Empregados da Fundação são voluntários em iniciativa de educação previdenciária para crianças e jovens
Empregados voluntários da FUNCEF visitam 11 escolas de Brasília e levam o projeto Poupadores do Futuro para adolescentes e jovens. A iniciativa faz parte da Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF) 2025, promovida pelo Ministério da Previdência Social (MPS) em parceria com a Abrapp, que começou nesta segunda-feira (12/5) e vai até domingo (18/5).
A Fundação é uma das entidades parceiras no projeto e participa com a realização de oficinas de educação financeira e previdenciária, apresentando para alunos de escolas e faculdades que é possível ter organização financeira e poupar para a aposentadoria.
Situadas em Brasília, o Centro de Ensino Fundamental 05 do Gama e o Centro de Ensino Fundamental do Bosque, em São Sebastião, foram as primeiras escolas a receberem a ação que contempla bate-papo, de forma leve e com linguagem adequada à idade dos alunos. A grande inovação está por conta do jogo Caminho para um Futuro Seguro, pensado e desenvolvido para esta ação.
Para o presidente Ricardo Pontes, é fundamental a participação da FUNCEF nesta ação que une diversos setores da sociedade e vários fundos de pensão que se juntam ao MPS para disseminar a cultura previdenciária para crianças e jovens.
“Colaborar na construção de cidadãos financeiramente conscientes e preparados é um esforço coletivo que deve começar desde cedo. Para a FUNCEF, participar dessa iniciativa é uma chance de contribuir na educação financeira e previdenciária de muitas crianças e jovens do país”, ressaltou.
Usando exemplos, perguntas sobre a realidade dos alunos e linguagem simples, os palestrantes voluntários explicam como a educação previdenciária é um compromisso coletivo que envolve escola, família, governo e sociedade, além de apresentar perfis profissionais e suas relações com a contribuição previdenciária.
Para Ricardo Alexandre dos Santos, professor de Matemática no CEF 05 do Gama, a iniciativa engajou os alunos com o tema e provocou reflexões iniciais sobre previdência e finanças.
“Muitos entenderam do assunto, pois os palestrantes abordaram de uma forma didática e no fim foi muito produtivo. Assim que começamos a educar essa parte financeira dos alunos que é um tema transversal”, refletiu.
Jogando e aprendendo sobre previdência
Para mostrar o impacto da educação financeira de forma leve e lúdica, a FUNCEF criou um jogo de tabuleiro conectando teoria e prática para despertar o interesse dos jovens pela previdência.
O jogo Caminho para um Futuro Seguro é composto por casas numeradas de 18 (início) a 70 (chegada) anos, representando a jornada profissional – do início da vida laboral até a aposentadoria.
De acordo com o gerente de Benefícios da FUNCEF, Edevaldo Fernandes, essa é uma forma clara e divertida para demonstrar aos alunos que é possível organizar suas finanças, além da importância de poupar para a aposentadoria.
“O Poupadores do Futuro é uma oportunidade inovadora e criativa para disseminar informação positiva sobre previdência e plantar a semente para crianças e jovens de que é possível construir um futuro mais seguro e consciente. É objetivo da FUNCEF praticar e professar a educação financeira”, reforça Edevaldo.
Semana ENEF 2025
A Semana ENEF, promovida anualmente pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), está na sua 12ª edição e se tornou referência quando o assunto é difusão de conhecimentos sobre finanças, seguros, previdência e tributos, com foco na formação de cidadãos mais preparados para os desafios econômicos do futuro.
Um dos carros-chefe da iniciativa do MPS é projeto é o Poupadores do Futuro, uma realização dos apoiadores Abrapp e UniAbrapp, que tem o objetivo de disseminar conhecimento sobre hábitos financeiros saudáveis para crianças e jovens em escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
Com a participação de instituições públicas e privadas, de vários estados do país, a iniciativa representa um esforço coletivo em prol da educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal para ajudar a construir desde cedo uma base sólida para a tomada de decisões financeiras por parte de todos os brasileiros.
Fonte: Funcef, em 13.05.2025.