Buscar:

FenSeg participa da 12ª Semana Nacional de Educação Financeira

Imprimir PDF
Voltar

A Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), ao lado da CNseg e das demais federações nacionais que a compõem, participou ativamente do primeiro dia da 12ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), no auditório do MEC, em Brasília (DF), nesta segunda-feira, 12. A edição deste ano, que vai até 18 de maio, traz um assunto urgente e necessário: a educação financeira para crianças e jovens. 

“Se você acha a educação cara, experimente a ignorância.” Ney Ferraz Dias, presidente da FenSeg, citou a célebre frase atribuída ao ex-reitor de Harvard, Derek Bok, para destacar o valor do conhecimento. “Ninguém questiona o quanto é importante para o futuro do país a gente evoluir na agenda da educação, especialmente a educação financeira”, afirmou o executivo, na abertura do evento organizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), em parceria com o Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF). 

“Muita gente ainda vê o seguro como desnecessário ou até de “mau agouro”. Mas, assim como a educação, ele não é sobre o que se paga — e sim sobre o que ele garante e a sua resiliência. Um imprevisto, como um acidente, um roubo ou um desastre natural, pode colocar em risco, em poucos minutos, tudo aquilo que levou anos para ser construído. E sem proteção, o prejuízo pode ser irreparável”, analisou o presidente da FenSeg, ao lado do presidente da CNseg, Dyogo Oliveira; do 1º vice-presidente da FenaPrevi, Bernardo Ferreira Castello, do vice-presidente da FenaCap, Douglas Duran; e do diretor da Susep, Airton de Almeida Filho.

A FenSeg também participou do painel 2, intitulado “Facilitação do acesso ao seguro para grupos em situação de vulnerabilidade”. Com mediação da superintendente de comunicação e marketing da CNseg, a jornalista Carla Simões, o vice-presidente da Comissão de Seguros Gerais Afinidades, Emerson Del Re, destacou o investimento representado por seguros como o de celular, residencial e empresarial, além da importância do seguro de veículo para quem tem no carro ou na moto o sustento financeiro.

“O grande desafio (do seguro residencial e empresarial, para quem empreende em sua própria casa) é fazer com que as pessoas compreendam o real custo-benefício desses produtos, que não são apenas uma forma de proteger bens materiais, mas também uma maneira de garantir a continuidade financeira de pequenos negócios e a segurança das famílias que dependem deles”, resumiu Del Re, que compôs a mesa ao lado da diretora da Susep, Julia Lins; do diretor executivo da FenaCap, Natanel Castro; e da diretora de produtos de risco da Fenaprevi, Ana Flávia Ribeiro Ferraz.

A programação do evento englobou, ainda, debates sobre a relevância da educação financeira para o público infantojuvenil e a apresentação de projetos educativos desenvolvidos pelos membros do Fórum.

Fonte: FenSeg, em 13.05.2025