Banco do Brasil informou que a distribuição do superávit do Plano Multifuturo I está aprovada. A primeira parcela será processada na folha de novembro
A FUSESC recebeu hoje (01/09) a confirmação de que a distribuição do Superávit do Plano Multifuturo I pode ser iniciada. A distribuição dependia da autorização da patrocinadora Banco do Brasil e do órgão responsável pela coordenação, supervisão e controle das estatais federais.
O Superávit se refere ao valor excedente ao necessário para garantir o pagamento dos benefícios vitalícios. Quando este excedente supera o limite legal por três exercícios consecutivos a Entidade deve promover a destinação destas reservas especiais nos termos da Resolução CNPC nº 30/2018.
Após o acúmulo de reservas especiais nos exercícios de 2020, 2021 e 2022, em dezembro de 2023 os valores foram separados em um fundo previdencial destinado a reduzir contribuições de participantes e patrocinadoras e aumentar os benefícios dos aposentados e pensionistas com renda vitalícia.
O estudo técnico atuarial aprovado pela FUSESC e pelo Banco do Brasil em 2024 apurou que o valor do fundo previdencial de destinação possui recursos suficientes para cobrir, por aproximadamente 36 meses, 80% das contribuições dos participantes e da patrocinadora, além de incrementar em 20% o valor do benefício mensal dos aposentados e pensionistas que não possuem saldo de contas, ou seja, aqueles que recebem renda vitalícia.
“Essa é uma excelente notícia para quem está habilitado a receber o superávit. Aqueles aposentados e pensionistas que recebem renda vitalícia atualizada pela inflação terão uma renda extra por 36 meses. E para quem é funcionário da ativa, essa é uma oportunidade imperdível para fortalecer suas reservas previdenciárias. Estamos preparando uma grande campanha com simuladores e recomendações personalizadas para que as pessoas revisem seus percentuais de contribuição e utilizem o superávit de maneira estratégica. Esta campanha irá ao ar ainda em setembro”, disse Luiz Aurélio de Oliveira, Diretor Superintendente da Fusesc.
A primeira parcela de distribuição do superávit será processada na folha do mês de novembro. Durante o mês de setembro será lançado o material explicativo sobre a distribuição do Superávit do Plano Multifuturo I. Acompanhe os canais oficiais da FUSESC e fique por dentro.
Fonte: Fusesc, em 01.09.2025