Buscar:

FUNCEF formaliza associação à Amec

Imprimir PDF
Voltar

Entidade promove boas práticas de governança nas empresas em que investidores institucionais atuam como acionistas minoritários

A FUNCEF deu mais um passo para reforçar a governança nos investimentos. A Fundação é a nova associada da Amec (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), juntando-se a outros 60 investidores institucionais, locais e estrangeiros, responsáveis por gerir perto de R$ 700 bilhões em recursos de terceiros no mercado brasileiro de ações.

A Amec defende o direito dos acionistas minoritários (que não possuem fatia suficiente da empresa para tornarem-se controladores), um papel tipicamente desempenhado pelos fundos de pensão e gestoras independentes e de grandes bancos, promovendo boas práticas de governança corporativa nas empresas investidas.

A relação da FUNCEF com a Amec começou em 2017, quando a Fundação tornou-se o primeiro fundo de pensão do país a adotar o Código Amec de Princípios e Deveres dos Investidores Institucionais – Stewardship.

Esse código reúne um conjunto de princípios e recomendações de governança para investidores institucionais com o objetivo de acompanhar ativamente a gestão das empresas investidas.

“Desde 2017, realizamos um trabalho de internalização dos princípios do Código de Stewardship e de desenvolvimento da cultura de investimento com os princípios ESG (ambiental, social e de governança), para aprimorar nossa atuação no mercado de capitais”, disse o diretor de Administração da FUNCEF, Augusto Miranda.

Segundo ele, a formalização na Amec permitirá aprofundar o intercâmbio com outros investidores institucionais, especialmente outros fundos de pensão, na busca do aperfeiçoamento da governança, da responsabilidade socioambiental e na defesa dos investidores minoritários.

“A Amec é muito conceituada por sua atuação em relação a estes princípios. Esperamos que nossa filiação permita à FUNCEF contribuir para os aspectos de mudança regulatória e legal”, concluiu o diretor de Administração.

Fonte: FUNCEF, em 03.08.2021.