades a fecharem seus comércios novamente, impactando a expectativa de crescimento para este ano.

O IPCA medido no relatório do Boletim Focus de 26 de fevereiro de 2021, foi de 3,87%, ante 3,53% de quatro semanas.  Essa pressão inflacionária reforça a expectativa de um possível ajuste na taxa de juros, pelo Banco Central. A expectativa do mercado para a meta da Selic saiu de 3,50% para 4,00% no final de 2021, mas de acordo com o cenário poderá ser precificada para níveis superiores. Com isso, mesmo sem a retomada do crescimento, a autoridade monetária pode se ver obrigada a subir os juros.

Na Renda Fixa, o mês de fevereiro foi marcado pelo aumento da volatilidade e preocupação com os mercados. No Brasil ainda há grande incerteza em relação às medidas fiscais que serão adotadas pelo Governo Federal para combater a Covid-19 e seus efeitos na economia.

No segmento de Renda Variável, o mês passou por extremos, com o índice chegando a subir 4,60% e encerrando em queda de 4,37%. O FIA Forluz apresentou retorno negativo de 2,67%, mas com um ganho de 1,7% em relação ao Ibovespa.

Diante desse cenário, o Plano A fechou o mês de fevereiro com rentabilidade positiva, de 0,32 %.  O consolidado do Plano B foi de 0,42%. Entre os perfis, o Ultraconservador fechou o mês com rentabilidade de 0,69%, o Conservador de 0,49%. Já os perfis Moderado e o Agressivo, por possuírem maior percentual de aplicação no segmento de Renda Variável, tiveram retorno de 0,07% e -0,61%, respectivamente.

O Plano Taesaprev obteve retorno de -0,90%. Nos perfis, os números fecharam da seguinte forma: -0,67% para o Ultraconservador, -0,68% no Conservador, -0,92% para o Moderado e -1,32%, no Agressivo.

O informativo referente à rentabilidade do mês de fevereiro já está disponível para consulta, com a análise aprofundada da equipe de investimentos da Fundação. Acesse os links abaixo e confira.

Clique aqui para conferir o Informativo de Rentabilidade do Plano A

Clique aqui para conferir o Informativo de Rentabilidade do Plano B

Clique aqui para conferir o Informativo de Rentabilidade do Plano Taesaprev

Fonte: Forluz, em 11.03.2021