Buscar:

FenaPrevi realiza encontro com presença da Abrapp e autoridades do governo

Imprimir PDF
Voltar

A FenaPrevi realizou seu 24º Encontro Nacional de 13 a 16 de fevereiro, na Praia do Forte, na Bahia. Foram três dias com diversas apresentações sobre temas fundamentais para os setores de Seguros e Previdência, tendo como plano de fundo a Reforma da Previdência, os novos cenários demográfico, econômico e regulatório. Estiveram presentes lideranças do mercado securitário e previdenciário, representantes do Governo Federal e órgãos internacionais. A Abrapp esteve representada no evento por seu Diretor Presidente, Luís Ricardo Marcondes Martins, que participou do painel "Um novo olhar para um novo modelo de previdência".

Luís Ricardo participou da mesa redonda composta por Pedro Calhman, Subsecretário de Política Microeconômica e Financiamento da Infraestrutura do Ministério da Economia; Paulo Valle, Subsecretário de Previdência Complementar; Rafael Scherre, Diretor da Susep; Carlos Marne Alves, Diretor da Previc; e Jorge Nasser, Presidente da FenaPrevi. "Abordamos o momento atual do segmento, a janela de oportunidades que surge no cenário atual para gerir um novo estoque que deve surgir no futuro próximo. Para isso estamos aprimorando mecanismos de comunicação e formando um conteúdo apropriado ao jovem que pensa diferente", disse o Diretor Presidente da Abrapp.

O painel abordou ainda a agenda em comum entre as entidades abertas e fechadas, que segundo Luís Ricardo, pode ser ainda mais aprofundada e debatida. "Tratamos da terceirização dos riscos de morte e invalidez, que hoje ocorre em parceria com seguradoras, assim como a transferência dos riscos de longevidade, que são produtos utilizados mundialmente e que estão chegando no Brasil. A Previdência Complementar não deve correr riscos desnecessários, por isso, faz sentido que sejam terceirizados", ressaltou o dirigente.

No mesmo painel, foi abordado ainda o momento histórico pelo qual atravessa a Previdência Complementar. "Foi um evento de extrema importância, que levou grandes interlocutores do governo brasileiro, ouvindo e debatendo sobre o momento atual do sistema, as janelas de oportunidade, políticas que precisamos para o incentivo do incremento da poupança de longo prazo, tudo isso em prol de uma agenda comum. Isso mostra a prioridade com a qual a Previdência Complementar vem sendo tratada no âmbito do Poder Executivo", destacou Luís Ricardo.

Programação – O evento abordou ainda painéis que avaliaram o impacto da longevidade para a sociedade, os sistemas de previdência atuais, o papel social dos seguros de pessoas, a visão de órgãos nacionais e internacionais, e a Agenda Brasil, com a participação de autoridades do governo. Entre os temas abordados pelos painéis esteve "Demografia e longevidade: Impactos para a sociedade"; "O papel social dos seguros de pessoas"; "O desafio da regulação no mundo em constante transformação"; "O propósito e o futuro da previdência privada"; e "Previdência Social: uma agenda de pai para filho", sendo este último com a presença do novo Secretário de Previdência, Narlon Gutierre Nogueira.

Fonte: Acontece Abrapp, em 17.02.2020.